O Meu Jantar de Passagem de Ano
Apesar de eu ainda gostar de acreditar que sou um party animal, o meu corpo de trintão já grita que o que eu preciso é de uma mantinha, um programa de televisão e um pacote XXL de bolachas de chocolate.
Por isso ainda estive vai não vai de propor ao Cara-Metade para passarmos a passagem de ano bem sossegados a roncar, que na minha idade já ninguém me devolve as horas de sono perdidas, mas acabámos por decidir que passaríamos em casa sim mas na companhia de uma mão cheia de maravilhosos amigos.
O que talvez não saibam acerca de mim é que eu devo ser o anfitrião mais stressado de Lisboa e arredores.
Primeiro que tudo começo a fazer limpezas no dia anterior, não vá alguém ter um ataque de alergia por causa do pó acumulado debaixo do sofá desde 2014.
Depois faço uma inspecção meticulosa de todos os talheres, copos, pratos..., para garantir que não há sequer uma dedada, mas incrivelmente há sempre alguém que consegue ficar com a faca com o resto de molho de lasanha, o que me ensina que se há algo em que não devemos poupar é nas pastilhas para a máquina de lavar louça.
Por fim, eu sou aquela pessoa que se pudesse punha a comida na boca dos convidados.
Se alguma vez vierem jantar a minha casa preparem-se para antes sequer de se sentarem eu estar a debitar uma extensa lista de opções de comida e bebida que me podem pedir, tal é o meu medo que alguém passe fome ou sede nos meus aposentos! (e se disserem que não querem nada eu vou voltar a perguntar a cada 10 minutos para ter a certeza que não mudaram de opinião)
Quanto ao jantar de passagem de ano foi o Cara-Metade que tomou as rédeas da cozinha, proporcionando-nos um verdadeiro festim, ficando toda a gente tão deslumbrada que decidi partilhar convosco o menu.
Caso queiram roubar algumas ideias para o réveillon 2019/2020 (isto uma pessoa tem de começar a preparar-se com antecedência) estejam totalmente à vontade, e se precisarem de uma receita específica é só pedirem.
Deixo-vos também o registo fotográfico que foi possível fazer, visto que uma pessoa com uns copitos no bucho acha que mesmo a foto mais tremida está uma obra de arte digna de ganhar um Pulitzer e só no dia seguinte é que tem a noção da porcaria com que ficou!
Menu O Último Jantar de 2018
Tiborna regional
Queijo da serra floral
Azeitonas galegas
Beringela e dengaku
Feta tiganiti
Presunto de pato com salada de cogumelos pleurotos
Nabo assado em crosta salgada
Bacalhau confitado, grelos, raiz de aipo e pó do mesmo
Bochechas BT (baixa temperatura), noisette, vincotto, laranja
Gaspacho de morangos, hibiscos, hortelã e coco
Panacota de erva príncipe e amoras
Tarte de kiwi e mirtilos (esta feita por uma das convidadas)
Queijo de ovelha trufado, Chèvre, Roquefort, Queijo da Beira Baixa, Queijo Ormansag com vinho tinto e piri piri, Doce de lima e gengibre e amêndoas
Champanhe, passas, bolo de noz
Daiquiri de frutos vermelhos, Sangria de Pepino e basicamente todas as bebidas que haviam perdidas lá por casa! (fui eu que fiquei encarregue desta parte do menu por isso basicamente foi colocar tudo à disposição dos convidados que eu gosto é de ver gente bem disposta)
Aproveito para desejar um óptimo 2019 a todos, mas não se esqueçam, o ano mudou mas se quisermos ver verdadeiras mudanças nós também precisamos de mudar! :)