Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

16
Ago18

Santorini - Um restaurante Grego em Terras Lisboetas


Nos meus tempos de universidade tive a possibilidade de ir fazer a minha tese de mestrado em regime Erasmus, o que me permitiu fazer as malas e passar três meses num país estrangeiro.

 

O meu destino foi a Grécia e confesso que em parte a escolha foi devida ao sucesso colossal que o Mamma Mia tinha tido recentemente.

 

Imaginava-me livre e contente a dar saltinhos montes abaixo enquanto cantava a plenos pulmões o Dancing Queen e a viver um tórrido romance de verão.

 

A realidade mostrou-se ligeiramente diferente, visto que havia montes mas da minha parte não saiu nenhuma cantoria mas sim litros de suor e muitas palavras censuradas, e o mais perto que tive de viver um romance de verão foi uma série de encontros com um moço que tinha uma mão de manequim exposta na entrada de casa e que me fez temer pela minha vida.

 

Porém, apesar das minhas expectativas de fazer parte de um musical da vida real terem sido defraudadas, a vida na Grécia trouxe-me coisas maravilhosas, entre elas a comida.

E por ter comido tão bem por terras helénicas é que quando voltei a Portugal me recusei a procurar restaurantes gregos, porque algo me dizia que ia ficar desiludido.

 

Tamanha abstinência durou quase 10 anos, até que decidi enfrentar os meus medos e visitar o Santorini Coffee em Arroios.

 

Quando se entra percebe-se que o nome do espaço não podia ser mais apropriado, a decoração em azul e branco faz lembrar a ilha de Santorini, e para criar um ambiente mais envolvente a música de fundo é grega! (pelo menos eu ia jurar que era grega, mas o barulho das mesas ao lado não me permitiu tiras as dúvidas utilizando o shazam)

 

Para entradas pedimos umas azeitonas Kalamata (que se distinguem pela seu tamanho, cor negra e textura suave) temperadas na perfeição, uns deliciosos pastéis de arroz enrolados em folha de videira chamados Dolmadakia e o ponto alto da nossa refeição, um Feta Tiganiti, que é nada mais nada menos que uma fatia de Feta panada com ovo e sementes de sésamo, frita, e com uma cobertura de mel. 

 

Uma dica de amigo, se pedirem esta pequena maravilha, no fim, não tenham vergonhas e passem o dedo pelo prato para lamberem o mel que lá fica. É simplesmente de outro mundo.

 

Os pratos principais que vieram para a mesa foram a Moussaka grega, muito bem feita e repleta de sabor, e um prato de Gyros à moda de Creta, que é uma versão ligeiramente diferente daquela que se encontra por exemplo em Atenas mas que não lhe fica nada atrás. No Gyros o pão pita estava crocante, indiciando frescura, e a carne tinha todos os temperos certos!

 

Para terminar a refeição veio para a mesa um Galaktoboureko para partilhar, uma sobremesa que nos deixa a língua toda enrolada só de tentarmos pronunciar o seu nome, que é basicamente uma torta de leite com massa folhada, mas com um custard tão espesso que se torna complicado comê-la sozinha, já que não é uma sobremesa leve mas sim densa e pesada (mas muito saborosa!).

 

Além da comida deliciosa que se encontra no pequeno Santorini Coffee (recomendo reservarem uma mesa para terem a certeza que encontram lugar) também o atendimento merece destaque.

Simpático, rápido, prestável, eficiente, verdadeiramente de se lhe tirar o chapéu.

 

Nem o quadro eléctrico a disparar um par de vezes, ou os pingos do ar condicionado ou o ligeiro cheiro a fritos que nos ficou na roupa no fim da refeição foram suficientes para ficarmos com má impressão do local.

 

A comida e o atendimento são tão bons que tudo o resto se perdoa. É realmente o efeito Hallo no seu potencial máximo!

 

 

Santorini Coffee

Santorini Coffee

Santorini Coffee

Santorini Coffee

Santorini Coffee

Santorini Coffee

Santorini Coffee

 

 

 

Santorini Coffee Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D