Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Os meus 4 Mandamentos de Beleza

19.07.19, Triptofano!

Quando alguém me pergunta sobre conselhos de beleza, seja homem ou mulher (que isto a beleza não tem género), é certo e sabido que leva com os meus 4 Mandamentos de Beleza.

Estes mandamentos são 4 hábitos que para mim todas as pessoas deviam adoptar, independentemente do tipo de pele que tenham ou de alguma condição específica que queiram "atacar".

Agora, se vocês me perguntarem se eu sigo estes 4 mandamentos, não vou mentir-vos com todos os dentes e dizer que sim, porque na verdade há alturas em que não os faço.

Ou porque me esqueço, ou porque estou com preguiça, ou porque não tenho tempo, ou porque estou com a neura e desleixo-me com a pele...enfim, poderia continuar com um sem número de desculpas para não ter os cuidados que tanto defendo. 

Mas já diz o ditado: façam o que eu digo e não olhem para o estado macilento em que eu tenho a minha pele por preferir ficar no sofá a comer batatas fritas, por isso sejam mais aplicados que eu e sigam os meu 4 Mandamentos de Beleza.

Os meus 4 mandamentos de beleza

Limpar, limpar, limpar....

Minha gente, limpem essas caras.

Vocês não comem num prato cheio de restos de lasanha do dia anterior pois não?

Então porque raio haveriam de colocar uma nova camada de creme em cima dos restos do creme da aplicação anterior?

Limpar prepara o vosso rosto para receber coisinhas boas além de tirar partículas de sujidade e de poluição e de milhentas outras coisas que vocês não querem ter na vossa cara mas com as quais não se chateiam muito porque não as conseguem ver a olho nu (mas se vos enfiassem um microscópio daqueles da NASA nos poros até tinham um enfarte).

Limpem com o que quiserem desde que limpem.

Com um gel se tiverem a pele oleosa, com um leite se ela for assim mais seca, usem uma água micelar e evitem a água da torneira caso tenham a pele extremamente reactiva, apostem naqueles gadgets todos futuristas para ficarem com a pele radiante, mas limpem!

E sobretudo se usarem maquilhagem não durmam com ela.

Eu sei que depois da festa onde beberam um bocadinho de vodka de morango a mais tudo o que vos menos interessa é retirar aquela base de alta cobertura.

Peguem num produto adequado (especialmente se forem desmaquilhar os olhos) e vão dormir com a pele limpa!

Acreditem que a vossa pele agradece.

Exfoliar uma vez por semana

Só precisam de escolher um dia por semana para fazerem uma limpeza mais profunda do vosso rosto através de uma boa e eficaz exfoliação. 

Livram-se de todas aquelas células mortas, retiram o excesso de sebo, ficam com um ar fresco, lindo e maravilhoso, além de que a pele fica muito mais receptiva para todos os cuidados que queiram usar durante os próximos 7 dias.

Como no caso da limpeza exfoliem como vos der na gana, desde que respeitem as particularidades da vossa pele.

Pingam gordura durante o dia? Façam uma máscara exfoliante com argila.

Querem livrar-se das manchas que vos apareceram depois daquela semana de férias sem protector na Comporta? Escolham uns ácidos bem potentes e sintam a pele a picar.

Possuem sensibilidade extrema? Encontrem um belo exfoliante enzimático e siga para bingo.

A vossa pele é maravilhosa e aguenta tudo e mais alguma coisa? Façam combinações de diferentes tipos de exfoliantes - o céu é verdadeiramente o limite!

Agora por favor, não usem é uma luva de crina de cavalo no rosto! Há limites para tudo, até para a exfoliação. (eu sei que disse que o céu era o limite, mas pronto vocês percebem...)

Tenham um novo amigo na vossa vida: o Retinol!

Toda a gente devia fazer retinol, sem qualquer excepção.

Bem, as pessoas abaixo dos 30 anos talvez não precisem, porque ainda tem uma renovação celular indecentemente satisfatória, mas a partir das três décadas de existência as células começam a renovar-se muito mais lentamente, sendo que precisam de um estímulo que vai ser na forma do retinol.

Já sabem que os benefícios deste produto são a longo prazo, sendo que há um período de adaptação de forma a evitarem acordar com a cara parecida com um bicho.

Mas se tiverem paciência e persistência vão ver que foi a melhor aposta da vossa vida.

As pessoas que não conseguem aguentar nem as doses mais baixas de retinol não precisam de começar a chorar desalmadamente.

No mercado já existem formas mais fracas de retinol e mesmo formulações com plantas retinol-like.

Claro que não são tão maravilhosas mas quem não tem cão caça com gato, e o importante é uma pessoa não cruzar os braços!

Usar protector solar todos os dias do ano!

Eu sei que não está sol, que o tempo está uma treta, que até cai um bocadinho de chuva,  mas usem protector solar sempre pessoal!

Todos os dias do ano, sem excepção, porque se conseguem vez um palmo à frente da cara é porque há luz, e se há luz existe radiação UVA que é a responsável por envelhecer a vossa bela cara.

O protector solar vai garantir que vão estar maravilhosos durante muito mais tempo, além de evitar que tenham outros problemas de pele um bocadinho mais chatos.

Já sabem que para mim quanto mais alto o SPF melhor, porque tendencialmente o factor de protecção UVA também vai ser maior, por isso, e não me chibatem pelo que vou dizer, mas prefiro que se não gostarem de colocar cremes na cara, que utilizem um protector solar com ácido hialurónico na formulação do que um creme todo XPTO com um factor de protecção de 20.

Ah, e se não gostam de protector solar porque ele fica meio gorduroso na vossa pele é porque não estão a comprar o correcto.

Hoje em dia há protectores para todos os tipos de peles,  sejam elas secas, mistas, acneicas, atópicas ou sensíveis. 

Tem é que escolher correctamente!

 

Agora digam-me de vossa justiça: dos meus 4 mandamentos quais são os que vocês cumprem religiosamente? Ou pelo menos assim de vez em quando...

30 comentários

Comentar post