Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Recebi uma demonstração da Bimby TM6 em Casa

20.03.19, Triptofano!

Porque é que devolvi a minha Bimby TM6!!!

 

Neste passado domingo recebi uma agente Bimby, super simpática e profissional, que me mostrou a nova Bimby TM6 acabadinha de chegar.

 

A carcaça da Bimby TM6 é exactamente igual à da TM5 - na realidade uma observação mais cuidada permite ver que a zona onde se colocavam as chaves de receitas ou o cook-key agora está ocultada por uma tampa, o que me leva a crer que a TM5 voltou para a fábrica e sofreu apenas algumas recauchutagens.

 

Bimby TM6

 

O visor é realmente maior, e não deve demorar até que seja possível colocar a Bimby a dar o Panda e os Caricas de forma a que a criançada largue o nosso telemóvel da mão.

 

Bimby TM6

 

Em termos de acessórios a varoma e a borboleta não sofrem nenhuma alteração.

 

A espátula sim torna-se mais maleável, sendo que agora talvez seja possível efectivamente usá-la, já que nunca a achei funcional por aí além.

 

Bimby TM6 - Espátula

 

O cesto agora vem com uma tampa, o copo de medida sofreu algumas alterações permitindo medir 50 e 100 ml além de que foi desenvolvido de forma a ficar preso na tampa e a não saltar em direcção ao tecto quando triturávamos um alimento assim um bocado mais para o rijo.

 

Bimby TM6 - Cesto com Tampa

Bimby TM6 - Copo de Medida

 

Bimby TM6 - Copo de Medida

Bimby TM6 - Copo de Medida

 

Um novo utensílio é a rede, que permite diminuir drasticamente a possibilidade de uma queimadura resultante de salpicos.

 

Bimby TM6 - Rede

 

Bimby TM6 - Rede

 

O copo da Bimby TM5, apesar de encaixar na TM6 não deve ser usado na mesma, visto que supostamente não está preparado para suportar as temperaturas mais altas que a TM6 agora atinge.

 

Se é verdade ou um simples golpe de marketing é algo que não posso dizer com certeza.

 

Quando ligamos a Bimby a grande novidade é que ela vai directamente para a página do Cookidoo, onde podemos procurar receitas tanto do portal português como de qualquer um dos portais internacionais, sendo que apenas precisamos de ajustar o filtro de pesquisa.

 

Talvez seja eu que seja um pouco nabo mas senti que estes novos menus da TM6 não são tão intuitivos, mas como em tudo é uma questão de prática.

 

A TM6 tem novas funções, algumas delas que honestamente acho que não servem para grande coisa, como o triturar e a chaleira, visto que era possível fazer o mesmo usando o método manual.

 

Bimby TM6

 

As grandes inovações são o método de slow-cooking, o sous-vide e o método de fermentação através do uso da varoma.

 

O controlo de temperatura de 1 grau em 1 grau só é possível na função de sous-vide, que na realidade precisaria era de um controlo de meio em meio grau, mas pronto, talvez num futuro próximo.

 

Tenham atenção que se quiserem utilizar esta função devem começar a pensar em investir numa máquina de vácuo, porque de outra forma não me parece que seja possível!

 

A velocidade máxima, ao contrário do que tinha dito neste post, continua a ser de 10 e não de 10.5.

 

E não, a Bimby não ficou miraculosamente mais silenciosa, pelo menos eu considero que se o barulho reduziu não foi de uma forma drástica - por isso triturar grão seco às quatro da manhã se viverem num prédio pode não ser a melhor ideia.

 

Entusiasmados por poderem cozinhar a 160ºC?

 

A verdade é que a Bimby agora atinge essa temperatura, mas ela só é desbloqueada em receitas guiadas, por isso se quiserem fazer uma receita no modo manual vão ter de se contentar com os 120ºC da praxe.

 

Na demonstração fiz caramelos de forma a experimentar as capacidades da Bimby em atingir esta temperatura mais elevada, e a verdade é que o resultado foi óptimo!

 

Bimby TM6 - Caramelos

 

Lembram-se daquelas receitas automáticas maravilhosas que nunca usávamos?

 

Pois bem, elas agora desapareceram visto que muito honestamente ninguém lhes ligava nenhuma.

 

Há agora também uma função de pré-lavagem, onde é preciso adicionar vinagre mas que tem como resultado um copo fantasticamente limpo, mesmo depois de fazer caramelo!

 

Bimby TM6

 

A Bimby também vem com um novo livro, só que agora o download pela Internet vai ser impossível.

 

O livro vem com as imagens e os ingredientes, mas as quantidades e métodos de preparação só podem ser encontrados quando se acede ao Cookidoo, por isso a pirataria de receitas bimbásticas tem os dias contados.

 

Bimby TM6 - Livro Faz o que te apetece

 

Bimby TM6 - Livro Faz o que te apetece

 

As novas TM6 só estarão disponíveis para entrega em Maio, no entanto há uma campanha para todos os clientes pioneiros que estejam em pulgas para ter esta nova máquina.

 

Até dia 8 de Abril, quem adquirir a Bimby TM6 recebe um voucher de 200 euros para comprar acessórios até final de Junho, o que dá muito jeito para por exemplo obter um segundo copo.

 

Se vale a pena mudar da TM5 para a TM6?

 

Bem isso é uma decisão que cabe a cada um tomar, mas sem dúvida que a TM6 não vem trazer uma revolução como a TM5 trouxe relativamente à TM31.

 

Para mim esta nova Bimby é uma mais valia para quem realmente gosta de cozinhar e está sempre à procura de formas alternativas de confeccionar alimentos.

 

Agora quem já tem uma TM5 e usa-a apenas para fazer sopas talvez não valha a pena o investimento.

 

A não ser que esteja confiante que um dia vai conseguir ver a Cristina Ferreira a entrevistar o Presidente da República no ecrã da máquina!

 

9 comentários

Comentar post