Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

11
Out18

Receita de Folhado de Robalo


Uma coisa que eu ando agora muito atento é aos Termos de Pesquisa aqui do blog, de forma a saber como é que alguns dos visitantes aqui deste cantinho vem cá parar.

 

E se há coisa que me entristece o coração é saber que houve uma pobre pessoa que na sua inocência entrou no meu blog à procura de uma resposta e, além de possivelmente ter ficado escandalizada com algumas atrocidades que poderá ter lido, não encontrou esclarecimento para as suas dúvidas.

 

Foi certamente o que aconteceu ao anónimo leitor que entrou no blog com o termo de pesquisa Folhado de Robalo, visto que, se não me falha a memória, nunca falei sequer de robalo neste meu espaço.

 

Mas como eu não quero que tal volte a acontecer, decidi que iria partilhar uma receita de folhado de robalo.

 

Se foi feita por mim?

 

Obviamente que não, porque dessa forma teria de passar um fim-de-semana nas urgências do Santa Maria a fazer uma lavagem ao estômago.

 

Se eu massacrei o Cara-Metade para ele a fazer de forma a eu a poder partilhar aqui no blog?

 

Podem crer que sim! 

 

 

Folhado de robalo e vegetais, amêndoas e molho de Favaios

 

(simples e fácil, a sério! - segundo o Cara-Metade, que só é Professor de Cozinha por isso nunca se deve acreditar totalmente na simplicidade e facilidade dele)

 

Folhado de Robalo

 

 

(Nota: Esta receita foi feita com o auxílio da Bimby, se alguém precisar de ajuda a fazer a transição para o método manual é só deixar mensagem ou mandar e-mail!)

 

 

Ingredientes

 
3 robalos, como saíram do mar
1 raminho de coentros
Sal grosso qb
1 couve romanesco, só os raminhos
1 cenoura em rodelas
1 pimento vermelho em Juliana
 
Azeite virgem extra qb
1 cebola roxa em juliana
1 pitada de caril
Sal qb
Pimenta preta moída qb
Coentros frescos picados qb
 
1 rolo de Massa folhada
1 gema de ovo
 
200ml de Favaios
20g de Maizena
Flor de sal qb
20g de manteiga com sal fria
 
50g de amêndoas laminadas
 
 
1. Dispor os robalos na Varoma da Bimby, temperar com sal grosso abundante e colocar o ramo de coentros. Reservar.
 
2. Colocar a cenoura em finas rodelas, o pimento vermelho em juliana e os raminhos de couve romanesco a cozer a vapor ao mesmo tempo que o peixe. Cozer durante 25 minutos.
 
3. Quando terminar, remover a causa do peixe e a partir daí retirar cuidadosamente a pele ao peixe, expondo os seus lombos. Limpar de espinhas. Reservar.
 

Folhado de Robalo

 

Folhado de Robalo

 

 
4. Numa frigideira, juntar a cebola roxa em juliana, o azeite virgem extra e refogar até que a cebola amoleça. Adicionar os vegetais e os lombos do robalo reservados, envolvendo delicadamente. Polvilhar com um pouco de caril (para abrir os sabores) e rectifique de sal e pimenta. Se necessitar, adicione um pouco de água para que o sal possa derreter e temperar o prato uniformemente, deixando-a evaporar.
 
5. Abrir a massa folhada e colocar no centro o recheio previamente preparado. Fechar a massa a gosto. Pincelar com a gema de ovo. Cozer no forno a 190° por 15 minutos ou até dourar.
 
6. Numa caçarola, colocar o Favaios a ferver. Retirar um pouco deste vinho para outro recipiente para desfazer a Maizena. Adicionar esta Maizena ao vinho fervente e temperar com flor de sal. Terminar o molho com manteiga fria, mexendo a frigideira apenas com movimentos circulares até que a manteiga derreta. Não usar colher. Deixar espessar o molho ligeiramente.
 
7. Numa frigideira anti-aderente, tostar as amêndoas ligeiramente e servir o folhado com um apontamento de amêndoas e molho de Favaios. Acompanha bem uma salada.
 
 
 

Folhado de Robalo

 

 

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D