Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

22
Out18

O Botanista


Ir ao Botanista, um restaurante vegan no Cais do Sodré, é experienciar como seria a nossa vida se todos os que nos rodeassem sofressem de Alzheimer.

 

São todos maravilhosamente simpáticos mas esquecem-se de nos vir recolher o pedido, depois de o recolherem perguntam mais três vezes se já o pedimos, dizem que nos vão trazer dois pratos que nunca chegam, pedimos uma faca que fica perdida no vazio da memória, trocam o nome das coisas que nos colocam na mesa deixando-nos na dúvida se temos o pedido certo ou não, vagueiam indefinidamente nas ausentes sinapses cerebrais quando questionamos a forma de confecção de determinado produto.

 

O Botanista é um espaço lindo, maravilhoso, daqueles que dá vontade de visitar só para conhecer o ambiente. Mas fiquei com a sensação que, apesar de colocarem carinho na comida que fazem, o mais importante são as aparências - se quiserem uma data de fotos bonitas para o vosso feed do instagram este é o local!

 IMG_20181022_080125.jpg

 

Agora o que eu não tolero é que me levem ao engano.

 

Se dizem que são detentores de um brunch, eu espero encontrar isso mesmo, um menu/ementa de brunch que consiste num valor X que engloba um certo número de opções. Não é uma folha intitulada brunch (uma carta de brunch) com uma data de pratos cada um com o seu valor - é que não faz sentido visto que essas opções podem ser pedidas a qualquer hora!

 

Botanista querida, ou arranjas um menu/ementa de brunch a sério ou toca de tirar da carta essa falácia, porque os verdadeiros amantes do brunch não vão ficar agradados.

 

Relativamente à refeição em si, eu e o Cara-Metade começámos com um sumo do dia de melancia para ele, e uma limonada preta para mim.

 

A minha limonada tinha carvão activado, e confesso que a pedi só por causa do deslumbramento visual, já que o carvão activado não deve ser tomado juntamente com medicamentos ou alimentos, porque os vai absorver em vez das toxinas e gases presentes no nosso organismo.

Por isso carvão activado numa refeição pode ser bonito mas não é funcional.

 IMG_20181022_080030.jpg

 

Depois veio para a mesa uma taça de tofu fumado com trigo serraceno e manga que estava divinal.

 

Para o Cara-Metade um revuelto de batata-doce, feijão, tomate assado e créme fraîche muito bem confeccionado.

 

O problema é que a utilização de tantos ingredientes na confecção do prato, e muitos deles pouco usuais, torna o food cost do mesmo altíssimo, e isso reflecte-se na dose que é servida ao cliente.

 

Às vezes é melhor simplificar de forma a poder servir algo mais substancial ao cliente esfomeado!

 IMG_20181022_080359.jpg

IMG_20181022_080100.jpg

 

As gyozas botânicas com salada sunomono foram uma desilusão, tudo por causa da massa enfarinhada que se colava aos dentes, sinal de que provavelmente já estavam feitas há algum tempo.

 IMG_20181022_080334.jpg

 

Foram compensadas pelo fantástico trio de waffles, cada uma melhor que o outra: banana caramelizada, canela e caramelo salgado; pêssegos assados, iogurte vegetal e amêndoas tostadas; chocolate, mirtilos, manteiga de amendoim e cacau cru.

 IMG_20181022_080423.jpg

 

Para finalizar atacámos a montra de sobremesas, que tinha um aspecto divinal.

 

Ao Cara-Metade saiu a sorte grande, com um banoffee de fazer escorrer um fio de baba pelo queixo.

 

Eu aventurei-me num visualmente delicioso bolo de aveia com recheio de morango, que era bom sim senhor, só que era demasiado seco.

As camadas de aveia eram tão altas que em certas partes era como se estivéssemos a colocar uma mão cheia de areia na boca. Se as camadas fossem mais pequenas intervaladas com creme então teria sido fantástico, assim foi simplesmente bom.

 IMG_20181022_075936.jpgIMG_20181022_080453.jpg

 

Saí com sentimentos contraditórios do Botanista. Por um lado senti-me confortável, bem recebido, visualmente satisfeito. Por outro fiquei com a sensação que muita coisa teria de melhorar até eu voltar lá! 

 O Botanista

O Botanista

 

O Botanista Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

23 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D