Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

02
Mai18

Expossoma: A Doença do Século?


E se eu vos dissesse que em cinco rugas apenas uma é resultante da nossa programação genética?

 

Que em cinco rugas, quatro delas são derivadas da nossa interacção com o Expossoma?

 

E o que é o Expossoma?

 

O Expossoma é um conjunto de factores com os quais interagimos diariamente, que a longo prazo pode-nos fragilizar as nossas defesas, sendo que a pele é uma das principais afectadas.

 

Nestes factores englobam-se a poluição e a luz ultra-violeta, mas também os hábitos alimentares, o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a qualidade do sono e os níveis de stress diário.

 

As medidas que tomamos para lidar com o Expossoma de forma a ele ter o menor impacto no nosso dia-a-dia vão ser cruciais para a saúde da nossa pele no futuro, bem como para a saúde de todo o nosso organismo.

 

 

Expossoma

 

Os perigos da radiação ultravioleta já são sobejamente conhecidos, e os UVA já há muito que estão identificados como sendo dos principais causadores do envelhecimento cutâneo precoce. Por isso é que é tão importante a utilização de protecção solar diária, mesmos nos dias mais cinzentos.

 

O que ainda era desconhecido, era o potencial nefasto da Luz Azul.

 

A luz azul está presente no espectro da luz vísivel, emitindo assim o sol esta luz, tal como a iluminação fluorescente. O grande problema não advém destas duas origens, mas sim da iluminação LED, usada para iluminar computadores, smartphones, tablets, televisões, que tem uma concentração muito maior.

 

Luz Azul

 

 

A luz azul, com o tempo (e tendo em conta que cada vez mais passamos grande parte do nosso dia com os olhos presos a um qualquer tipo de ecrã, esse tempo virá muito mais depressa do que gostaríamos) causa danos no nosso corpo, que vão desde a alterações no ritmo circadiano (por isso é que é fundalmental desligar qualquer fonte de luz azul trinta minutos antes de ir para a cama), a fadiga ocular ou mesmo a degeneração macular de idade.

 

E a Pele?

 

A exposição à Luz Azul provoca o aparecimento de manchas pigmentares e o agravamento das pré-existentes, aumenta o stress oxidativo da pele o que leva a um envelhecimento precoce, e altera a função de barreira da mesma, o que a torna mais sensível à agressão de outros agentes externos.

 

Não é de estranhar, que pessoas que passam a vida no escritório em frente de variados monitores, apresentem a pele mais fragilizada e irritada, muitas vezes pontuada por manchas pigmentadas, não conseguindo perceber a razão visto que não estão expostas à luz solar.

 

É assim extremamente importante que, caso a nossa rotina diária consista em múltiplas horas a olhar para um qualquer monitor, que passemos a usar um produto que minimize a absorção da luz azul pela pele, de forma a mantermos a mesma saudável durante mais tempo.

 

 

14 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D