Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

12.12.19, Triptofano!

Visconti em 10 segundos: Descubram um restaurante italiano com o melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa, entusiasmem-se com o Risoni, ataquem a Pizza de 4 Queijos mas cuidado se quiserem sentar-se no sofá! 

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Quando soube que no Chiado, em pleno Largo Rafael Bordalo Pinheiro, tinha aberto um restaurante italiano de seu nome Visconti não pude deixar de sorrir, porque a alusão a um dos mais importantes directores de cinema de Itália pareceu-me encaixar como uma luva, já que uma refeição acaba por ser uma espécie de filme onde a comida tem o papel principal e nós ansiamos por um final feliz, que consiste em ficarmos com a barriga cheia e uma fantástica mão cheia de memórias.

Confesso que sempre que vou a um espaço tenho medo de ir com imensas expectativas e acabar por ver-me num filme de terror daqueles japoneses onde as pessoas serram os ossos das pernas ou coisa que o valha mas, a decoração do Visconti, que possui detalhes deliciosos relativos a Bordalo Pinheiro, e a simpatia e amabilidade do staff que me recebeu deixou-me completamente relaxado e bem impressionado.

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

O único problema foi quando a minha pessoa feita preguiçosa decidiu que ia sentar o seu real rabiosque no sofá que está no fundo do restaurante, e aí mais parecia ser o actor principal de um filme de comédia.

É virtualmente impossível conseguirem chegar ao sofá sem arrastarem uma mesa ou darem uma cuzada no prato da pessoa do lado ou mesmo na cara dessa pessoa, o que até pode não ser má ideia se estiverem solteiros e já tiverem esgotados todos os vossos matches no Tinder.

Felizmente para mim que sou casado e não me apetecia ter uma crise conjugal antes da sobremesa, não havia ninguém que pudesse ter o infortúnio de ter sido atacado pelos meus glúteos!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Quando consegui finalmente sentar-me, serviram-me um fantástico cocktail de autor para evitar que ainda morresse desidratado com o esforço, preparado com Aperol infusionado em pepino, Bourbon, Licor Saint Germain (uma bebida com apontamentos de maracujá, perâ, uva e limão), soda, limão e xarope de açúcar.

Pessoalmente adoro uma boa bebida que tenha pepino na composição, porque activa toda uma panóplia de papilas gustativas. Este cocktail ainda não tinha nome, e se fosse eu a escolher apelidaria-o de Ludovica, por ser simultaneamente doce mas amargo, tradicional mas rebelde. A escolha do nome é uma alusão a uma das minhas séries italianas preferidas, Baby!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Em termos de comida o enfardamento (que vocês sabem que eu sou um poço sem fundo) começou com um belíssimo cogumelo Portobello, com uma textura muito bem conseguida, recheado com Parmigiano Reggiano.

Se na teoria este cogumelo tinha tudo para ser um super mega hiper orgasmo, na realidade ficou muito aquém, devido ao sabor do conjunto ser muito liso, necessitando de algo mais aromático que o transportasse para outra dimensão, como por exemplo orégãos, tomilho ou manjericão, ou uma manteiga de alho ou mesmo um guanciale (um tipo de bacon não fumado italiano, preparado com as bochechas do porco).

Agora a foccacia de alecrim que acompanhava o cogumelo era simplesmente maravilhosa, extremamente bem cozida e amassada, muito fofa, e impossível de deixar de comer.

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

O salmão fumado da casa era extremamente saboroso, muito bem fatiado, sendo que o sabor do peixe contrastava com o da pimenta preta e complementava-se com o do queijo creme. Além disso o salmão era fumado ao ponto, o que significa que o fumo não dominava o prato e por isso não aniquilava o perfil aromático dos outros ingredientes.

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Se vocês costumarem ler as minhas "críticas gastronómicas" já devem saber qual a pizza preferida do Cara-Metade e que ele pede sempre quando vai a um restaurante: a de 4 Queijos!

Desta vez não foi excepção, e para a mesa veio uma pizza com Mozzarela di Bufala, Gorgonzola, Parmigiano Reggiano e Queijo artesanal de cabra. Feita no dourado forno a lenha que é impossível não ir espreitar, esta pizza de massa alta, fofa e estaladiça, come-se num instante.

É verdade que o queijo de cabra é um elemento mais agressivo que dá à pizza um toque ligeiramente ácido, o que pode não reunir consenso entre todos, mas minha gente, a vida é para experimentar coisas novas e percebermos que há todo um excitante mundo gastronómico à espera que lhe enfiemos o dente.

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Como prato principal o Cara-Metade pediu um Entrecôte Toscano de 240g maturado por 21 dias, que era acompanhado por um Risoni.

Servida na tábua, este entrecôte era todo um festival de sabores, devido à trufa, ao tomate confitado e às mostardas, só que por vezes uma pessoa está à espera de um festival com espaço para 100 pessoas e acaba num com 10.000 - significa isto que para mim havia demasiados elementos na tábua e eu ficaria mais satisfeito com uma apresentação mais minimalista.

Outro ponto menos positivo foi a rúcula servida ter vindo debaixo da carne, o que levou a que com o calor ficasse mole e sem graça.

Agora tenho de destacar os dois pontos fortes deste Entrecôte Toscano.

Primeiro a carne, extremamente macia, cozinhada no ponto, irresistivelmente saborosa e com uma boa quantidade de gordura, o que permitiu que ela não ficasse seca tornando a experiência de a saborear inesquecível.

Depois o Risoni, com o qual eu nunca tinha tido o prazer de me cruzar, e que consiste numa massa italiana com o formato de arroz também conhecida por orzo ou arroz italiano.

Comer um risoni é uma experiência invulgar, onde o nosso cérebro tenta catalogar da melhor forma o que a boca está a ingerir. Arroz doce? Aletria? Por mais que tente não consigo explicar por palavras a sensação que é degustar este saboroso acompanhamento, por isso é algo que devem mesmo experimentar.

Só tenho pena que supostamente o risoni devesse vir com marcarpone e salva, porque não consegui de todo identificar esses elementos, no entanto não foi isso que impediu que ele fosse uma das grandes surpresas da refeição.

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Mas o verdadeiro ponto alto da noite, aquele momento em que eu tive a certeza que tinha incontinência urinária porque libertei uma gotinha de xixi, o prato que ainda hoje me faz ter sonhos húmidos de tão bom que era, foi o Risotto de cogumelos selvagens.

Eu tenho sempre receio de pedir um risotto num restaurante, porque já perdi a conta das vezes que acabei a comer um arroz malandrinho completamente desligado, porém o Visconti fez-me recuperar a fé na restauração Lisboeta, servindo-me o melhor risotto de cogumelos de Lisboa.

Encimado com um gigantesco cogumelo porcini, muito bem marcado e extremamente saboroso, este risotto tinha tudo.

Desde um arroz impecavelmente cozido e ligado, passando por uma quantidade absurda de cogumelos e acabando num sabor verdadeiramente celestial, este prato é obrigatório de ser experimentado quando visitarem o Visconti - a não ser obviamente tenham alergia a cogumelos e mesmo assim vale a pena arriscar se tiverem convosco uma bela de uma Anapen!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Para sobremesa foi devorado o Il Tiramisù, um tiramisú clássico com um belo sabor a café, com uns palitos de champanhe bem hidratados e rematado com o imprescindível chocolate amargo em pó; e uma La Pana Cotta e Frutti Rossi, bastante agradável, com uma coulis soberba, mas onde eu dispensava as pétalas de rosa e punha mais um bocadinho de pana cotta!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

O melhor Risotto de Cogumelos de Lisboa é no Visconti!

Se gostam de comida italiana e adoram de morte risotto de cogumelos então precisam mesmo de visitar o Visconti! Garanto-vos que vão entrar num filme com um final bastante feliz!

 

Visconti Chiado Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

1 comentário

Comentar post