Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

25.08.20, Triptofano!

Em 2019 tive a oportunidade de passar uma temporada na Quinta do Mocho, uma quinta de turismo rural situada em Estói, no Algarve.

Este ano fiz questão de voltar a marcar alguns dias para lá, porque para mim a Quinta do Mocho é sem sombra de dúvida o melhor turismo rural do Algarve.

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

Quinta do Mocho: um paraíso no meio da Natureza!

Não o é devido à maravilhosa piscina exterior que nos permite dar mergulhos deliciosamente refrescantes. Também não o é devido aos quartos, espaçosos, confortáveis, onde a decoração atinge o por vezes difícil equilíbrio entre a simplicidade e o bom-gosto, sem haver bricabraque desnecessário em todos os cantos. Poderia ser devido ao facto de estar tão longe de tudo mas tão acessível a tudo o que seja preciso, permitindo respirar natureza e recarregar as baterias num pequeno paraíso onde se pode perder horas a brincar com as brasas do churrasco, mas também não é isso que torna a Quinta do Mocho tão especial.

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

Confortavelmente minimalistas, assim são os quartos da Quinta do Mocho

O que torna a Quinta do Mocho o melhor turismo rural do Algarve são as pessoas que dão corpo e alma à quinta: os anfitriões Tó e a Dila.

Fazer turismo rural é muito mais do que ir para um empreendimento mais ou menos luxuoso com uma piscina com mais ou menos área, é ir para a privacidade de uma unidade hoteleira conjugada com o conforto da casa daqueles familiares que nos recebem sempre de braços abertos.

São as pessoas que fazem a diferença, que nos marcam a memória e que nos fazem querer voltar. São as conversas à volta da mesa do pequeno-almoço onde todos os dias a Dila presenteia os hóspedes com um bolo diferente e totalmente irresístivel. É a paixão na voz do Tó a falar sobre o seu Algarve, não de nascença mas de coração, com os melhores conselhos e dicas do que fazer numa região com tanto por onde explorar.

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

Produtos de qualidade são a chave para um pequeno-almoço de sucesso!

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

De comer e chorar por mais, assim são as criações doces da Dila.

E depois há os cães, a melhor terapia emocional possível para qualquer pessoa, que habitam afavelmente a Quinta, sendo tão tranquilos que mesmo os mais pequenos podem estar confortavelmente seguros ao pé deles.

Há o Bart, o energeticamente preguiçoso Bulldog francês, e o Sultão, cujo sereno olhar revela uma vivência repleta de alegria, e que infelizmente soube que já não está entre nós fisicamente, mas será sempre parte da história do espaço.

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

Ansioso por voltar a ver este amigo.

Outra coisa que faz a Quinta do Mocho ser um lugar tão especial é a aceitação. Infelizmente, mesmo com toda a evolução tecnológica que temos, ainda há muita mente fechada e retrógrada. E já senti alguns dissabores com olhares de esguelhas ou piadinhas à boca pequena quando as pessoas perceberam que eu e o Cara-Metade éramos um casal.

Para o Tó e para a Dila o mais importante são os valores que temos enquanto seres humanos, tudo o resto é acessório. Podemos ser homens, mulheres, gays, hetero, trans, pans, azuis com bolinhas verdes ou até translúcidos que isso não impacta em nada o carinho, a simpatia, a disponibilidade e a atenção com que nos brindam todos os dias. Talvez para muitos isto nunca tenha sido uma questão na altura de ir de férias, mas para todos os que possam ainda ter algum receio em viverem a sua verdade num espaço mais pequeno e menos anónimo, a Quinta do Mocho é um porto seguro.

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.

Da esquerda para a direita: Tó, Bart, Dila e o saudoso Sultão

Este ano vou terminar as minhas férias de verão num local onde há uma piscina fantástica, onde a natureza nos entra por todos os poros e em que os pequenos-almoços alimentam um batalhão, mas o que mais me entusiasma é poder dar um abraço ao Tó e à Dila, e agradecer-lhes através do olhar os fantásticos seres humanos que são.

Quinta do Mocho: O melhor turismo rural do Algarve.