Levantar medicação no hospital em tempos de Coronavírus
Imaginem que precisam de levantar uma medicação hospitalar - por exemplo por causa de um transplante - para tomarem diariamente em vossa casa, mas devido a esta pandemia de Coronavírus queriam evitar a deslocação à farmácia do hospital.
Devido à Operação Luz Verde, até, por enquanto, ao final de Maio de 2020, é possível de forma gratuita para os utentes, pedir que a medicação hospitalar seja entregue na farmácia comunitária mais perto de si.
Se inicialmente os utentes tinham que fazer o pedido aos Serviços Farmacêuticos do Hospital onde eram seguidos, devido à compreensível dificuldade em fazer o contacto telefónico com os ditos Serviços, é pedido agora que o utente peça ao seu Farmacêutico Comunitário (ou seja o farmacêutico fofucho que trabalha em farmácias fora do hospital) para fazer esse pedido.
O Farmacêutico Comunitário irá entrar em contacto com a LAF - Linha de Apoio ao Farmacêutico - que após a identificação do utente irá fazer o pedido ao hospital de forma a que a medicação seja entregue na Farmácia Comunitária que o utente escolheu (o utente pode até escolher uma farmácia que não costume utilizar de forma a preservar a sua privacidade casa assim o entenda).
Quando o medicamento hospitalar chegar à farmácia comunitária (caso o hospital dê luz verde ao processo), o farmacêutico comunitário telefona para o utente para ele o vir levantar - rápido e fácil!
Por isso se fazem ou conhecem alguém que faz medicação em casa que vai buscar ao hospital, podem beneficiar da Operação Luz Verde!