Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Paisagens de 2017

01.12.17, Triptofano!

A Equipa do Sapo pediu e eu aceitei o desafio. Quer dizer, mais ou menos.

 

O objectivo era escolhermos a paisagem mais deslumbrante que tivéssemos fotografado em 2017.

Só que eu não consegui escolher só uma.

 

E na realidade as fotos foram tiradas pelo cara metade, que me está sempre a dizer que eu faço enquadramentos péssimos e ele é que sabe trabalhar com a máquina, muito embora ele ter feito um curso online de fotografia não o torne no supra sumo da arte em questão, mas isso é outra conversa.

 

Por isso aqui ficam as paisagens mais deslumbrantes com que me deparei em 2017.

 

 

Almourol.JPG

 

Para começar, o Castelo de Almourol, situado na Freguesia de Praia do Ribatejo em Santarém. 

 

Apesar de estar tão perto nunca tinha visitado o local, e desde criança, a partir do momento em que li um dos livros da colecção Uma Aventura cuja história tinha como um dos cenários o Castelo, que ambicionava visitá-lo.

 

Não fiquei decepcionado, desde a paisagem, à viagem de barco e à exploração da edificação, o Castelo de Almourol mereceu figurar neste top de paisagens.

 

 

Fundação Champalimaud.JPG

 

É bem verdade que a vida é feita de pequenos detalhes, e pequenos detalhes dão origem a grandes e belas paisagens.

 

A Fundação Chapalimaud é um local com uma simbologia muito forte para mim, e apesar de ser visitada com alguma frequência, há sempre um ângulo diferente pelo qual a sua observação nos pode surpreender e enfeitiçar ainda mais.

 

 

Nyhavn, Copenhagen.JPG

 

Nunca pensei poder gostar tanto de um país europeu como gostei da Dinamarca, não tendo qualquer problema em imaginar-me a viver tranquilamente lá - desde que pudesse falar em inglês claro.

 

Muito embora a cidade de Copenhaga esteja recheada de locais lindíssimos, o que mais me atraiu o olhar foi Nyhavn, um canal onde numa das suas margens viveu durante muitos anos o famoso escritor Hans Christian Andersen.

 

Apesar de hoje ser um local extremamente turístico, recheado de cafés e restaurantes, sente-se na voz uma nota de orgulho quando se conta aos visitantes que aqueles edíficios há algumas décadas atrás tinham como função albergar um tipo de negócio bastante diferente - o da prostituição!

 

 

Ponta Baleia.JPG

 

 

É difícil apenas escolher um local de São Tomé, uma ilha tão rica em paisagens naturais, mas Ponta Baleia ficou-me na memória, pela sua beleza agressivamente imaculada, onde pudemos apanhar um emocionante barco até ao Ilhéu das Rolas, desafiando a força das marés, quebrando uma massa de água mais forte que uma parede de cimento.

 

O fascínio das coisas simples é por vezes aquele que mais perdura.

 

 

E vocês, já partilharam as vossas paisagens favoritas de 2017? 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    16.12.17

    Querido P.P, não te precisas de stressar por causa dos atrasos, o mais importante é que venhas e que venhas por bem.
    Acho que ias adorar dar essa aula que criaste na Fundação Champalimaud, é um local onde tudo se une mas tudo continua a ser único.
    Se nunca tiveste a oportunidade de visitar quando vieres a Lisboa damos lá um salto.

    Um grande abraço
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.