Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Um Pequeno-Almoço no Allways

Ou uma das melhores panquecas de Lisboa

11.09.19, Triptofano!

Allways em 10 segundos: Encontre um espaço de relaxamento em pleno Marquês de Pombal, prove o smoothie de açaí e banana, delire de forma incontrolada com a panqueca de aveia com nutella caseira, mas confie em mim e fuja da tosta Avocado Benedict!

Allways to eat healthy

É raro o dia em que não tome o pequeno-almoço em casa. Há dias em que o faço tranquilamente, sentado a olhar para o anteontem, mas a maior parte das vezes limito-me a enfiar rapidamente algo pela garganta abaixo porque consigo estar sempre em cima da hora para ir apanhar o comboio que me levará ao trabalho.

Há uns dias atrás decidi ir quebrar a rotina e tomar calmamente, sem o perigo de me engasgar com um pedaço de tosta e ir parar às urgências, o pequeno almoço no Allways, um restaurante cheio de opções saudáveis de produção caseira, situado mesmo no coração do Marquês de Pombal.

Allways to eat healthy

Quando entrei no Allways com o Cara-Metade fui invadido por um misto de sensações.

Primeiro senti uma tranquilidade gigantesca, uma verdadeira pausa mental do cimento da cidade que nos envolve opressivamente, graças à amplitude da decoração e dos muito mini-pulmões verdes que habitam o espaço.

Depois, estranhamente, acabei por sentir uma espécie de peso solitário nos meus ombros, sensação que percebi advir do facto do restaurante estar praticamente vazio e não haver música que preenchesse os espaços moleculares vazios do ambiente! (em breve este detalhe estará resolvido porque só falta receber a licença para começar a haver música)

Allways to eat healthy

Allways to eat healthy

Mas o que verdadeiramente me tinha trazido ao Allways era a comida.

Eu e o Cara-Metade decidimos atacar cada um uma tosta aberta e uma panqueca, para ficarmos cheios de energia para o resto do dia.

As panquecas têm a particularidade de serem de aveia, o que as torna ligeiramente mais massudas mas nem por sombras menos fáceis de comer. 

Eu pedi uma de iogurte,  granola caseira, morangos e mel, que estava simplesmente fantástica.

Com os morangos e o iogurte a dar um toque de frescura polvilhada pela textura da granola e com a opulência do mel a pedir que esfregássemos lá o nosso dedo (coisa que obviamente eu fiz) esta panqueca é um conforto para o estômago e para a alma.

Allways to eat healthy

Agora a panqueca do Cara-Metade, feita com nutella caseira (creme de avelâ e cacau), banana e amêndoas picadas, está na lista para melhor panqueca de Lisboa.

É simplesmente um orgasmo na boca a cada dentada. É todo um eriçar de pêlos, mesmo que tenhamos feito depilação definitiva a laser, quando engolimos um pedaço de tal maravilhosa panqueca. É uma batalha de auto-controlo para não pegarmos na porcaria daquela nutella e nos esfregarmos com ela, rebolando sensualmente pelo chão ao som de uma música da Ariana Grande. (música que teria de ser posta a tocar no vosso telemóvel porque ainda não há música ambiente..)

A puta da panqueca é boa minha gente, podem acreditar em mim!

Allways to eat healthy

No que toca às tostas abertas eu atirei-me à de queijo ricota, salmão fumado, cebolinho fresco e lima, que estava bastante boa e fresquinha, sendo que colocar finas rodelas de lima foi uma opção inteligente, porque trouxe uma acidez inesperadamente agradável a cada dentada.

Allways to eat healthy

Agora a tosta Avocado Benedict foi um tiro no pé. E na mão. E ali na vesícula quase a atingir o rim!

Feita com guacamole, 2 ovos escalfados, espinafres, rebentos bio e molho benedict (ou melhor, molho holandês), esta tosta tinha tudo para dar certo, mas deu tudo errado.

Allways to eat healthy

Primeiro que tudo os ovos escalfados não estavam escalfados. Algo no processo de deixar os ovos no ponto correu mal, porque a gema quando se cortava estava cozida em vez de escorrer abundantemente pelo prato.

Depois, o sabor da tosta era toda muito flat, tipo 200 kms de auto-estrada sem se ver vivalma! Tanto eu como o Cara-Metade adoramos um bom molho holandês, porque ele adiciona gordura e acidez e volume e vida a um prato. Mas aquele molho que nos apresentaram era algo de outra nacionalidade sem dúvida alguma.

Por fim, quando partilhámos a nossa tristeza acerca do molho com a responsável ela disse-nos que achava aquela tosta não tinha levado esse molho! *momento de escândalo intergaláctico*

Quando perguntou ao colaborador responsável pela elaboração do prato se tinha posto o molho a resposta dele foi um super assertivo Não!

Podia ter sido um não fofinho e de desculpa, mas quase que ouvi um chicote a estalar nos meus ouvidos, como se tivesse subitamente aparecido a Britney Spears a ordenar-me You better eat that tosta bitch!

Soube naquele instante que tinha havido algum problema com a confecção do molho, mas honestamente tive demasiado medo para sequer tentar saber mais detalhes.

Allways to eat healthy

Relativamente às bebidas que acompanharam a refeição, o cappucino descafeinado estava saboroso, mas as verdadeiras estrelas foram o sumo fresquinho do dia, feito de abacaxi e framboesa, e o smoothie de açaí e banana que estava uma autêntica perdição!

Allways to eat healthy

Allways to eat healthyAllways to eat healthy

O Allways tem imenso potencial e certamente um futuro sorridente pela frente, mas há alguns detalhes que ainda tem que melhorar, como por exemplo o tempo que demora a servir um pedido.

É verdade que as coisas feitas ao momento demoram sempre um bocadinho mais, mas o tempo que estive à espera foi excessivo, devido a não haver uma mise en place eficiente, ou seja, às coisas não estarem organizadas de forma optimizada para o processo culinário fluir a todo o gás. Se tivesse uma janela temporal mais reduzida para tomar o pequeno-almoço ir ao Allways talvez não fosse de todo possível!

Allways to eat healthy
Se estiverem com tempo durante a semana e quiserem ir tomar um pequeno-almoço saudável descontraidamente, o Allways é um opção que devem ter em conta! Agora já sabem, se pedirem o molho holandês assegurem-se que ele é servido ok?

Allways to eat healthy

 

Allways - Marquês Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post