Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Socorro! Estou a ficar careca! - A Alopécia Androgenética Feminina

07.06.19, Triptofano!

Há duas grandes lutas que eu tenho nesta vida enquanto farmacêutico. A primeira é compreender se uma pessoa tem a pele seca ou a pele desidratada.

A segunda é sempre que alguém vem ter comigo em pânico a dizer que está a ficar careca, perceber se está a perder cabelo ou se está com menos cabelo, porque são coisas completamente diferentes que necessitam de tratamentos também completamente diferentes.

Uma coisa é quando estão a pentear-se e ficam com imensos cabelos na escova (apesar de ser normal uma perda diária de por volta de 100 cabelos), algo que é habitual acontecer nas mudanças da estação, depois de uma gravidez ou no caso de um período de grande stress ou doença.

Aí existem cinquenta e cinco mil suplementos que se podem tomar de forma a travar a queda e a fortalecer o cabelo.

Agora se não notam que o cabelo está a cair mas sim que começam a ficar com zonas despovoadas de fios capilares, com muito pouca densidade, a ver-se em certas zonas o vosso couro cabeludo, então estamos perante uma alopécia androgenética feminina, uma queda de cabelo determinada geneticamente, que incide sobretudo na parte de cima do couro cabeludo, poupando mais as áreas de trás e de lado (isto deve-se a diferentes receptores hormonais nos cabelos dessas áreas).

E neste caso os tradicionais suplementos para travar a queda e fortalecer o cabelo não vão resolver-vos o problema!

Socorro! Estou a ficar careca! - A Alopécia Androgenética Feminina

Antes de avançar com o meu conselho sobre que produtos usar nestes casos quero que saibam que sou um fervoroso defensor de que devem sempre consultar um dermatologista nestas situações.

Porque certas alopécias androgenéticas só conseguem ser travadas através da utilização de medicamentos sujeitos a receita médica que vão bloquear a acção da hormona masculina testosterona no folículo piloso.

E porque certas perdas de cabelo podem dever-se a doenças auto-imunes, a fungos ou mesmo a tiques como estar sempre a enrolar o cabelo.

Agora o que é que eu aconselho na alopécia androgenética feminina?

Minoxidil 5%

Minha gente, não há sequer dúvidas de que o minoxidil é o melhor produto para o tratamento da alopécia androgenética feminina!

Se puderem apenas comprar uma coisa então esta é a que devem adquirir.

O minoxidil é uma substância vasodilatadora que estava a ser estudada para o tratamento da hipertensão arterial quando descobriram, milagres dos milagres, que tinha a capacidade de fazer voltar a crescer o cabelo.

Agora calma, o minoxidil não consegue ressuscitar folículos pilosos que já tinham ido para o céu, mas se eles estiverem adormecidos ele consegue fazer com que voltem a entrar na fase de crescimento, mantendo-a durante mais tempo, tudo devido ao aumento do fluxo sanguíneo à volta do folículo. 

Outra vantagem do minoxidil é a reversão da miniaturização do folículo.

A miniaturização é basicamente quando aquele vosso cabelo espesso começa cada vez a ficar mais fino, mais fino, mais fino até que simplesmente vocês já não sabem que ele está lá.

Desvantagens do Minoxidil

Só vão começar a ver efeitos após quatro meses, por isso vão ter de ter muita paciência a aplicar religiosamente de manhã e à noite.

Podem ter algum pequeno efeito secundário como irritação no couro cabeludo ou até mesmo alguma caspa.

E o pior de tudo é que é um tratamento para a vida toda - a partir do momento em que deixarem de fazer vai voltar tudo ao mesmo.

Há N marcas de minoxidil no mercado, o que eu vos aconselho é que comprem uma de spray, que é muito mais fácil de aplicar que as de gotas, que uma pessoa tem de estar a contar até 20 e ninguém tem tempo para isso.

A marca que eu tenho melhor feedback em termos de menos efeitos secundários e tudo o mais é o Tricovivax (comprem a embalagem tripla que fica muito mais barata), mas se quiserem experimentar o produto e não investir muito dinheiro então apostem na embalagem individual de minoxidil da Biorga, que tem um preço muito simpático.

 

Socorro! Estou a ficar careca! - A Alopécia Androgenética Feminina

Socorro! Estou a ficar careca! - A Alopécia Androgenética Feminina

Cistina e Arginina

Há milhares de suplementos para o cabelo no mercado, mas no caso da alopécia androgenética feminina o importante é procurar aqueles que estejam carregadinhos de cistina e arginina.

A cistina, essa coisa linda dos céus, vai aumentar o diâmetro do cabelo, lutando assim contra a miniaturização, enquanto que a arginina vai ter uma acção vasodilatora.

O produto que eu melhor conheço é o Cystiphane (também da Biorga), que tem a arginina, a cistina numa dose bastante elevada de 2000 mg, além de vitamina B6 e zinco.

Uma caixa tem 120 comprimidos, mas é apenas para um mês, porque a dose recomendada é de quatro comprimidos por dia, de forma a conseguir-se a elevada concentração de arginina.

Aconselho fazerem três meses de tratamento, pararem três, fazerem outros três e por aí diante!

Socorro! Estou a ficar careca! - A Alopécia Androgenética Feminina

 

Champô Densificante

O champô densificante é para mim uma forma da pessoa automaticamente sentir-se melhor enquanto os resultados dos outros produtos não são tão visíveis.

Se usarem um produto que tenha uma base corporizante o cabelo vai ficar automaticamente mais denso e volumoso e menos disperso.

A minha opção preferida é da La Roche Posay, o Kerium Champô Complemento Antiqueda, que junta a base corporizante com a arginina e a vitamina B5, para estimular a irrigação do bulbo e a produção de matéria capilar, e ainda tem o extra do madécassoside que reabsorve a micro-irritação que acelera a queda.

Podem usar este champô sempre que lavarem o vosso cabelo, não havendo nenhuma limitação no número de utilizações, mas pronto, também não convém gastarem-no todo num dia ok? 

 

Socorro! Estou a ficar careca! - A Alopécia Androgenética Feminina

 

E vocês, sofrem de queda de cabelo? Acham que podem ter alopécia androgenética feminina? Já usaram algum dos produtos que falei aqui no post? Fico à espera do vosso feedback! 

55 comentários

Comentar post

Pág. 1/2