Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Kalifat: A série para ver nesta quarentena

17.04.20, Triptofano!

Disponível no Netflix, Kalifat é uma série sueca cuja história se passa entre a Suécia e a Síria, e aborda o tema da radicalização religiosa, radicalização esta que levou a que muitos jovens europeus tenham fugido dos seus países para irem de encontro ao auto-denominado Estado Islâmico, conhecido como Daesh.

Kalifat: A série para ver nesta quarentena

Kalifat leva-nos numa viagem de emoções díspares, desde a revolta à comoção, do medo à esperança, fazendo-nos mais que uma vez questionar o que faríamos se a radicalização religiosa batesse à nossa porta e nos levasse os nossos filhos ou alguém que profundamente amássemos.

Não é uma série leve que se veja para distrair a mente, são sim oito episódios fortemente viciantes que nos fazem ficar agarrados ao ecrã enquanto os nossos sentimentos relativamente às personagens vão mudando consoante a história nos é apresentada minuto a minuto.

Kalifat não pretende apresentar desculpas nem encontrar culpados, apenas mostrar que existe mais que uma versão para uma mesma história. Que todos podemos mudar de opinião, mas que as nossas escolhas trazem consequências acopladas. E que é muito mais fácil julgarmos e tomarmos decisões quando as coisas não se passam dentro de nossa casa.

Kalifat é sem dúvida a série para ver nesta quarentena e para nos relembrar que qualquer radicalização é perigosa. Seja religiosa, política ou clubística, quando deixamos de ver a imagem global e passamos a ter palas nos olhos para apenas enxergar uma parte do todo, estamos a enveredar por um caminho que mais cedo ou mais tarde vai causar sofrimento: a nós, aos outros, ou a todos...

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.