Na Casa-de-Banho da Teresa: Fluido de Verão KPF 90 René Furterer
Quando tive a ideia de lançar a rubrica do Na Casa-de-Banho d', foi com o objectivo de conhecer os hábitos de beleza de outras pessoas, descobrir novos produtos mas também de poder dar destino a algumas coisas que me oferecem e que simplesmente não faz sentido eu usar!
Há uns tempos atrás recebi alguns produtos da René Furterer em casa, sendo que um deles foi o Fluido de Verão KPF 90, que é basicamente um fluido de protecção solar para os cabelos expostos.
Tudo muito bonito não fosse eu ser praticamente careca, por isso que cabelos expostos é que eu iria proteger? Se fizesse nudismo talvez ainda tivesse sítio onde o utilizar, mas pronto, isso é outra conversa.
Por isso é que me lembrei da Teresa, que sabia que gostava deste tipo de produtos, que os costumava usar e por isso seria a melhor pessoa para me dizer se este Fluido de Verão KPF 90 era alguma de coisa de jeito ou não.
Antes de conhecermos a opinião da Teresa acerca do produto deixem-me falar um bocadinho acerca dele para estarmos todos sintonizados na mesma frequência.
O sol é o inimigo número 1 do nosso cabelo, porque quando exposto muito tempo às radiações solares as fios de cabelo ficam com um filme hidrolípidico deficiente, filme esse que é responsável por lubrificar a fibra capilar, deixando-a assim frágil, com as escamas levantadas e as pontas partidas.
Por isso é que quando o cabelo fica demasiado tempo ao sol sem ser protegido o resultado final é um cabelo seco e áspero, com a cor alterada e a parecer verdadeiramente um monte de palha, o que leva a que se tenha de correr o mais depressa possível caso haja algum burro esfomeado nas imediações!
O Fluido de Verão KPF 90 da René Furterer vem ajudar a proteger o nosso cabelo graças ao extracto de sésamo que é naturalmente fotoprotector e de uma grande riqueza nutricional (ácidos gordos, vitamina E e sais minerais) desempenhando o papel de um verdadeiro ecrã solar natural e combatendo activamente a secura dos cabelos ao sol; ao óleo de rícino que vai oferecer mais nutrição à fibra capilar e ao filtro UV que permite preservar o filme hidrolipídico das agressões do sol, do vento e do cloro!
Mas o que raio é este KPF 90?
O KPF, Keratin Protection Factor, é o primeiro e único índice de protecção solar capilar patenteado, que mede a degradação da protecção da queratina dada pelo protector solar capilar e que indica a percentagem de protecção deste constituinte essencial do cabelo.
Simplificando, KPF 90 é igual a 90% da queratina protegida!
Prós e Contras
Depois de ter testado o produto na piscina e na praia com toda a calma do mundo (que eu gosto que as pessoas testem as coisas tranquilamente para não tirarem conclusões precipitadas) a Teresa só me enviou prós do produto.
Eu bem insisti com ela para descobrir alguma coisa negativa mas ela não foi capaz, só que eu, como farmacêutico chato e picuinhas, achei por bem referir dois pequenos contras do produto! (só para ser irritante eu admito)
Prós
Fácil manuseamento. O fraco adapta-se perfeitamente às mãos pelo seu tamanho que é o ideal tanto para manusear como para transportar para onde se necessita! (abaixo os produtos cujas embalagens são verdadeiros trambolhos!)
Cheiro a praia. O produto tem um aroma leve e agradável, não sendo excessivamente forte.
Não deixa o cabelo oleoso, sendo fácil de aplicar por todo a cabeleira, sendo que também não cola nas mãos! (ninguém quer ter mãos à pega-monstro convenhamos!)
A Teresa também referiu que notou que o cabelo fica mais liso depois da aplicação do produto e que até já o usou como protector de cabelo antes da chapinha e gostou dos resultados!
Contras
O produto está apenas direccionado para a fibra capilar, o que significa que não devem utilizar no couro cabeludo, porque não vão ter a protecção solar devida e arriscam-se a ter uma valente queimadura.
A comunicação do KPF não está 100% clara, sendo que em alguns canais de comunicação da marca mistura-se o KPF com o SPF. Para mim enquanto farmacêutico é fundamental que o cliente compreenda que tipo de produto tem à frente, e misturar alhos com bugalhos não é a melhor forma de se conseguir isso!
Mas ó Triptofano, a foto do produto que tu colocaste não é exactamente igual à foto que eu encontro no site!
É verdade, a foto não é exactamente igual porque o produto que eu recebi e que dei à Teresa era a versão antiga. Nada mudou a não ser a comunicação do KPF, que deixou de figurar KPF 90, para aparecer KPF 50+, de resto tudo é igual.
O Veredicto Final
Para a Teresa é um grande sim, já que como ela me confidenciou, no passado tinha usado outros produtos similares mas não tão interessantes como este!
Para mim enquanto farmacêutico, é um sim um bocadinho de nada mais pequeno, apenas pelas questões de comunicação da marca, que acho que mesmo com as alterações que foram feitas ainda podem ser ligeiramente confusas.
E vocês, já alguma vez experimentaram este Fluido de Verão KPF 90 para protegerem os vossos cabelos? Costumam usar algum outro produto para o mesmo fim? E a René Furterer, já conheciam a marca ou nunca tinham ouvido falar?