Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Os alimentos com carvão activado são seguros?

29.05.19, Triptofano!

Hoje em dia a moda é enfiar carvão activado em tudo o que é alimento.

Ele são limonadas pretas, pizzas com massa preta, gelados pretos, tudo em prol de aumentar as vendas suscitadas pela curiosidade e pela oportunidade de obter uma foto fantástica para o Instagram.

Mas será que os alimentos com carvão activado são seguros?

Os alimentos com carvão activado são seguros?

Não vou dizer que se comerem um gelado preto ou uma limonada escurecida com carvão que vão cair imediatamente para o lado, mas a verdade é que não são seguros, nem a curto nem a longo prazo.

O carvão vegetal activado teve as suas capacidades de desintoxicação do organismo reconhecidas há muito tempo, sendo que essas propriedades ajudaram-no a ser catapultado pela fama, mas são também elas que o podem tornar perigoso.

O carvão vegetal é como uma esponja gigantesca cheia de poros, que tem a capacidade de adsorver, ou seja de fixar à sua superfície, tudo o que for indesejável que se encontre no sistema digestivo, tais como gases, aditivos alimentares, resíduos de pesticidas ou fertilizantes, metais pesados, solventes orgânicos, bactérias tóxicas do peixe ou do marisco, entre outras coisas chatas.

O problema é que o carvão não consegue fazer a distinção entre as coisas que são más e que não fazem falta no nosso organismo das coisas boas e maravilhosas que nós precisamos!

Ou seja, nutrientes e medicamentos também são captados, sendo que em vez de ser absorvidos pelo organismo acabam expelidos nas fezes.

Por isso é que quando eu recomendo carvão vegetal, para tratar uma diarreia ou um excesso de ar a nível intestinal, dou sempre a indicação que ele deve ser feito com duas horas de distância de alimentos ou outros medicamentos.

Por isso, alimentos com carvão activado não fazem o mínimo sentido, porque em vez de estarmos a absorver todos os nutrientes e vitaminas daqueles alimentos estamos a mandá-los directamente pela sanita, envoltos numas fezes maravilhosamente (ou não) escuras.

A ingestão diária destes alimentos pode chegar a causar até problemas de má-nutrição!

A combinação carvão activado/medicamentos também não é muito feliz.

Imaginem que tomam a vossa pílula todos os dias com uma limonada preta! Ou o vosso comprimido para a tensão! Ou o vosso medicamento para a epilepsia!

O carvão ao adsorver os medicamentos vai fazer com que eles tenham zero efeito, o que obviamente não é o que se quer!

Por isso se quiserem usar carvão activado para desintoxicar o corpo façam-no sempre fora das refeições e das tomas dos outros medicamentos.

Se são daquelas pessoas que não vivem sem fotos lindas e maravilhosas e irreverentes no feed do vosso Instagram, experimentem juntar tinta de choco.

Pode não saber tão bem, mas fica preto na mesma para a foto!

 

27 comentários

Comentar post

Pág. 1/2