Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

12.02.20, Triptofano!

Há uns dias, uma utente maravilhosa da minha farmácia mandou-me um SOS via Instagram por causa do cabelo dela, já que o tinha cortado bastante e agora queria que ele crescesse o mais rápido possível, e queria saber se eu tinha algum suplemento que a pudesse ajudar!

Normalmente as pessoas pedem-me ajuda para o cabelo deixar de cair e não para ele crescer mais rápido, mas como eu adoro um bom desafio lancei-me numa investigação e agora partilho convosco o que descobri.

É possível acelerarmos o crescimento do nosso cabelo?

Primeiro que tudo quero que saibam que não existem milagres, ou seja não vão acordar de um dia para o outro com uma juba a arrastar pelo chão.

Em média, o cabelo de uma pessoa cresce por mês 1.25 centímetros, o que ao fim de um ano são 15 centímetros. O crescimento do cabelo ocorre durante a fase da anagénese, que é quando o folículo dá tudo por tudo e faz o nosso cabelo crescer forte e maravilhoso, sendo que esta fase dura entre 5 a 7 anos. Depois segue-se a fase de catagénese, que é um período de pausa onde o cabelo está quietinho e fofinho sem fazer nada, e por fim vem a telogénese, que é quando o cabelo cai.

Com a idade, a fase da anagénese fica mais curta, e é isso que faz com que uma mulher a partir dos 50 anos não consiga tão facilmente fazer crescer o seu cabelo em comprimento como quando era nova!

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Por isso o nosso objectivo é fazer o nosso cabelo dar tudo por tudo na fase da anagénese e impedir que ele se parta para ficar o mais comprido possível!

Se fizerem uma rápida pesquisa na Internet vão descobrir centenas de técnicas para o vosso cabelo não se partir, desde a terem cuidado com os elásticos que usam para prender o cabelo até irem para o meio de um campo de milho de rabo à mostra absorverem a luz do luar, mas o que falta é informação fidedigna sobre se há alguma coisa que se possa fazer para o cabelo crescer mais rápido, e é nisso que eu me vou focar.

Mas antes de passar para essa parte tenho de partilhar convosco algo que descobri que pode estar a partir os nossos cabelos inocentes todas as noites - a nossa almofada!

Já tinha lido que a fricção que fazemos diariamente nos tecidos das nossas almofadas pode causar-nos rugas, mas parece que também pode danificar os nossos cabelos! A solução? Passar uma semana a pão e água e comprar umas fronhas de seda, que são as mais amigas do nosso cabelo e da nossa cara, além de serem fantásticas ao toque!

Nota: A maravilhosa utente que me pediu ajuda para o cabelo crescer mais rápido e com quem eu partilhei primeiramente este texto informou-me que existem à venda umas fronhas de seda boas e baratas na Lookfantastic. Também se encontram fronhas de seda na Zara mas segundo ela o toque do produto não é de todo igual ao da verdadeira seda, por isso provavelmente trata-se de uma mistura de materiais!

Primeiro passo para o cabelo crescer mais rápido - Não entupir até às orelhas o folículo do cabelo!

Se o nosso folículo estiver cheio de porcaria vai ser muito mais difícil o nosso cabelo conseguir crescer de forma saudável, e tendo em conta que a fase de anagénese não dura para sempre toda a ajuda que pudermos dar à pobre fibra capilar é bem vinda.

Sujidade, poluição, excesso de sebo e resíduos de produtos podem entupir os nossos folículos, por isso uma vez por semana é boa ideia usar um champô destoxificante ou um exfoliante do couro cabeludo. Existem muitas opções no mercado, e aqui vai ser um bocadinho ao gosto do freguês, mas como exemplo deixo o Klorane Champô Detox com Menta Aquática ou o Vichy Micro Peel Champô Exfoliante.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

 

Objectivo: Estimular ao máximo a actividade do folículo capilar!

Se o vosso folículo estiver como eu estou depois do almoço no trabalho então garanto-vos que o vosso cabelo vai crescer no máximo 1 mm por mês, por isso é que é tão importante dar toda a energia possível e mais alguma ao nosso folículo para que ele seja considerado empregado do mês.

Uma das técnicas mais comuns é usar um champô com uma boa concentração de cafeína, e aqui o quero que tenham atenção é que o marketing é uma coisa do demónio. Já devem ter reparado que há champô de cafeína para homem e champô de cafeína para mulher, e provavelmente o de mulher até é mais caro! Na verdade os produtos são exactamente iguais, às vezes os de homem até podem ter uma concentração um bocadinho maior, e a diferença passa apenas pelo cheiro ou textura do produto. Por exemplo, eu costumo recomendar com bons resultados o Alpecin Champô de Cafeína.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Outro método para energizarem o vosso folículo é fazendo massagens no couro cabelo.

A massagem no couro cabeludo além de activar o folículo capilar e estimular a circulação sanguínea, tem a vantagem de ser uma técnica anti-stress, e todos nós sabemos que quanto mais stress tivermos menos as coisas funcionam bem no nosso corpo. 

Esta massagem deve ser feita da frente para trás, com movimentos circulares com as pontas dos dedos ou através de pequenas beliscadelas, de uma forma firma mas gentil (nada de arrancarem metade da cabeça minha gente).

Obviamente que ela pode ser feita em qualquer altura, sentadinhos no sofá ou antes de adormecerem, mas há duas formas de potenciarem a massagem.

A primeira é através do método de inversão, que não deve ser feito caso tenham acabado de tomar o pequeno-almoço porque o resultado não vai ser bonito. Este método basicamente consiste em ficarmos de cabeça para baixo (a cabeça tem de estar abaixo do nível do coração) e massajarmos o couro cabeludo durante 5 minutos.

A segunda técnica, que é a minha favorita e dá menos voltas ao estômago, é através do uso de óleos essenciais, que tem propriedades estimulantes da micro-circulação.

Se quiserem fazer apenas uma coisa para o vosso cabelo crescer mais rápido então é usar óleos essenciais juntamente com a técnica da massagem.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Há centenas de óleos essenciais no mercado, mas se me pedirem a minha opinião o que eu gosto mais é o Phytopolléine da Phyto. Este produto reequilibra qualquer tipo de couro cabeludo, auxilia na sua limpeza, além de ter as já referidas propriedades estimulantes do folículo.

Utiliza-se duas vezes por semana, sendo que deve-se deixar actuar pelo menos meia hora antes da lavagem. Idealmente, o melhor seria ficar com ele a noite toda e lavar apenas no dia a seguir, mas o problema é que o cheiro deste produto é muito concentrado. Vocês nem precisam de o abrir para sentir logo o aroma a óleos essenciais, por isso nem toda a gente o consegue aguentar durante uma noite inteira (agora garanto-vos que se estiverem congestionados e dormirem com ele acordam sem sinal de ranhoca).

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Se não quiserem experimentar o Phytopolléine outra recomendação que vos posso dar é o Complexe 5 da René Furterer. Infelizmente, como não trabalho com a gama, não vos posso dar feedback relativamente ao cheiro, mas em termos de efeitos a nível do folículo será muito semelhante.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Agora já sabem, o principal é fazerem uma boa massagem sem pressas para usufruírem de todos os benefícios, tanto para o corpo como para a mente!

Mas Trip, o meu couro cabeludo já é oleoso, não vai ficar pior se usar óleos essenciais?

Eu sei que quando uma pessoa ouve a palavra óleo pensa logo em despejar um litro de óleo Fula no couro cabeludo, mas os óleos essenciais têm a grande vantagem de penetrarem na pele deixando muito pouco resíduo à superfície, resíduo esse que com o banho é eliminado.

Não só não se precisam de preocupar com a questão de poderem ficar com o couro cabeludo mais oleoso, como os óleos essenciais são uma grande ajuda para quem por exemplo possui cabelo seco e couro cabeludo oleoso e nunca sabe que produto há-de usar.

Os melhores óleos essenciais para quem quer combater a oleosidade são os que tem propriedades adstringentes (para reduzir a produção de sebo), anti-fúngicas, anti-sépticas e calmantes, como os de limão, eucalipto, camomila, lavanda, alecrim e cedro, sendo que estes últimos três também estimulam o crescimento do cabelo.

Agora tenham só atenção com os óleos essenciais que compram. Se for um daqueles produtos maravilhosos com 1% de óleos e 99% de silicones e coisas que tais talvez o resultado não seja o melhor, por isso é preferível investirem um bocadinho mais mas comprarem algo que seja realmente eficaz.

E tomar vitaminas para o cabelo crescer rápido rápido, é o mais importante não é?

Agarrem-se às vossas cadeiras com esta informação chocante mas a verdade é que tomar vitaminas não é o mais importante. O mais importante é ter uma dieta equilibrada e ingerir alimentos nutricionalmente interessantes.

O problema é que nos dias de hoje uma pessoa anda sempre a correr de um lado para o outro, alimenta-se mal e tem carradas de stress, o que resulta num crescimento muito mais lento do cabelo, já que este é um processo muito exigente a nível nutricional, e o organismo acaba por canalizar as vitaminas e minerais para os outros órgãos e deixa o cabelo em último lugar.

A minha sugestão como farmacêutico é sempre que possível abrandarem o vosso ritmo de vida, meditarem e enfiarem para dentro de vocês muita fruta e muitos legumes e outras coisinhas boas. Quando tal não for possível ou suficiente, então aí sim, optar pela suplementação vitamínica.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Que vitaminas é que devo comprar? Existe tanta escolha no mercado que nem sei para onde me virar!

Acreditem que pesquisei muito sobre este tema, li e voltei a ler artigos e depoimentos de dermatologistas, e a conclusão a que cheguei é que não existe nenhuma substância que actue directamente no crescimento mais rápido do cabelo. Existem sim várias que actuam indirectamente, ao mesmo tempo que previnem a queda e tornam o cabelo mais bonito e resistente, por isso um bom suplemento deve ter essencialmente biotina e ómega-3, além de que é obrigatório adoptar um regime alimentar com bastante proteína e beber muita água.

A proteína é importante porque os nossos fios de cabelo são constituídos na sua maioria por proteínas, e se houver uma deficiência nesta substância então as coisas não vão funcionar como queremos. Um ovo cozido extra por dia ou mais uma mão cheia de frutos secos faz a diferença.

Beber água é aquela base, porque o nosso corpo é maioritariamente água, e a desidratação pode levar a que o cabelo pare de crescer além de que um fio de cabelo seco tem tendência a quebrar mais facilmente.

O ómega-3 é extremamente importante devido às propriedades anti-inflamatórias que previnem a inflamação do folículo capilar, inflamação esta que é uma causa comum para a queda do cabelo. Além disso o ómega-3 também protege as células do nosso corpo e ajuda na saúde do couro cabeludo, sendo por isso importante no crescimento saudável do cabelo. Na alimentação já sabem que é nos peixes mais gordos, como no salmão e na sardinha, que podem encontrar esta substância.

A biotina é uma espécie de construtora civil do cabelo. O crescimento do cabelo começa a partir da raiz do folículo, que é constituída por blocos de proteínas que vão-se montando para fazer o cabelo crescer. Ora além da proteína (se não houver proteína obviamente que não vão existir blocos de proteínas) é essencial existir um boa concentração de biotina no organismo, porque é ela que vai ajudar a montar os blocos.

Alimentos ricos em biotina são os frutos secos, os peixes gordos, o abacate e os ovos, especialmente as gemas.

Outra dica importante em termos de alimentação é para não cortarem, pelo menos totalmente, com os vossos hidratos de carbono. Eu sei que há muita dieta popular por aí onde uma pessoa emagrece 10 quilos numa semana só a comer alface, mas o cabelo para crescer precisa de energia, e onde é que o corpo vai buscar essa energia? Aos hidratos de carbono!

Então e as outras substâncias todas dos suplementos, não servem para nada?

As outras substâncias que estão presentes nos suplementos vão ajudar obviamente, mas muitas delas só irão fazer verdadeira diferença se houver alguma carência no vosso organismo.

Vejamos o caso do ferro, muitas pessoas perguntam-me se é importante um suplemento para o cabelo ter ferro. E a verdade é que só é importante se tiverem falta de ferro no organismo (e aí essa falta pode fazer com que o cabelo não ultrapasse um certo comprimento), de outra forma não vai trazer grande vantagem.

Mulheres que tenham períodos muito longos e abundantes, que tenham tendência para anemia ou estejam sempre cansadas são boas candidatas para fazer suplementos com ferro, apesar de nestes casos o mais importante será fazer uma visita ao médico para perceber se é necessário tomar algo mais forte. As outras basta suplementarem com boa comida - carne vermelha, beterraba e vegetais com folhas verdes escuras são óptimas fontes deste mineral.

Fumar e beber álcool prejudica o crescimento da cabelo?

A resposta é sim, mas por razões indirectas. Fumar e beber álcool em excesso diminui os níveis de vitamina C no corpo. Se não houver suficiente vitamina C no corpo existe menos absorção do ferro a nível do intestino, e uma deficiência de ferro faz com que o crescimento do cabelo fique comprometido.

 Ok, mas então e se eu quiser uma marca concreta de suplemento, qual é que me recomendas Trip?

Como vos disse, para mim o essencial é biotina e ómega-3, e o suplemento que eu encontrei com estas duas substâncias é o Phytophanère da Phyto, que possui mais uma data de coisinhas boas na composição. Não achem estranho que não vejam biotina no rótulo, porque ela aqui é apresentada com a designação de vitamina B8.

Agora uma dica de amigo, caso optem por este suplemento procurem a embalagem promocional com dois frasquinhos, que vos dá para 4 meses de tratamento.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

Se acharem mesmo que o que precisam é de um suplemento com Ferro então existe por exemplo o Hairlox, que possui ferro e biotina, mas não tem ómega-3.

Socorro, como é que faço para o meu cabelo crescer mais rápido?

 

O que é que acharam deste post? Ficaram esclarecidos ou ainda existe alguma dúvida em que vos possa ser útil? Conhecem alguma técnica fabulosa que eu não tenha abordado para o cabelo crescer de forma extremamente rápida? Partilhem tudo comigo nos comentários. 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.