Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

O que é uma Essência de Água?

Diferenças entre essência e serum!

11.05.20, Triptofano!

Recentemente chegou-me à farmácia a Essência de Água da Uriage, e a primeira coisa que eu fiz foi tentar perceber o que é na realidade uma Essência de água. Será um Serum, um Tónico, ou a Essência é um produto totalmente diferente?

O que é uma Essência de Água? - Essência de Água UriageUriage Essência de Água Iluminadora

Certamente já ouviram falar das famosas rotinas de beleza coreanas, com 10 a 12 passos, que mostram que ou as coreanas acordam às cinco da manhã ou não trabalham de todo, porque uma pessoa normal muitas vezes já luta para conseguir colocar creme e protector solar quanto mais 12 produtos. Pois bem, a Essência é um dos passos mais amados na rotina coreana, e é normal que agora este produto esteja a chegar em força aos mercados ocidentais.

A Essência é um produto aquoso, que possui uma leve concentração de ingredientes activos que vão fornecer à pele hidratação, trazer aquele brilho interno capaz de fazer parar o trânsito e dar uma ajuda na uniformização, tanto a nível do tom como da textura. Como uma Essência é aquosa e muito leve a evaporação da mesma vai ser rapidíssima, mas isso é perfeitamente normal por isso não pensem que foram enganados quando estiverem a colocar o produto e de repente já não sentirem nada.

Quando é que se usa uma Essência?

Se costumam usar Tónico vão perceber que uma Essência tem um aspecto e uma sensação na pele muito semelhante a este produto, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Um Tónico serve para finalizar a limpeza, enquanto a Essência serve para iniciar o ritual de hidratação, deixando-nos a pele carregadinha de água mas sem gordura.

Se não usarem Tónico não há problema algum, depois de fazerem a limpeza com o vosso produto habitual colocam a Essência. Podem aplicar com um disco de algodão com pequenos toques até ao produto ser absorvido ou podem ser práticos e despejar na mão e esfregar na cara - é ao gosto do freguês.

O que é uma Essência de Água?   Wild Dew Treatment Essence

Então uma Essência e um Serum são diferentes?

Sim, uma Essência e um Serum são diferentes e a grande diferença vai estar a nível da composição e da textura.

Uma Essência vai estar sempre mais focada na hidratação, sendo que é muito comum ter ácido hialurónico na composição, e como tem uma concentração de ingredientes activos mais ligeira a sua textura será sempre aquosa. O facto de não ser tão concentrada não significa que não seja na mesma um produto eficiente, tornando-se a melhor opção para quem sofre de sensibilidade a nível do rosto ou eventualmente para quem tenha uma pele muito oleosa.

Um Serum pode estar ou não focado na hidratação - existem produtos para as rugas, para as manchas, para a firmeza, etc, - e como é mais concentrado em substâncias activas, vai acabar por ter também uma textura mais espessa do que a Essência, mas que mesmo assim é bem absorvida.

O que é uma Essência de Água? Vitarice Essence Water

Então Trip, andei enganada (ou enganado que a beleza não possui género) este tempo todo e preciso de usar uma Essência e um Serum?

Se querem a minha opinião mais honesta, não, não vale a pena usar uma Essência e um Serum.

Claro que se tiverem vontade e tempo para o fazer obviamente que podem usar os dois produtos, não se esquecendo que a Essência é o primeiro produto a aplicar depois da limpeza, e quando evaporar podem aplicar o Serum.

Agora para mim não faz sentido estarem a gastar ainda mais tempo do vosso dia aumentando a vossa rotina com um passo extra. Ou escolhem usar a Essência, ou escolher usar o Serum - tudo vai depender das vossas necessidades e do objectivo que querem atingir.

Imaginem que odeiam sentir produto na cara e acham que o vosso creme já não está a hidratar o suficiente - então vamos apostar numa Essência. Agora se a vossa preocupação é mais as manchas de envelhecimento e o vosso creme até vos deixa a pele que é um mimo - escolhemos um bom Serum despigmentante e usamos religiosamente.

Claro que podem existir casos específicos em que faz sentido associar os dois produtos, mas isso terá de ser visto sempre pessoa a pessoa, pele a pele.

 

Aí desse lado, já conheciam as Essências? Alguma vez usaram uma Essência de água? Ou ainda é um universo que não exploraram?

37 comentários

Comentar post