Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Too Good To Go

A aplicação que promete combater o desperdício alimentar

30.10.19, Triptofano!

Sejamos honestos, se toda a gente fosse como eu, um autêntico aspirador de comida, o desperdício alimentar não seria um problema. Claro que depois teríamos de lidar com a epidemia do excesso de peso e os perímetros abdominais muito acima dos valores recomendados, mas pronto, não existe um mundo perfeito certo?

Como nem todos enfardam comida como se não houvesse amanhã, o desperdício alimentar a nível de restaurantes/cafés é uma realidade, e numa altura em que cada vez temos mais consciência da importância de utilizar correctamente os recursos do planeta todos os projectos para combater esse desperdício são bem-vindos.

A Too Good To Go é uma aplicação que promete combater o desperdício alimentar, e a forma como funciona não poderia ser mais simples.

Too Good To Go

Os restaurantes que aderem ao projecto colocam à venda na app, a um preço mais reduzido, uma Magic Box, ou seja, uma caixa cujo conteúdo só será desvendado quando for levantada, porque basicamente vai ter os alimentos (sempre de qualidade obviamente) que não foram vendidos naquele dia.

As Magic Boxes tem de ser levantadas pela pessoa e os restaurantes incentivam que a pessoa leve a sua própria caixa transportadora (em alguns é mesmo obrigatório levá-la) de forma a reduzir a pegada ambiental.

Depois é só enfardar como se não houvesse amanhã - a minha parte preferida obviamente!

Ontem experimentei a Too Good To Go e fui levantar a minha Magic Box ao Supremacia, um restaurante de sushi em Benfica.

Na aplicação o restaurante informa que é obrigatório levar caixa transportadora, por isso lá fui eu, rua fora, com o meu tupperware na mão!

Podem achar que é parvo, mas a certa altura do percurso senti-me ligeiramente envergonhado por ir buscar uma refeição mais barata com o meu tupperware - e se no restaurante olhassem para mim como se eu fosse um pobre faminto?

Obviamente que isto são ideias estupidamente elitistas da minha cabeça, porque no restaurante ninguém olhou-me de lado e foram extremamente simpáticos a atender o meu pedido. 

Explicaram-me que a Magic Box consiste entre 10 a 12 peças de sushi (conforme o desperdício que existir naquele dia) e que os pauzinhos e molhos não estão incluídos!

Quando cheguei a casa já passava das onze da noite, porque a hora de recolha coincide com a hora de fecho do restaurante, mas mesmo assim ainda tive neurónios para pensar em algumas coisas sobre a Too Good To Go.

Obviamente que a ideia é fantástica, colocar ao alcance do consumidor comida de qualidade a um preço mais barato para combater o desperdício alimentar, mas será realmente eficaz?

Não sei como é que será a oferta dos outros restaurantes, mas apesar do preço ter sido justo para o número de peças de sushi comparativamente com o preço que o restaurante pratica, dez peças de sushi não são nem de perto nem de longe suficientes para uma refeição!

Pelo menos uma refeição para mim!

A minha Magic Box do Too Good To Go

É uma óptima forma de conhecer a oferta do restaurante e avaliar a qualidade dos produtos por um preço mais reduzido, mas usar a app para jantar ou almoçar na minha opinião deixará qualquer pessoa com o estômago insatisfeito!

Por outro lado, os restaurantes colocam à venda as Magic Boxes antes de fecharem, o que significa que já estão à espera de ter desperdício!

Ora se já sabem que vão ter desperdício porque é que não optimizam as coisas de forma a não o ter?

E se por acaso naquele dia não houver nenhuma comida de sobra? Não há Magic Box (mesmo sabendo que ela é paga de forma adiantada?) ou vai-se fazer mais um bocadinho de comida para poder dar resposta a um suposto pedido de combate ao desperdício alimentar?

Só o tempo dirá como é que a Too Good To Go vai evoluir e se irá realmente fazer a diferença no que toca ao combate do desperdício alimentar!

Eu vou dar o benefício da dúvida e experimentar mais uma ou duas vezes a aplicação em restaurantes que não sejam de sushi, para perceber o que é que me calha na rifa, ou melhor, no tupperware!

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    03.11.19

    Tens toda a razão no que dizes Sarin, uma pessoa por vezes pensa demasiado no que os outros poderão pensar quando devia pensar mais que a opinião dos outros muitas vezes não interessa para nada!
    Nos restaurantes como tudo sempre até ao fim, é verdade que muitas vezes acho que vou ter um colapso , mas se paguei raios parte se não vou rentabilizar os meus maravilhosos euros

    Eheh, nem sempre pode haver um Trip em cima do fecho não é? Agora a questão é que o restaurante não começa a despachar os excedentes às 21h, eu quando comprei a minha Magic Box (é verdade que existe um número limitado para comprar que o restaurante coloca à disposição) ainda nem deviam ser 17h, por isso mesmo antes do serviço começar já estavam à venda os excedentes, o que me fez pensar se mais do que despachar excedentes não estamos apenas a atrair clientes com valores mais simpáticos!
  • Imagem de perfil

    Sarin

    03.11.19

    Talvez fossem excedentes do almoço? Os restaurantes sérios distinguem os excedentes do almoço das preparações do jantar, ainda mais tratando-se de alimentos seccionados preparados crus ou quase - devem, aliás, indicar hora de preparação...

    Haverá muito a afinar no serviço, é recente e ainda deve haver muita dúvida :) Mas é uma boa ideia - as doações aos serviços de apoio a carenciados implicam logística de recolha e nem sempre a justificam, e a oferta aos clientes faz com que os menos honestos comecem a comprar apenas a essa hora.
  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    03.11.19

    Não eram excedentes do almoço porque eu comprei a Magic Box pela aplicação às 17h mas só podia levantá-la a partir das 22h, porque antes dessa hora ainda estariam a servir refeições! Além de que é possível comprar Magic Boxs para o período de depois do almoço e para o período de depois do jantar, por isso não faria sentido que as sobras transitassem de um período para o outro!

    "as doações aos serviços de apoio a carenciados implicam logística de recolha e nem sempre a justificam," - sim, é completamente verdade, e aqui os restaurantes que poderiam querer doar mas não o podem fazer tem uma forma de combater o desperdício e ganhar algum dinheiro!

    "a oferta aos clientes faz com que os menos honestos comecem a comprar apenas a essa hora." - sinceramente esta parte do teu comentário é que não percebi, os menos honestos começam a comprar apenas a essa hora? Podes explicar melhor sff?
  • Imagem de perfil

    Sarin

    03.11.19

    Uma pastelaria desistiu de oferecer as sobras: mais de metade do stock que vendia durante o dia passou a ser "vendido" depois das 21h, "hora das sobras" e acabaram por perder dinheiro com o gesto simpático. Acabaram com as doações e o pessoal voltou a comprar ao longo do dia.
  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    03.11.19

    Ah fiquei a perceber! O bom desta plataforma é que o número de Magic Boxes que se pode comprar é limitado! Ou seja, se o restaurante colocar três Magic Boxes à venda apenas três pessoas é que vão poder usufruir delas - assim impede que toda a gente comece a comprar na hora das sobras!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.