Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Grande Palácio Hong Kong

29.06.19, Triptofano!

Grande Palácio Hong Kong em 10 segundos: Descubra um local muito frequentado pela comunidade asiática, atire-se de cabeça às entradas das mais simples às mais exóticas, experimente o maravilhoso Nian Gao mas tenha muito cuidado se sofrer de alguma intolerância alimentar!

Grande Palácio Hong Kong

Quando eu era mais novo e tinha primeiros encontros, ou first dates se quiserem uma versão mais internacional da coisa, o Grande Palácio Hong Kong era sempre a minha escolha de restaurante para almoçar ou jantar.

Situado em Arroios, este restaurante cantonês foi e sempre será um dos meus guilty pleasures no que toca a comida asiática, pelo facto de ter pratos que não se encontram em mais lado nenhum e devido aos seus preços, que apesar de terem subido ao longo do tempo, permitem ainda que se peça quantidades astronómicas de comida.

O pedido é feito escrevinhando num papel os números dos pratos que queremos experimentar, e apesar dos pratos principais serem bons a minha sugestão é perderem-se nas entradas e experimentar um bocadinho de tudo.

Lembro-me de uma vez que pedi tanta coisa, mas tanta coisa, que a empregada perguntou admirada se aquilo tudo era só para duas pessoas, enquanto empilhava pratos em cima da mesa.

Menos de um mês depois, quando voltei ao restaurante com um first date novo, tive o azar da empregada reconhecer-me, e anunciar para todos os que quisessem ouvir que se lembrava de mim, era o rapaz que comia muito!!! - sempre tive a fama de lambão fazer o quê?

Grande Palácio Hong Kong

Apesar de já há muitos anos não ter nenhum primeiro encontro (graças aos céus que é coisa para cansar uma pessoa) continuo a gostar de ir ao Grande Palácio Hong Kong, porque desperta-me um sentimento de conforto e familiaridade.

A verdade é que grande parte da comida é boa, porque de outra forma o restaurante não estava sempre cheio de asiáticos (desta última vez que lá fui o restaurante estava vazio porque tinha acabado de sair um grupo com mais de 50 orientais), e tenho pena de não provar os chamados "pratos secretos", que são as referências que não estão na lista mas que aparecem esplendorosas na mesa dos comensais não ocidentais.

Mas há muita coisa que, de um ponto de vista objectivo, faz com que este restaurante seja um local a visitar com precaução.

Primeiro que tudo as casas-de-banho são assustadoras.

Se estiverem com a bexiga quase a rebentar então vão lá - de outra forma fiquem sentadinhos na vossa mesa longe desse espaço demoníaco.

Confiem em mim quando vos digo que já vi filmes de terror menos assustadores que estas casa-de-banho.

Depois os empregados não são simpáticos!

Descansem que não vão ser agredidos com nenhuma garrafa de molho de soja mas se estão à espera de sorrisos e delicadezas é melhor gerirem as vossas expectativas.

Além de muitos comunicarem apenas o básico do básico em português, 99% atende-vos como se vos estivessem a fazer um favor, por isso não tenham medo em ser um bocadinho mais determinados na vossa interacção.

Por fim, há mesas corridas.

Não é algo que me faça morrer por dentro mas também não é o que eu mais gosto, ter de ficar sentado ao pé de alguém que eu não conheço e estar constantemente a obrigar-me a não ouvir a conversa sobre como a vizinha do 3º andar é uma desavergonhada que anda com um de dia e com outro de noite!

Mas a comida compensa.

Grande Palácio Hong Kong

É verdade que a sopa de Pato à Pequim está carregadinha de glutamato monossódico, mas é saborosa e impossível de não comer até ao fim.

Grande Palácio Hong Kong - Sopa de Pato à Pequim

O bolo de nabo chinês é um dos meus eternos favoritos, e apesar de eu não gostar por ai além do nabo tradicional este é simplesmente a minha perdição.

Mas tenho a noção que se ama ou odeia - e eu amo.

Grande Palácio Hong Kong - Bolo de Nabo Chinês

Como fui com o Cara-Metade e a minha mãe não pedi algumas das entradas mais estranhas mas que fazem o meu delírio, como as línguas de pato ou as patas de galinha com feijão preto, mas ataquei valentemente umas folhas de tau fu fritas (é tofu mas em todo o menu aparece tau fu) com carne e vegetais, uns saborosos mini pães de carne e vegetais no vapor, uns rolos de farinha de arroz com porco e mel que são absolutamente imperdíveis sobretudo se lhes derem um banho de molho, e umas bem recheadas bolas de gamba fritas!

Grande Palácio Hong Kong - Mini Pães de Carne e Vegetais ao Vapor

Grande Palácio Hong Kong - Rolos de Farinha de Arroz com Porco e Mel

Grande Palácio Hong Kong - Bolas de Gambas Fritas

No que toca aos pratos principais veio para a mesa um Nian Gao salteado, que é sem dúvida o meu prato asiático preferido!

Há alguma coisa nesta pasta de arroz frita que eu não consigo explicar mas que me conquista, e garanto-vos que era capaz de a comer todos os dias do ano!

Grande Palácio Hong Kong - Nian Gao Salteado

Além do Nian Gao veio também um "Tau Fu" com entremeada na caçarola quente, um prato extremamente reconfortante especialmente para aquelas pessoas que ainda não sabem se devem tornar-se vegetarianas ou continuar rendidas ao prazer da carnucha.

Grande Palácio Hong Kong - Tofu com Entremeada na Caçarola Quente

Agora o que me desiludiu grandemente foi o facto das folhas de tofu fritas da entrada terem além da carne e vegetais, camarão misturado!

Para alguns pode ser um bónus, mas para a minha mãe, que é intolerante ao camarão, podia significar uma tarde do inferno na casa-de-banho.

Felizmente que tenho o hábito de inspeccionar todos os elementos antes dela comer, o que me permitiu descobrir o camarão a tempo, mas foi uma situação extremamente infeliz que correspondeu a uma valente facada no amor que eu tinha ao Grande Palácio Hong Kong.

Grande Palácio Hong Kong - Folhas de Tofu Fritas com Carne e Vegetais

Não posso dizer que nunca mais lá voltarei, porque provavelmente irei regressar quando esquecer-me do sucedido, e mesmo a minha mãe ficou agradada com os sabores da comida que provou, mas tenho a obrigação de recomendar uma dose de cuidado extra a todos os que tiverem algum tipo de intolerância alimentar.

Investiguem bem a vossa comida antes de a porem na boca, mas fora isso e todos os outros detalhes não tão atractivos, dêem uma hipótese ao Grande Palácio Hong Kong. 

Vão ver que a viagem vale a pena, nem que seja para chuparem, deliciados, as patas de galinha!

 

Grande Palácio Hong Kong Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    30.06.19

    Bom dia Maria!😃
    É um restaurante, que tendo em conta algumas particularidades, vale a pena conhecer 😃
    Fico sempre muito feliz que gostes de me ler.
    Um beijinho grande e um óptimo domingo!♥️
  • Comentar:

    CorretorMais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.