Empanaderia El Pibe
Telefonem e deixem mensagem de voz a reservar mesa.
É o meu melhor conselho se quiserem visitar a Empanaderia El Pibe. Porque de outra forma arriscam-se a ficar à espera enquanto os vossos estômagos roncam com fome.
Apesar de não ser um espaço pequeno está sempre cheio, sendo um local muito apreciado para jantares de grupo. Compreende-se o porquê visto ser um local que consegue combinar duas características diametralmente opostas - é bom e é barato. Minto, três características, também é bonito.
Na Empanaderia viaja-se até à América do Sul, com as cores vibrantes dos bancos e com as fotos de figuras importantes para aquela região do globo, desde políticos a jogadores de futebol.
Se estão à procura de um local para porem a conversa em dia com um amigo que não vêem à muito, ou aprendem linguagem gestual ou sabem ler nos lábios, porque o barulho vindo das outras mesas consegue ser ensurdecedor (todos nós sabemos como são os jantares de grupo), o que também é algo bom, porque podemos relatar detalhadamente as nossas aventuras sexuais que ninguém vai ouvir (provavelmente nem as pessoas da nossa mesa).
Por isso, gritem também um pouco mas quando a comida chegar foquem-se nela - vai valer a pena.
Comecem pelas empanadas, afinal são elas que dão o nome à casa.
Comi uma El Pibe, com polvo, grelos e cebola, que estava deliciosa - cuidado quando a morderem que há uma tendência para sair um jacto de molho disparado - e uma Pablo Neruda, muito fresquinha devido à combinação de cebola roxa, cenoura, maçã, rebentos de soja, gengibre, sementes de sésamo e molho de soja. Também dei uma trincadela na Pinochet, com um caril de vitela de bradar aos céus, e na Pablo Escobar, com chouriço e mozarella.
Ainda fiquei com vontade de provar o Papa Francisco, mas senti que era uma espécie de pecado afinfar em Sua Santidade.
Depois das empanadas, atirem-se a um dos pratos principais, o difícil é escolher.
Recomendo o El Choripan con Queso, o Lomito e a Sandwich de Chicharon. Estavam as três óptimas e de fazer lamber os dedos no final. Apesar de virem com acompanhamentos percam a cabeça e peçam acompanhamentos extra.
A frescura da salada de tomate e abacate contrasta magnificamente com a agressividade picante das Papas a la Huatia, umas batatas assadas no forno com salsa chimichurri, mas a cereja no topo do bolo são os Chifles, uns chips de banana pão cortados muito finamente na mandolina que olham para nós a pedir que os comemos sem contemplações.
A única coisa que me deixou um pouco desiludido foi a limanada (e não, não me enganei a escrever), porque supostamente tinha lima, gengibre e hortelã, mas não se sentia de todo o gengibre.
No fim da refeição comuniquei esse detalhe a quem nos serviu e fiquei muito satisfeito, porque enquanto em alguns sítios simplesmente nos ignoram, ali viu-se que foi prestada atenção à minha reclamação, tendo-me sido dito que quando voltasse para pedir uma limanada com um toque extra de gengibre (ao que parece reduziram a quantidade porque havia muita gente a queixar-se que era demasiado forte).
Assim já sabem, se gostam de gengibre quando pedirem esta bebida lembrem-se de dizer que querem assim com um travozinho mais forte.
A Empanaderia pode ser barulhenta, podem estar a bater com as pernas uns nos outros pelo facto das mesas serem pequenas, podem muito provavelmente de precisar de um babete se não quiserem sair com nódoas na roupa, mas é um restaurante que vale muito a pena visitar uma e outra vez!