Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Tolerância Religiosa no Natal

24.12.18, Triptofano!

Nesta última sexta-feira a Comunidade Hindu de Portugal abriu as portas do Templo Radha Krishna, no Lumiar, para uma visita guiada com direito a mostras de dança e gastronomia típica. ( e eu pude deliciar-me com o Jalebi, uma massa de farinha de trigo frita embebida em xarope de açúcar!)

 

Inaugurado em 1998 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, o Templo Radha Krishna veio colmatar a necessidade de um lugar de culto apropriado para a comunidade hindu portuguesa, comunidade esta que se começou a desenvolver em Portugal a partir de 1975, após a descolonização dos antigos territórios do país, sendo a maioria oriunda de Moçambique.

 

A visita foi interessante, com uma explicação detalhada das principais divindades que figuram no complexo, a sua história e a simbologia dos objectos que apresentam nas suas representações.

 

Mas mais importante que a lição de história da religião que todos os presentes receberam, a abertura do Templo nesta altura do Natal foi importante para promover a tolerância religiosa numa cidade onde tanta gente anda assustada por cada vez mais se encontrarem indivíduos não Católicos.

 

Este tipo de iniciativa mostra que os outros apenas por acreditarem em coisas diferentes não são menos pessoas que nós. Continuam a ter uma cabeça, dois braços e duas pernas, e para desapontamento de alguns não são nenhum híbrido espacial com tentáculos a sair das costas.

 

Senti que alguns dos presentes ficaram incomodados quando no início da apresentação a oradora disse que o hinduísmo a ensinou que todos as pessoas do mundo são a família dela, porque este sentimento de pertença global tem vindo a desaparecer cada vez mais, com os indivíduos cada vez mais isolados e centrados neles próprios.

 

Mas a verdade é que estamos todos ligados uns aos outros, e o nosso objectivo enquanto seres humanos deveria ser o de viver em harmonia, nunca esquecendo que o que hoje é nosso ontem não foi e amanhã não será, por isso não vale a pena guerrear por coisas físicas caducas.

 

Nesta época do Natal, onde as pessoas estão mais permeáveis aos bons sentimentos (depois ali na primeira semana de Janeiro volta tudo à normal cara e coração fechados), é inteligente da parte da Comunidade Hindu mostrar que apesar de serem uma minoria religiosa pertencem a uma maioria chamada Ser Humano!

 

Templo Radha Krishna

Interior do Templo Radha Krishna

Jalebi