O CrópãoDeus
Depois do Crósselado eis que descobri uma nova espécie de croissant a qual carinhosamente apelidei de CrópãoDeus.
O CrópãoDeus é nem mais nem menos do que o cruzamento entre um croissant delicioso e um pecaminoso pão de Deus.
E onde encontrar este híbrido da pastelaria?
Em Entrecampos, em frente à Cantina Nova, do outro lado da estrada, pertinho da Faculdade de Farmácia e do ISCTE, fica o Sam Croissants, um espaço agradável onde se pode enfiar o dente com gosto em croissants quentinhos acabados de fazer, já que é na loja que são confeccionadas todas as maravilhas pasteleiras que podem ir parar ao nosso prato (e para os voyeurs da farinha e da manteiga é possível através de uma janelinha ver os croissants a serem feitos na hora).
Ideal para uma pausa saborosa, o Sam Croissants respeita a nossa carteira, já que dois croissants, dois sumos de morango, um café e um chá ficam por pouco mais de 5 euros.
Quando visitei o espaço com o Cara-Metade ele pediu o croissant com massa folhada de alfarroba e recheio de rúcula e queijo creme, que estava uma verdadeira delícia.
É verdade que a massa de alfarroba torna o croissant um bocadinho mais denso mas não fica de todo maçudo na boca nem precisamos de um litro e meio de água para empurrar para baixo.
Eu perdi-me de amores com o CrópãoDeus, o qual pedi para cortar em metade, uma parte com recheio de queijo e a outra com um fantástico doce de maçã com generosos pedaços.
Só posso dizer que ainda hoje me cresce água na boca só de relembrar tal maravilha da pastelaria.