Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Socorro! O que é o teste do pezinho?

21.11.20, Triptofano!

Há uns dias atrás uma grávida perguntou-me o que era o teste do pezinho e se eu achava que era importante submeter a criança ao procedimento ou se era apenas um excesso de zelo.

O testo do pezinho ou de diagnóstico precoce consiste numa picada mínima no calcanhar do bebé,  entre o 3º e o 6º dia de vida do mesmo, sendo que a partir dessa picada faz-se uma data de testes que permitem identificar doenças, quase sempre genéticas, e que podem ter tratamento precoce.

O testo do pezinho não é obrigatório e dependerá da vontade dos pais, mas, dado que para todas as doenças estudadas existe tratamento, as vantagens de submeter o bebé à picada são claras.

Ao fazer-se o teste, muitas doenças têm sido rastreadas, o que faz com que as crianças sejam tratadas logo nas primeiras semanas de vida, evitando-se graves problemas de saúde, que vão impactar na qualidade de vida da criança e do núcleo familiar.

A colheita de sangue é feita nas maternidades, hospitais e centros de saúde. Os pais devem levar o bebé a um desses locais para fazer a colheita de sangue, sendo que a análise do mesmo é suportada pelo Sistema Nacional de Saúde, não tendo nenhum encargo financeiro para a família.

Por isso não há dúvidas dúvida relativamente à minha posição acerca deste teste.

Teste do Pezinho

Informação adaptada do Guia Prático de Intervenção Farmacêutica ANF 2019

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.