Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

08.04.19, Triptofano!

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

Amigos do Triptofano,

 

Hoje é o Cara-Metade que vos escreve, a pedido do Trip, sobre o fantástico Workshop de cozinha Peruana em que estive, no restaurante “Segundo Muelle”, ali junto ao Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré.

 

Visitámos este restaurante, pela primeira vez, há alguns meses atrás com uns amigos nossos e rapidamente nos apaixonámos pela carta harmoniosa e, sem dúvida, com muito Peru no coração.

 

Nada de imitações, nada de transformação do conceito e aculturação aos sabores Portugueses e, acima de tudo, nada de amadorismo.

 

Tudo na justa medida do que se pretende.

 

Nesse dia, de entre várias coisas provadas, destacaram-se o Cebiche Norteño, o Cebiche Nikkei e o Risotto de Quinoa com Lomo saltado (que é estratosfericamente delicioso), tudo isto acompanhado com um refrescante Pisco Sour.

 

O Segundo Muelle entrou-me, imediatamente na lista subconsciente de restaurantes sólidos, confortáveis e de destaque, ainda mais tendo descoberto que – apesar de fazer parte de um franchising internacional – é gerido em Portugal pelo grupo “Portugália”, o que só ajudou ao reforço da minha confiança.

 

Claro está que no primeiro dia em que anunciam um Workshop temático de Cozinha Peruana, no restaurante, com o Chef Sebastian Zapata, criador do referido Risotto, nada me importei de pagar para ir aprender a fazer alguns dos seus pratos mais tradicionais.

 

Incluíam-se no Workshop o Cebiche Norteño que já tinha provado, o Tártaro de Salmão, que não provei na minha visita ao restaurante, o cocktail Pisco Sour e, apesar de não o termos aprendido a fazer, o Risotto de Quinoa com Lomo saltado, ele fazia parte do jantar que haveria de seguir o Workshop onde iríamos provar as iguarias aprendêramos a confeccionar!

 

Expectativas ao alto, agenda desmarcada para ir ao Workshop, caderno e caneta debaixo do braço (já que tinha sido avisado que as receitas devia apontá-las eu) e… o Workshop foi desmarcado.

 

Pedidos de desculpas, reembolso do dinheiro e todas as ilusões foram por água abaixo.

 

Até ao momento em que recebo de novo o e-mail de convite para a segunda edição do Workshop, cortesia do Segundo Muelle.

 

Cá vos digo: parecia um menino à espera do dia de Natal para abrir as prendas!

 

Desta vez ia mesmo acontecer.

 

Chegados ao restaurante, a sua configuração estava alterada com um rol de mesas todas juntas no centro, com estações de trabalho criadas, onde se encontravam já os ingredientes necessários para o workshop e todos os instrumentos para os preparar.

 

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha PeruanaSegundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

O Chef Zapata começou o Workshop pela explicação e execução do Pisco Sour que, em grupos de 2, fomos reproduzindo (e que nos acompanhou sempre na duração do Workshop).

 

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

E a condução do workshop foi sempre muito dinâmica: o Chef ia organizando concursos e atribuindo prémios simbólicos à medida que os grupos iam fazendo as receitas.

 

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

Seguiu-se o Cebiche Norteño e o Tártaro de Salmão.

 

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

No fim, e acabado o Workshop, tivemos oportunidade de degustar os pratos que preparámos e ainda de experimentar os Risottos de Quinoa com Lomo saltado e o Risotto de Quinoa de vegetais, igualmente delicioso, onde os segredos do Risotto foram partilhados.

 

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

E quanto a segredos vos digo: assim é que deve ser.

 

Não tira o mérito ao restaurante quando partilha a receita de um dos seus pratos mas, antes, só gera confiança no seu cliente, fideliza-o e se algum dia o cliente fizer a receita só o torna mais especial na mente deste, já que a receita que está a confeccionar é do restaurante que ele gosta.

 

Para a mesa, no fim, veio uma degustação das três sobremesas mais icónicas do Segundo Muelle: mousse de lucuma, três leches e suspiro a la Limeña.

 

Segundo Muelle: Workshop de Cozinha Peruana

 

Na memória fica um Workshop bem preparado, bem conduzido e que correspondeu exactamente às expectativas que tinha.

 

Até outro dia! 😉

 

IMG_20190408_102846.jpg

9 comentários

Comentar post