Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

O Farmacêutico Responde: Dolostop Duo

02.10.19, Triptofano!

Volta e meio recebo um e-mail amoroso de alguém que lê o blog a fazer-me perguntas sobre a minha área de formação, a farmácia, e eu fico mais do que contente por poder ajudar.

Desta última vez questionaram-me sobre um medicamento não sujeito a receita médica, que segundo apurei vai estar a bombar na televisão em breve, que honestamente nunca tinha ouvido falar.

Meus senhores e minhas senhoras, meninas e meninas, seres não binários deste universo e dos outros que por aí existam, apresento-vos o Dolostop Duo.

Dolostop Duo

O Dolostop Duo posiciona-se no tratamento sintomático a curto prazo da dor ligeira a moderada, o que é fantástico, porque o que todos nós queremos é ter a melhor qualidade de vida possível.

Se não ponho em qualquer momento em causa a qualidade deste medicamento, também tenho de ser honesto e dizer que não será de todo um produto que eu vá sugerir a um utente meu.

Primeiro que tudo, juntar ibuprofeno e paracetamol no mesmo comprimido para mim não faz sentido.

Sempre que aconselhei estas duas substâncias foi de forma intercalada de forma a conseguir-se um melhor controlo da dor e/ou febre.

É verdade que o comprimido podia ser daqueles inteligentes que liberta primeiro uma substâncias e depois a outra, mas não é o que acontece neste caso.

Em segundo, a dosagem de ibuprofeno é extremamente baixa.

Estamos a falar de um medicamento que é direccionado para adultos, isto é, a partir dos 18 anos, por isso 150 mg de ibuprofeno na minha opinião é muito pouco.

Obviamente que podemos fazer dois comprimidos de cada vez, o que daria 1000 mg de paracetamol e 300 mg de ibuprofeno, mas como a dose recomenda é somente 6 comprimidos por dia, no máximo teríamos em circulação 3000 mg de paracetamol e 900 mg de ibuprofeno, o que na maioria dos casos é insuficiente (no que toca ao ibuprofeno claro, porque em termos de paracetamol é mais que suficiente, e aumentar esta dosagem é meio caminho andado para derretermos o fígado!).

Por fim, o preço não é assim muito convidativo.

Segundo o que consegui apurar, em média uma caixa de 16 comprimidos fica por 7 euros.

Ora tendo em conta que uma caixa de paracetamol 500 mg de 20 comprimidos custa em média 1 euro e uma caixa de ibuprofeno 200 mg de 20 comprimidos custa em média 3 euros, se comprarmos as substâncias em separado temos mais comprimidos, com uma dosagem maior no que toca ao ibuprofeno, por quase metade do preço.

O Dolostop Duo até pode vir a ser considerado produto do ano e esfregarem-me o título na cara para eu não ser hater, mas sinceramente a mim não me convence e não acho que venha preencher alguma lacuna no mercado!

E vocês, há alguma duvida farmacêutica que tenham que eu vos possa ajudar? 

9 comentários

Comentar post