Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Posso levar a vacina da gripe se estiver doente?

E mais algumas questões que atormentam o espírito dos meus utentes!

15.10.19, Triptofano!

Todos os anos os meus utentes chegam-me com um ar visivelmente atormentado, de pessoa que não dorme à cinco noites seguidas, por causa da vacina da gripe.

Existem sempre dúvidas que os apoquentam, e eu como sou um farmacêutico fofinho e maravilhoso, respondo-lhes com calma e tranquilidade, sempre com um sorriso no rosto! (que começa a esmorecer quando me repetem a mesma pergunta pela vigésima oitava vez seguida...)

Deixo-vos aqui um apanhado das perguntas mais frequentes que me fazem e das respostas, com bases científicas e não em teorias da conspiração, que eu forneço!

Posso levar a vacina da gripe se estiver doente?

Ó Doutor, que é isso do vírus da gripe?

O vírus da gripe é um bicho chato, que apesar de não se ver, consegue com que uma pessoa fique mesmo muito doente, sendo por vezes fatal!

O nome científico do bicho é Influenza, sendo que há 4 tipos, o A, o B, o C e o D.

O C e o D uma pessoa não tem que se preocupar, mas o A e o B são mais agressivos.

Tanto o A como o B dividem-se em várias estirpes - A1, A2, A3, A5483....(as estirpes não são estas mas é para conseguirem perceber de forma mais fácil), o que complica tudo! Lembram-se do H1N1? É uma estirpe do Influenza A!

Então mas eu vacinei-me o ano passado! Preciso de voltar a levar este ano?

Lembram-se de um anel que havia nas televendas que era possível desmontar em vários elementos e fazer milhentas combinações para estarmos sempre a arrasar em qualquer festa do social a que fossemos?

O vírus da gripe é basicamente a mesma coisa, mas com muito menos glamour!

Como há tantas combinações possíveis de vírus e eles andam-se sempre a modificar feitos loucos, o vírus da gripe deste ano não é igual ao do ano passado nem vai ser igual ao do próximo ano. Por isso é que cada ano existe uma vacina que protege das estirpes mais predominantes!

O que é uma vacina tetra? Não é muito forte para mim que já tenho 80 anos?

A vacina tetravalente é uma vacina que protege contra 4 estirpes do vírus da gripe, o que confere uma maior protecção a quem a recebe, ou seja, não é mais forte, é mais abrangente!

E sim, pode ser dada a quem tenha 80 ou mais anos!

Ai eu não quero levar a vacina da gripe que o ano passado levei pela primeira vez e fiquei muito doente!

A vacina da gripe não causa gripe!

Independentemente do que possam ler, a vacina não deixa a pessoa doente, porque é uma vacina inactivada!

Os efeitos secundários, transversais à maior parte das injecções, são alguma dor e vermelhidão no local onde a pica foi dada. Em casos raros, pode haver alguma febre ou dor no corpo, mas que desaparece em dois três dias. 

Mas eu fiquei doente, por isso foi da vacina!!!!!!!!

Por mais que custe saber a verdade, o que normalmente acontece é que quando a pessoa vai levar a vacina já está a incubar alguma doença chata, ou, nas duas semanas a seguir, tempo que a vacina leva a fazer efeito, fica doente porque não está protegida!

Concluindo: a vacina da gripe não causa gripe!

Se tomar a vacina estou protegida contra tudo e todos?

Primeiro que tudo, quando se leva a vacina, ela demora umas duas semanas a começar a actuar, por isso nesse intervalo de tempo há probabilidades de se poder contrair o vírus da gripe.

Além disso, a vacina da gripe só protege contra algumas estirpes do vírus da gripe, por isso pode-se ficar doente caso se esteja em contacto com uma estirpe diferente.

Por fim, há outros vírus que causam problemas respiratórios, o que faz com que a vacina seja uma ajuda mas não torna a pessoa blindada a possíveis doenças.

Ainda não está a chover por isso não vale a pena tomar a vacina já pois não? E se por acaso eu esquecer-me e já estivermos em fim de Dezembro? Tomo ou não?

As evidências científicas mostram que a vacina da gripe confere uma imunização de seis meses, mas que essa imunização vai diminuindo ao longo do tempo.

Isto significa que mesmo que estivesse disponível não seria muito acertado tomar a vacina em Junho se o pico da gripe fosse apenas em Dezembro.

Tendo em conta a realidade do nosso país, o preferível será que até fins de Outubro inícios de Novembro, independentemente de estar a chover ou a fazer 40 graus à sombra, toda a gente já esteja vacinada.

Isso vai permitir que, entrando em conta com as duas semanas que a vacina necessita para ficar activa no nosso organismo, quando o pico da gripe começar as pessoas já estejam protegidas.

Se houver um esquecimento e já estivermos em Dezembro ou Janeiro, não há problema nenhum em vacinar, porque mesmo que tenha passado o pico da gripe há sempre vírus idiotas à solta que podem provocar a doença a quem esteja mais distraído!

Posso tomar a vacina da gripe se estiver doente?

Depende!

Se uma pessoa acordar com uma dor de cabeça minúscula ou com um mau jeito nas costas, pode e deve tomar a vacina.

Se por outro lado estiver verdadeiramente doente, com febres e coisas que tais, então deve adiar a toma da vacina para quando estiver melhor.

Isto porque quando levamos a vacina, o nosso sistema imunitário produz uns bichitos chamados anticorpos, que quando virem a verdadeira gripe a entrar pelo nosso corpitcho dentro, vão atacá-la forte e feio, impedindo-a que nos deixe doentes.

Ora o sistema imunitário só consegue fazer uma coisa de cada vez, e se nós estivermos doentes, ele vai estar ocupado a combater essa doença.

Se nós enfiarmos a vacina da gripe para dentro do nosso corpo duas coisas podem acontecer: a primeira é que o nosso sistema imunitário marimba-se para esse novo invasor do espaço e não produz anticorpos contra ele, ficando uma pessoa sem imunização contra o vírus da gripe; a segunda é que o organismo deixa de combater a primeira doença para ir criar anticorpos para o vírus da gripe, o que faz com que a recuperação da doença inicial seja muito mais lenta.

Posso tomar a vacina da gripe juntamente com outras 57 que o médico me passou?

Podem levar a vacina da gripe junto com tudo e mais alguma coisa minha gente!

A única coisa que vos peço é que a área de administração seja diferente, para caso haja alguma reacção local consiga-se perceber a que vacina foi!

 

Mais alguma dúvida que tenham acerca da vacina da gripe que eu vos possa ajudar? Vocês são Team vacina da gripe ou são tão ruins que nada vos pega? 

20 comentários

Comentar post