Expossoma: A Doença do Século?
E se eu vos dissesse que em cinco rugas apenas uma é resultante da nossa programação genética?
Que em cinco rugas, quatro delas são derivadas da nossa interacção com o Expossoma?
E o que é o Expossoma?
O Expossoma é um conjunto de factores com os quais interagimos diariamente, que a longo prazo pode-nos fragilizar as nossas defesas, sendo que a pele é uma das principais afectadas.
Nestes factores englobam-se a poluição e a luz ultra-violeta, mas também os hábitos alimentares, o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a qualidade do sono e os níveis de stress diário.
As medidas que tomamos para lidar com o Expossoma de forma a ele ter o menor impacto no nosso dia-a-dia vão ser cruciais para a saúde da nossa pele no futuro, bem como para a saúde de todo o nosso organismo.
Os perigos da radiação ultravioleta já são sobejamente conhecidos, e os UVA já há muito que estão identificados como sendo dos principais causadores do envelhecimento cutâneo precoce. Por isso é que é tão importante a utilização de protecção solar diária, mesmos nos dias mais cinzentos.
O que ainda era desconhecido, era o potencial nefasto da Luz Azul.
A luz azul está presente no espectro da luz vísivel, emitindo assim o sol esta luz, tal como a iluminação fluorescente. O grande problema não advém destas duas origens, mas sim da iluminação LED, usada para iluminar computadores, smartphones, tablets, televisões, que tem uma concentração muito maior.
A luz azul, com o tempo (e tendo em conta que cada vez mais passamos grande parte do nosso dia com os olhos presos a um qualquer tipo de ecrã, esse tempo virá muito mais depressa do que gostaríamos) causa danos no nosso corpo, que vão desde a alterações no ritmo circadiano (por isso é que é fundalmental desligar qualquer fonte de luz azul trinta minutos antes de ir para a cama), a fadiga ocular ou mesmo a degeneração macular de idade.
E a Pele?
A exposição à Luz Azul provoca o aparecimento de manchas pigmentares e o agravamento das pré-existentes, aumenta o stress oxidativo da pele o que leva a um envelhecimento precoce, e altera a função de barreira da mesma, o que a torna mais sensível à agressão de outros agentes externos.
Não é de estranhar, que pessoas que passam a vida no escritório em frente de variados monitores, apresentem a pele mais fragilizada e irritada, muitas vezes pontuada por manchas pigmentadas, não conseguindo perceber a razão visto que não estão expostas à luz solar.
É assim extremamente importante que, caso a nossa rotina diária consista em múltiplas horas a olhar para um qualquer monitor, que passemos a usar um produto que minimize a absorção da luz azul pela pele, de forma a mantermos a mesma saudável durante mais tempo.