Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Isco, a Padaria da Massa Mãe

20.05.19, Triptofano!

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

Levante a mão quem adora pão acompanhado de uma manteiguinha salgada maravilhosa a derreter-se de forma ligeiramente ordinária provocando ondas galopantes de saliva na cavidade bucal!

O pão está na moda, e mais importante que isso, as pessoas cada vez mais dão importância a um pão de qualidade, mesmo que seja ligeiramente mais caro. 

Já tinha ouvido falar da Isco, uma padaria artesanal em Alvalade, há algum tempo, e cada vez se tornava mais difícil ignorar a existência de um suposto pedaço de paraíso na Terra, sobretudo por causa dos gemidos orgásmicos de quem me relatava uma visita ao espaço para comprar pão.

A Isco destaca-se de muitas das outras padarias, também pelas vibrações suecas que influenciam desde a decoração até à oferta de pastelaria de padeiro, mas sobretudo pela utilização nos seus pães de isco, ou como é mais amplamente conhecido, massa-mãe.

Isco, a Padaria da Massa-MãeIsco, a Padaria da Massa-Mãe

Mas o que raio é o isco?

Acho que nada melhor que vos apresentar a definição descaradamente roubada por mim do blog Zine de Pão, cujo autor é um dos sócios da Isco.

Isco: Cultura de leveduras selvagens que é criada misturando farinha e água que é deixada a fermentar à temperatura ambiente durante alguns dias. Posteriormente, tem de ser alimentada (refrescada) regularmente para manter as leveduras vivas. No caso do padeiro caseiro, é normalmente mantida no frigorífico e refrescada uma vez por semana, sendo que nas padarias é comum ter o isco à temperatura ambiente e refrescá-lo duas a três vezes por dia. Em inglês corresponde ao termo sourdough starter ou simplesmente starter.

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

E é este isco, esta massa-mãe, que vai fazer toda a diferença no produto final!

Comprei um pão de mistura e minha gente, tenho-vos a dizer que o tempo de semi-vida do bicho foi muito curto.

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

O raio do pão é muito bom, com um toque ligeiramente ácido, tornando-se virtualmente impossível uma pessoa comer só um bocado.

O primeiro pedaço que enfiamos na boca é a nossa condenação, porque a qualidade é tão excepcional que o nosso organismo grita por mais um bocado, e mais um, e mais outro, e quando damos por ela já só restam migalhas.

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

Isco, a Padaria da Massa-MãeMas não só de pão e bolos vive a Isco, também podem tomar um café de forma lânguida enquanto pensam em que tipo de pão vão ferrar o dente.

Agora se forem daquele tipo de pessoas extremamente exigentes com o café podem ficar desiludidos, não é que seja mau, mas falta-lhe ali algum corpo e alma, e especialmente uma bela espuminha e temperatura condicente.

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

Outra oferta da Isco são os jantares onde podem encontrar pão com cenas, bacalhau com favas, cavala com pepino ou pombo com acelgas!

Se um dia calhar a experimentar um destes pratos contem com uma review aqui no blog! 

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

Por isso se são amantes fervoroso de pão e os vossos sonhos são repletos de delícias fermentadas têm obrigatoriamente de vir conhecer o Isco.

Talvez tenham a mesma sorte que eu, e possam ver os maravilhosos pães a serem libertados das suas tão características formas e a receberem um hábil corte de uma mão experiente antes de ir para o forno.

E se por acaso experimentarem o pão de trigo-sarraceno digam-me o que acharam dele, é que fiquei praticamente a salivar quando lhe pus os olhos em cima, mas já tinha o outro no saco! 

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

Isco, a Padaria da Massa-Mãe

 

Isco Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

4 comentários

Comentar post