Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Medicamento Victan Esgotado: O que fazer?

25.07.20, Triptofano!

Quem habitualmente toma o medicamento Victan (loflazepato de etilo), indicado para o tratamento de crises de ansiedade, crises de angústia, abstinência alcoólica e para o tratamento e prevenção de delírios com tremores, em adultos, já deverá ter dado conta da dificuldade que é arranjar o mesmo nas farmácias.

Segundo a Circular Informativa n.º 134/CD/100.20.200 de 21/07/2020 do Infarmed "A empresa Sanofi Produtos Farmacêuticos Lda., único titular de autorização de introdução no mercado do medicamento Victan 2mg em Portugal – embalagens de 20 e 60 comprimidos -, comunicou ao INFARMED, I.P. a sua incapacidade temporária de abastecer o mercado, tendo indicado o 4.º trimestre de 2020 como data provável de reposição deste medicamento no mercado."

O que fazer então no caso de já não encontrar Victan na sua farmácia habitual?

É possível fazer um pedido extraordinário (sem certezas absolutas do mesmo poder ser satisfeito) ao laboratório por parte do utente para enviar uma embalagem de Victan do stock SOS para a Farmácia da sua conveniência.
 
Para tal todos os utentes interessados deverão enviar um e-mail para PT-Clientes@sanofi.com expondo a situação e pedindo mais informações de como proceder para obter o medicamento.
 
E no caso da resposta ser negativa?
 
Aqui existem duas opções:
 
Em casos mais severos em que existe uma necessidade indiscutível de tomar o fármaco, o utente deverá contactar o seu médico prescritor de forma a ele prescrever uma alternativa terapêutica, de forma à sua saúde não ficar comprometida.
 
Em casos menos severos a opção poderá passar por medidas não farmacológicas para o controlo da ansiedade, que poderão ser aconselhadas pelo Médico, Farmacêutico ou outro Profissional de Saúde com competências para tal, e que passam pela fitoterapia, meditação, técnicas respiratórias, exercício físico, entre outras.
 
Deixo o apelo que, por mais tentador que seja, evitem a auto-medicação com fármacos que vos possam ser cedidos por familiares, amigos ou conhecidos. Cada caso é um caso e cada pessoa é uma pessoa, e a toma de medicamentos sem a avaliação prévia por parte de um Profissional de Saúde pode acarretar graves consequências no futuro.
 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    07.09.20

    Por favor arranja-me uma caixinha de victan já tomo a 11 anos desde o nascimento do meu filho.  Só se saber a fallta fo medicamento estou em pânico e ansiosa. Tenho uma vida ativa não sei o que faça. Deixei um fiasem tomar aí Jesus não desejo a ninguém. Por favor ,por favor,por favor o victan.Meu contato 966216029
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    25.09.20

    Meu deus...ainda falam dos toxicodependentes quando voces sao os verdadeiros toxicodependestes
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.