Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Porque é que devolvi a minha Bimby TM6!

26.05.19, Triptofano!

Porque é que devolvi a minha Bimby TM6!

Como escrevi aqui, em Março deste ano recebi em casa uma demonstração da Bimby TM6, e apesar das novidades deste novo modelo não serem de fazer uma pessoa deixar escapar uma gotinha de xixi com a emoção, decidi adquiri-la para fazer companhia à minha TM5.

Há uns dias atrás a máquina chegou-me a casa através de uma transportadora, uma nova forma de entrega que veio poupar as lombares de muitos agentes que tinham de andar a carregar Bimbys nos seus carros particulares e muitos vezes a subir quatro e cinco andares sem elevador.

E agora venho-vos dizer que devolvi a minha Bimby TM6 porque, apesar de enganado ser uma palavra demasiado forte, sinto que não me contaram toda a verdade acerca deste novo modelo.

Porque é que devolvi a minha Bimby TM6!

Apesar do aumento do ecrã da Bimby e da incorporação do Cookidoo (o portal de receitas da Bimby) directamente na máquina, as grandes novidades que se verificam na TM6 ocorreram sobretudo ao nível do software e da atribuição de nomes a funcionalidades previamente existentes - mas nada disto me foi escondido na altura da demonstração!

O verdadeiro problema é que aquilo que me fez adquirir a Bimby, que foram basicamente as novas funções de sous-vide e slow-cooking, não são realidade novas funções, como a marca deu a entender nas suas comunicações!

No caso do sous-vide, continua a ser necessário utilizar o cesto, o que limita grandemente a quantidade de comida que pode ser confeccionada com recurso a esta técnica.

Uma verdadeira inovação teria sido sim, a paragem da lâmina e a utilização da capacidade total do copo. 

É verdade também, que passou a ser possível a programação grau a grau para cozinhar nesta função, porém, sabendo que o sous-vide é uma técnica que combina tempo e temperatura para atingir os resultados pretendidos, tal também será possível através da adequação desses dois factores na Bimby TM5, usando-se o cesto dela!

Por outro lado, outra das grandes inovações apresentadas, seria a função de slow-cooking, mas que na prática não representa mais do que um estufado feito por largas horas, já que, esta técnica requer a introdução de pouco líquidos uma vez que as peças de carne cozinham maioritariamente nos seus sucos, o que não é o que acontece na TM6.

Na Bimby TM6, quando seleccionado este programa surge a mensagem de que deveremos introduzir líquido suficiente - azeite, vinho branco, etc - para a submergir, o que vai contra os preceitos desta técnica.

Adicionalmente, a lâmina da Bimby, mais uma vez não tem a capacidade de se imobilizar, oscilando de tempos a tempos, o que juntamente com o tempo de confecção fará com que o resultado seja um alimento desfiado/moído/não bonitinho como deveria ser!

Se isto não fosse suficiente, a quantidade de receitas já disponíveis para a utilização destas duas técnicas é muito reduzida, quase inexistente, o que não se compreende tendo em conta que passaram dois meses desde a data da pré-compra até ao momento da disponibilização da máquina.

Presentemente existem apenas 6 receitas de sous-vide e 0 de slow-cooking na língua portuguesa. 

Tudo o resto é mais do mesmo, mas isso já eu sabia.

O que realmente me fez devolver a Bimby TM6 foi o facto de não haver nenhuma inovação, a não ser no tamanho do ecrã e da incorporação do Cookidooo, que não pudesse ter sido adaptada à TM5 através de uma actualização remota, nem que para isso tivesse que ser pago um montante X para desbloquear tal actualização.

Desta forma, a todos os que tenham uma TM5 ainda a funcionar em plenas condições, o meu conselho é manterem a vossa máquina até novas modificações substancias a esta TM6, algo que honestamente não creio que vá acontecer tão brevemente.

A todos os que já adquiriram o novo modelo da Bimby, não se esqueçam que se quiserem tem legalmente 14 dias para devolver a vossa máquina a partir da data de entrega, sendo que não precisam de dar nenhuma justificação, simplesmente dizer que querem a devolução!

Apesar de continuar a adorar de coração a Bimby, sinto que esta TM6 foi um tiro no pé, onde a vontade de ganhar dinheiro rápido sobrepôs-se, no meu ponto de vista, ao sentido de qualidade e inovação tão característico da marca!

IMG_20190526_115621.jpg

 

19 comentários

Comentar post