Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

O dia em que deixar de sofrer já não é um crime!

20.02.20, Triptofano!

Todos os projectos que despenalizam a eutanásia foram aprovados pela maioria dos deputados no Parlamento, e, apesar de ainda muito poder acontecer, desde referendos a vetos presidenciais, não posso deixar de sorrir abertamente e dizer que hoje foi um dia histórico para Portugal, o dia em que deixar de sofrer já não é um crime.

O dia em que deixar de sofrer já não é um crime!

A aprovação de todos os projectos foi mais que uma vitória parlamentar, foi uma vitória da dignidade e da possibilidade de escolha. Foi uma vitória de poder dizer que sim ou que não, de poder continuar ou terminar, de poder partir ou ficar.

O dia de hoje foi uma vitória contra aqueles que querem impor as suas convicções aos outros, não percebendo que o nosso direito à individualidade não pode colocar em causa a liberdade dos outros indivíduos.

O dia de hoje foi uma vitória contra a demagogia, o popularismo, as falsas crenças, as teorias de que com jeitinho tudo se consegue e ultrapassa, mas mais importante que tudo, foi uma vitória contra o sofrimento.

Uma vitória contra um sofrimento infinito, incansável, ininterrupto.

O dia de hoje não foi uma vitória da morte como muitos querem que tantos outros pensem. Foi sim uma vitória da dignidade do ser humano perante uma vida que nem sempre é um filme com um final feliz.

E tal como nos cinemas, onde se o filme for insuportável não precisamos de ficar até ao fim, também na vida devemos ter o poder de decidir quando queremos passar à fase seguinte. Mesmo que já tenhamos comprado bilhete e o balde de pipocas ainda esteja a meio.

8 comentários

Comentar post