Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Água Alcalina: Benefícios ou Propaganda?

22.10.19, Triptofano!

Quais os benefícios da água alcalina? Beber água alcalina é melhor para a saúde ou é apenas propaganda? O Farmacêutico responde!|

 

Da última vez que comprei uma garrafa de água, estava eu no Algarve completamente a destilar e a pensar que ia ter um fanico ali no meio da rua, escolhi uma água alcalina.

Confesso-vos que foi das decisões menos informadas que tomei, porque a minha escolha deveu-se apenas à lembrança que tinha de ouvir pessoas dizer que a água alcalina é a melhor coisa que há para a saúde! E se as pessoas dizem deve ser verdade certo?

Errado!

Água Alcalina: Benefícios ou Propaganda?

Beber água alcalina faz bem porque estamos a beber água, o que para muita boa gente já é uma grande vitória, mas a não ser que pessoalmente adoremos o gosto desta água, não vale a pena estar a gastar dinheiro nela, porque não tem nenhum benefício extra para a saúde que não seja a hidratação.

Mas comecemos pelo princípio!

Uma água alcalina é uma água cujo pH é superior a 7. A escala de pH vai do 0 ao 14, sendo que tudo o que esteja abaixo de 7 é ácido, o que estiver acima é alcalino, e se for exactamente 7 é um produto neutro.

A água dita normal, tem um pH muito próximo do neutro.

Como é que começou todo este delírio pelas águas alcalinas? 

Supostamente o nosso sangue anda com um pH mais ácido do que devia andar, e isso leva a tudo e mais alguma coisa, desde cancro, a osteoporose, passando por aquela borbulha horrível no meio da testa que resolveu aparecer logo no dia em que tínhamos marcado encontro com o nosso match do Tinder.

Se o nosso sangue está mais ácido então qual é a solução mais eficaz? Começar a comer melhor? Fazer mais exercício físico? Descansar em condições?

Nada disso! Beber litros e litros de água alcalina, que é para equilibrar a coisa.

Os defensores da água alcalina defendem que ela vai conseguir a proeza de alcalinizar o sangue ao mesmo tempo que combate os radicais livres - só que não!

Infelizmente, e procurem onde quiserem para verem que eu não vos minto, quando ingerimos água alcalina o nosso belo estômago neutraliza-a antes de ser absorvida pelo sangue, por isso a teoria de que vai conseguir mudar o pH do nosso sangue vai completamente por água abaixo.

Se mesmo assim não acreditarem em mim e acharem que todo este blog está envolvido numa maquiavélica teoria da conspiração, façam-me um favor e comprem água mineral alcalina, que esteja recheada de potássio, cálcio e magnésio, e não daquelas águas que sofrem processos estrambólicos para ficarem com um pH mais alto, que nutricionalmente são muito mais pobres.

Para terminar duas pequenas notas:

  • Se tiverem algum problema renal afastem-se das águas alcalinas ou primeiro consultem o vosso médico - digo isto pela vossa segurança.
  • Como neste mundo nem tudo é branco nem preto, existem algumas evidências que a água alcalina pode ajudar as pessoas que sofrem de refluxo, mas mais estudos necessitam de ser feitos até ao dia em que possam ir à farmácia aviar uma garrafinha de água com pH acima de 7!

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2