Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

10
Nov18

O Melhor Petisco que Comi na Minha Vida


Há momentos na vida de uma pessoa em que temos de recorrer a todo o nosso auto-controle para manter a calma e a postura.

 

Um desses momentos ocorreu quando fui jantar no restaurante A Fazenda, em Alfragide e, garanto-vos, que nunca pensei que tal pudesse acontecer.

 

Estava muito tranquilamente a saborear a minha refeição quando me puseram um petisco à frente com um aspecto excepcional.

 

Ansiosamente coloquei uma garfada na boca e o meu mundo transformou-se.

 

Só me apeteceu pegar em metade daquele manjar dos Deuses do Olimpo e esfregá-lo todo na cara enquanto lambuzava os dedos. Depois retirar a camisola, deitar-me em cima da mesa e esfregar o resto no meu peito desnudo enquanto atingia um orgasmo alimentar.

 

Felizmente consegui controlar-me, porque tenho um peito peludo e depois ficava com a comida toda lá agarrada e era uma chatice (além de que provavelmente seria expulso do restaurante por atentado ao pudor).

 

Ficaram curiosos em saber que petisco foi este que me levou ao delírio? Já lá vamos.

 

A visita ao A Fazenda deveu-se a um evento Gold cortesia da Zomato Portugal, estando presentes além de mim outros foodies detentores do Zomato Gold.

 

O espaço está bastante bem decorado, com detalhes deliciosos, sendo que o meu imaginário transportou-me para um monte Alentejano.

 

Fomos brindados com música ao vivo, mas não daquela que por vezes abafa as conversas e dá dores de cabeça, mas sim uma música suave, que nos acompanhava na refeição em vez de nos empurrar porta fora.

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Antes de falar da comida em si não posso deixar de comentar a simpatia de toda a gente que trabalha neste restaurante.

Eu pensava que era uma pessoa simpática no meu trabalho, mas em comparação estou na realidade ao nível do Grou - O Maldisposto.

 

Se não fosse farmacêutico iria pensar que havia algum medicamento novo no mercado que deixava as pessoas extremamente felizes (infelizmente não há, acreditem que eu procurei), mas a verdade é que quando genuinamente se gosta do que se faz a alegria transparece para todos os que estão à volta.

 

Sobretudo a Inês, a dona do espaço, deve ser das pessoas mais alegres e positivas com quem me cruzei nos últimos meses.

 

A refeição começou com um Gin Sour e eu que não sou nada adepto de Gin fiquei completamente rendido a esta bebida, feita com Gin Tanqueray Flor de Sevilla, sumo de lima e clara de ovo.

 

Descobri que a pintinha castanha que ele tinha no meio, que também se encontra no Pisco Sour, é Angustura, uma preparação alcoólica à base de plantas.

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Depois vieram as manteigas caseiras, uma tradicional, outra de coentros e salsa, e uma terceira de chourição, as quais devorei com quantidades industriais de pão.

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Para não ficar embuchado ataquei valentemente a sangria branca, deliciosamente equilibrada e que escorregava muito bem.

 

Quando começaram a chegar os petiscos à mesa os meus olhos reluziram face a tanta coisa boa.

 

Aqui tenho que fazer um pequeno pedido de desculpas (sorry not sorry...) aos meus colegas foodies que provavelmente comeram muito menos que eu, já que eu basicamente me atirei a tudo o que estava na mesa sequestrando para a minha beira alguns dos pratos.

 

Tudo o que nos foi servido estava excepcional, desde as batatas fritas à fazenda e os chips de batata doce, passando pelos legumes assados e pelos pimentos padrón, não esquecendo os cogumelos fresquinhos.

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Só que como em tudo, houve alguns petiscos que me tiraram do sério, por isso aqui vai o meu TOP 5 de petiscos a pedir quando forem à Fazenda.

 

Número 5 - Ovos Rotos

 

A Fazenda - Restaurante Zomato GoldA Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Um prato de origem espanhola, os ovos rotos são basicamente ovos fritos cuja gema semilíquida é "rota" à nossa frente, fundindo-se com o presunto e as batatas fritas.

 

É fantástico como é que algo tão simples consegue ser tão saboroso.

 

Número 4 - Ovos Mexidos com Farinheira

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Este é um clássico de qualquer restaurante de petiscos que se preze, mas quantas vezes é que não encontraram pedaços enormes de gordura que desvirtuavam o prato?

 

Estes ovos mexidos com farinheira, além de estarem deliciosos, não tinham nem um bocadinho de gordura para amostra, o que me deixou com um enorme sorriso no rosto.

 

Número 3 - Moelas Estufadas

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Se há coisa que eu gosto de comer é moelas, e um dos meus objectivos de vida é descobrir os melhores locais em Lisboa para as comer.

 

Estas ficaram sem dúvida no meu Top 3 de Moelas Lisboetas, tenras, muito bem temperadas, uma delícia para as minhas papilas gustativas.

 

Quando a Inês me perguntou o que achava delas disse-lhe que só melhorava uma coisa, e ela foi como se me tivesse lido o pensamento, porque perguntou-me logo se eu gostaria delas um bocadinho mais fortes, assim a darem um punch maior de sabor.

 

Explicou-me que também ela gostava de um tempero mais "agressivo" mas como havia inclusive muitas crianças loucas por moelas que o sabor tinha de ser mais meigo.

 

A minha sugestão passaria por uma vez por mês banirem a entrada de criancinhas e darem tudo nas moelas (desculpem lá criancinhas.....)

 

Número 2 - Mil Folhas Cabreiras com Pinhões e Mel

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

A cremosidade do queijo, a textura crocante do mil folhas e dos pinhões e a suavidade gulosa do mel transformaram este petisco, que eu considero uma excelente pré-sobremesa, como um dos pontos altos da noite.

 

Simplesmente fantástico!!

 

Menção Honrosa - Gambas "Al Ajillo"

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Dá-me gosto encontrar pessoas que além de adorarem o que fazem também sabem o que estão a fazer.

 

As gambas estavam boas até dizer chega, bem temperadas e bem cozinhadas mas o que me deliciou foi a apresentação.

 

Quantos sítios é que já não fui onde a gamba vem com a casca na sua totalidade, obrigando-me a vestir um daqueles impermeáveis que os turistas usam quando chove de forma a não ficar todo sujo e com as mãos cheias de molho ao tentar descascar sem sucesso o raio da bicha? (vamos ter em conta que eu nunca serei aquela pessoa que vai conseguir descascar marisco com faca e garfo ok?)

 

Aqui a gamba vinha com a cabecinha, a ponta do rabinho para lhe podermos pegar de forma seguro, e o corpo delicioso já estava descascado.

 

Assim dá gosto comer!

 

O meu único arrependimento foi que me esqueci de molhar o pãozinho no molho - apeteceu-me dar chibatadas a mim próprio por tamanha falha!

 

Número 1

 

O melhor petisco que comi na minha vida. A combinação de sabores que me fez ter um orgasmo nas papilas gustativas. A coisa mais fantástica que já entrou na minha cavidade bucal.

 

Panado Chévre com Compota Caseira de Frutos Vermelhos

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

  

Gordura e açúcar: a combinação perfeita para qualquer guloso que se preze.

 

Mas esta combinação estava fantástica, é que eu nem consigo arranjar palavras para descrever o quão bom estava, só mesmo provando.

 

Se eu soubesse tinha levado um tupperware para levar meia dúzia daquelas maravilhas para casa.

 

Mandei uma foto ao Cara-Metade com a legenda Baby, baba baba ba porque já sabia que ele ia roer-se de inveja.

 

Não posso garantir, mas tenho a sensação que ele me bloqueou durante um par de horas como retaliação por eu estar-lhe a fazer pirraça.

 

Houve pessoas no meu grupo que disseram que este petisco não tinha sido o melhor - eu como pessoa democraticamente instruída sorri e deixei de as seguir no Zomato porque naquele momento perderam para mim toda e qualquer credibilidade!

 

Depois de todos estes petiscos fantásticos ainda vieram sobremesas.

 

Eu nesta altura já tinha os meus quatro estômagos de vaca completamente cheios, por isso o arroz doce e a torta de laranja não foram provados por mim, mas quando descobri que havia Banoffee - que é só uma das minhas sobremesas favoritas - usei a minha técnica de sacudir o estômago para encaixar melhor a comida estilo Tetris, e arranjei um espaço para ele.

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

Estava muito boa com os sabores equilibrados sem haver nenhum a sobrepor-se ao outro.

 

Só mudava um pequeno detalhe: quando se comia de vez em quando sentiam-se alguns cristais de açúcar, o que me leva a crer que não foi usado açúcar em pó.

Mas de resto estava óptima.

 

Se quiserem fazer um convívio de amigos, um jantar de aniversário, um almoço com a vossa empresa, ou simplesmente irem com alguém especial (nem que sejam vocês mesmos) e deliciarem-se com comida fora de série, A Fazenda é o lugar onde devem ir.

 

A Fazenda - Restaurante Zomato Gold

 

E como eu estou tão confiante que vão gostar, se quiserem mandem-me pelo Instagram (@triptofano86) fotos vossas a babarem-se com o Panado Chévre - eu prometo que não as publico no meu feed! 

 

 

 

A Fazenda Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D