Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Socorro, como é que me previno do Coronavírus?

31.01.20, Triptofano!

Enquanto farmacêutico, a primeira coisa que respondo quando alguém me pergunta como é que se pode prevenir do Coronavírus é para usar o bom senso e não entrar em modo histeria causado e propagado pelos meios de comunicação social.

Não estou a dizer que o Coronavírus não é chato e perigoso, mas ainda me lembro da corrida louca que houve às farmácias para comprar gel desinfectante e Tamiflu quando apareceu a gripe A, e sinto que a história está-se a repetir novamente.

A prevenção do contágio pelo Coronavírus é importante, tal como é importante não apanharmos o vírus da gripe ou outro bicharoco chato que ande aí pelo ar, por isso as medidas que estamos a adoptar agora devíamos na verdade implementá-las durante o ano todo.

Mas como o assunto do dia é o Coronavírus falemos deste novo vírus. Deixem-me apenas dizer que toda a informação que vou apresentar aqui foi retirada da página da OMS, a fonte mais fidedigna sobre este assunto.

Socorro, como é que me previno do Coronavírus?

A coisa mais importante a fazer é lavar as mãos! Pode parecer um daqueles conselhos banalíssimos mas é verdadeiramente importante que se lavem as mãos. Com sabão e água corrente quando as mãos estão visivelmente sujas a olho nu e periodicamente quando elas não parecem estar sujas (mas provavelmente estão) com sabão e água ou um desinfectante para as mãos com base alcoólica.

Lavem sempre as mãos depois de tossir ou espirrar, antes, durante e depois de preparar a comida, antes de tomar uma refeição, quando cuidam de pessoas doentes, depois de usarem a casa-de-banho e sempre que tiverem contacto com animais ou desperdícios provenientes dos mesmos!

Querem-se prevenir do Coronavírus? Lavem as mãos!

Como falei no início o bom senso é a arma mais poderosa contra este vírus, e tão importante como nos protegermos é protegermos os outros, e se todos pensarmos um bocadinho em nós e um bocadinho nos outros (sei que é difícil isto acontecer mas pronto) tudo era mais fácil por isso devemos:

  • Tapar a boca e o nariz com um lenço ou com a parte interior do cotovelo sempre que espirrarmos ou tossirmos
  • Mandar os lenços usados logo para o caixote do lixo e não fazer uma colecção de ranho nos bolsos
  • Lavar as mãos (e eu a dar-lhe) sempre que tossirmos ou ajudarmos alguém que esteja doente
  • Evitar contacto próximo com outras pessoas caso estejamos com tosse ou febre, de forma a não contagiar toda a gente no emprego
  • Não cuspir em público para o chão (algo que já devia ter sido banido deste universo verdade seja dita)
  • Se houver algum caso de febre, tosse ou dificuldade em respirar procurar ajuda médica o quanto antes. De forma a não entupirem os hospitais e os centros de saúde o melhor será sempre ligar para a linha Saúde 24 - 808 24 24 24

Então mas e as máscaras Triptofano? Não devíamos estar a comprar toneladas daquelas máscaras com filtros de partículas todos XPTO que custam os olhos da cara?

A OMS apenas fala do opcional uso de máscaras quando em viagem, e aí o importante é que a máscara tape boca e nariz e que se evite tocar nela depois de se a ter colocado. De referir que as máscaras de utilização única são isso mesmo, de utilização única, e devem ser mandadas para o lixo imediatamente após serem usadas. E claro, lavar as mãos depois de as tirarmos.

Pessoalmente acho que a máscara pode e deve ser usada caso estejamos doentes e queiramos prevenir a espirradela acidental para cima da pessoa que está ao nosso lado no autocarro, porque o Coronavírus transmite-se através das gotículas respiratórios, provenientes da tosse ou dos espirros.

Não, o Coronavírus não se transmite pelo ar só pela respiração, porque se assim fosse já estávamos todos infectados. Assim sendo podem usar máscara para se protegerem caso se sintam mais confortáveis, mas não é obrigatório, porque sejamos honestos, quantas vezes foram a um hospital ou a um centro de saúde e não levaram máscara alguma?

O importante é evitarem que alguém vos bombardeie com gafanhotos e evitarem tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sem antes as lavarem, mesmo que vos dê uma daquelas comichões horríveis.

Nota: Como foi e bem acrescentado nos comentários deste post, as máscaras de utilização única devem ser mudadas quando húmidas e consideradas contaminadas. Uma máscara fica húmida depois de algumas horas a respirar para ela, e nessa altura já não utilidade porque não cumpre a sua função que é de proteger!

Socorro, como é que me previno do Coronavírus?

Mitos relacionados com o Coronavírus!

Animais de companhia transmitem este vírus? Até agora não há evidências que animais de companhia como cães ou gatos possam transmitir o vírus (mas se tiverem um morcego como melhor amigo aí as coisas podem mudar de figura) mas é sempre boa ideia lavar as mãos depois do contacto com os animais, porque ajuda a prevenir que fiquem infectados com alguma bactéria de E.coli ou de Salmonela.

Só as pessoas mais velhas estão susceptíveis de serem infectadas por este novo Coronavírus (2019-nCoV)? Qualquer pessoa pode apanhar o vírus, mas os grupos de maior risco são os idosos, visto que o sistema imunitário está mais debilitado, e indivíduos com condições médicas pré-existentes como asma, diabetes ou doença cardíaca.

Os antibióticos são eficazes em prevenir e tratar este novo Coronavírus? Eu sei que muitos de vocês queriam que eu dissesse que sim para terem um motivo para infernizarem o vosso farmacêutico a vender-vos uma daquelas caixinhas de três comprimidos de antibiótico sem receita, mas não! O 2019-nCoV é um vírus, e os antibióticos só tratam bactérias, por isso não servem de nada.

Existe algum medicamento para prevenir ou tratar o Coronavírus? Apesar de estarem a ser investigados meios de tratar este maravilhoso vírus, de momento não há nenhum medicamento específico recomendado para a prevenção ou tratamento da infecção por Coronavírus. O importante é estar alerta, entrar em contacto com os prestadores de cuidados de saúde aos primeiros sintomas (a Linha Saúde 24 é fantástica) e sim, isso mesmo, lavar sempre as mãos!

Há alguma dúvida acerca do Coronavírus que ainda tenham? Como é que estão a lidar com todo este rebuliço que há nas redes sociais? 

 

38 comentários

Comentar post

Pág. 1/2