Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

24
Set18

Pele Seca vs Pele Desidratada


Acredito piamente que cada pessoa tem a sua missão neste mundo e eu acho que nasci para elucidar a sociedade que a pele seca não é a mesma coisa que a pele desidratada.

 

Sim, pode não ser uma missão de vida tão importante como lutar pela paz no Médio Oriente, ou alimentar os famintos de África, ou mesmo disponibilizar terapêutica hormonal de substituição para todos os transgéneros indianos, mas sinceramente acho que mais ninguém merece viver a pensar que possui uma pele seca quando na realidade o que lhe falta é água.

 

Vamos então esclarecer as coisas.

 

A pele seca é um tipo de pele, algo com que já se nasce, enquanto que pele desidratada é uma condição que se desenvolve ao longo do tempo e que qualquer pessoa pode experienciar, independentemente do seu tipo de pele.

 

Enquanto que uma pele seca tem falta de oleosidade (há um menor número de lípidos), numa pele desidratada existe falta de água no estrato córneo (também conhecido como camada de queratina).

 

O estrato córneo é a camada mais externa da pele e actua como uma barreira para proteger os tecidos subjacentes de lesões e infecções, além de ser indispensável para manter a textura suave e flexível da pele.

 

Assim sendo, qualquer pele pode ser desidratada, seja seca, normal ou mista.

 

Por isso pessoas com pele oleosa, larguem já esse óleo de coco, o que vocês precisam não é de gordura, é de água na vossa pele.

 

E como saber se a nossa pele é seca ou desidratada? 

 

Nem sempre é fácil, mas se por exemplo a vossa zona T (testa, nariz e queixo) tiver muita oleosidade, é certo que a vossa pele é oleosa, sendo que podem sentir desconforto nas maçãs do rosto não porque haja falta de gordura mas sim porque há uma ausência acentuada de hidratação.

 

As principais características de uma pele seca são a aparência seca, a aspereza ao toque e por vezes a existência de escamação (ter cuidado no entanto que nem todos os estados escamativos são devidos a pele seca, a dermatite seborreica é um desses exemplos).

 

Já a pele desidratada, além de  partilhar a sensação de aspereza ao toque com a pele seca, é também visivelmente baça e sem brilho, sendo frequente sentir-se uma sensação de repuxar, sensação essa mais notória depois da limpeza facial.

 

É uma pele onde começam a ser visíveis linhas finas cada vez mais proeminentes e sinais de envelhecimento acelerado, como rugas profundas e flacidez da pele não compatíveis com a idade da pessoa.

 

O que é que provoca a desidratação da pele?

 

Primeiro que tudo o sol.

 

Eu sei que é chato usar protector solar. Eu sei que em pleno Inverno com chuva torrencial ninguém vai pensar que o sol pode estar a danificar a sua pele.

 

Mas os UVA existem durante o ano todo (só estamos protegidos deles durante a noite), e são os UVA que aceleram o processo de envelhecimento, que aumentam os oxidantes na pele e lhe provocam desidratação, além de elevarem os números de radicais livres nas células, radicais estes que vão criar danos a nível molecular.

 

Se já estão a correr para comprar um protector solar a 2 euros no supermercado, por favor parem.

 

Os protectores solares extremamente baratos têm um contra; protegem dos UVB, aqueles que causam escaldões, mas possuem uma protecção muito menor no que diz respeito aos UVA.

 

Por isso vocês até podem achar que estão protegidos já que a vossa pele não fica toda vermelha mas os danos celulares estão a ser causados na mesma!

 

Depois a água.

 

Não é segredo nenhum que a água possui calcário, e dependendo das zonas do país há zonas com mais ou menos calcário.

 

Quem faz a limpeza com água da torneira está a aumentar a probabilidade de desidratar a sua pele.

 

Uma limpeza eficaz deve ser feita com água micelar ou, se não gostarem de usar algodão, com um gel específico que respeite o pH da pele do vosso rosto.

 

O enxaguamento do rosto, e o duche do resto do corpo, deve ser feito de forma rápida e não ficar horas a dar um concerto para os azulejos da casa-de-banho.

 

Quanto mais tempo durar o duche e quanto mais quente for a água do mesmo, maior a perda de água que a vossa pele vai sofrer.

 

Por fim, uma mão cheia de outras condicionantes.

 

Eu sei que é chato estar-vos a dizer isto mas há imensas outras razões para a vossa pele ficar desidratada.

 

O ar condicionado ou o aquecimento central (ou trabalhar num espaço altamente refrigerado como acontece com uma utente minha que trabalha na zona de congelados de uma grande superfície comercial) aumentam a desidratação da pele além da frequência de constipações que sofremos ao longo do ano.

 

O nosso estilo de vida também tem a sua dose de culpa; o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, a ingestão reduzida de água, o tabagismo, a falta de horas de sono, os níveis de stress elevados, a alimentação incorrecta, todos eles deterioram a qualidade da nossa pele.

 

Também o tipo de clima do local onde vivemos, a utilização de produtos cosméticos incorrectos (como a utilização de um exfoliante demasiado agressivo para a nossa pele), a fase do ciclo menstrual (sim é verdade!!!) e o envelhecimento cutâneo (apesar de eu aqui achar que isso é um mito, agora uma pessoa envelhece desde quando?) contribuem para que a nossa pele perda água, ficando sem brilho e com um ar doente e muito pouco apelativo.

 

Por fim, certos tratamentos dermatológicos, como o caso do uso de isotretínoinas no combate ao acne, desidratam profundamente a pele, sendo nestes casos de extrema importância usar produtos que reestabelaçam os níveis de água mas que não confiram gordura à pele nem sejam comedogénicos.

 

Depois de terem lido este post, já se sentem mais confiantes para conseguirem identificar as necessidades da vossa pele? Será que ela precisa de ser nutrida, hidratada ou ambas?

 

Os produtos que usam são os mais correctos ou será que precisam de repensar as vossas escolhas?

 

Pele Seca vs Pele Desidratada

 

Fonte Principal deste Post https://www.laroche-posay.co.uk/the-difference-between-dry-dehydrated-skin

 

 

30 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D