Pho-Pu
Querem comer bom e barato? São aquele tipo de pessoas que se perde em menus com quarenta e oito opções só de entradas? Não se importam de ficar sentados ao lado de gente que nunca viram antes na vida?
Então o Pho-Pu é o restaurante onde precisam de ir!
Situado na Mouraria, o Pho-Pu é um restaurante pequeno mas que normalmente está sempre cheio, de turistas e não só.
O menu é o mais minimalista possível, sendo que o que mais se pede é o Pho, um prato tradicional da culinária Vietnamita, que é basicamente uma sopa de massa de arroz que pode vir com ou sem carne.
Primeiro colocam na mesa um prato com manjericão e hortelã-pimenta, rebentos de feijão mungo, malaguetas, lima ou limão e uma tacinha com molho de marisco.
Não fiquem confusos a pensar que este será o vosso prato, são simplesmente os ingredientes que podem juntar à vossa sopa, servida numa taça enorme, de forma a ficarem com um caldo ainda mais saboroso.
No Pho-Pu não se fica com fome se apostar-se tudo no Pho, apesar de este poder ainda estar mais saboroso, se fosse mais ricamente condimentado, não desilude, porém para os estômagos mais exigente há sempre a hipótese de pedir umas guiozas fritas com carne de porco (no menu são apelidadas de raviolis) que são acompanhadas com um molho que é uma mistura de molho de soja com vinagre - incrivelmente uma combinação estranhamente apetitosa.
Algo que notei é que este é um restaurante copo-free, ou seja, a não ser que estejam a beber vinho, é tudo corrido a palhinha de plástico, que é simplesmente o maior flagelo ambiental dos últimos tempos.
Por isso se tiverem uma consciência eco-friendly venham preparados com as vossas palhinhas reutilizáveis de bambu, ou dêem um salto de fé e bebam o vosso refrigerante directamente da lata!