Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

É possível ter um corpo perfeito?

10.02.20, Triptofano!

Não, não é possível ter um corpo perfeito!

Por mais artigos que possam ler, influenciadores que possam seguir ou reportagens que possam ver, não é possível ter um corpo perfeito! Ou melhor, é possível ter um corpo perfeito mas não da forma como nos querem vender essa utopia corporal.

Mas deixem-me começar pelo início para perceberem o raciocínio aqui da minha pessoa e não acharem que eu andei a comer qualquer coisa passada da validade que me tenha dado a volta ao miolo.

Na farmácia onde trabalho, uma marca de cosmética pela qual tenho muito apreço, lançou uma campanha promocional para os seus produtos de corpo, com descontos e ofertas. Até aqui tudo bem, não fosse o cartaz promocional ter escrito em letras garrafais CORPO PERFEITO.

Mal algum haveria não fosse as imagens a acompanhar o texto serem de produtos anti-estrias, anti-celulite, anti-pele-seca, anti-amor-próprio e por aí adiante. Ou seja, indirectamente (ou muito directamente na minha opinião), a mensagem que se está a passar é que se uma pessoa não tiver um corpinho livre de estrias, ou peles flácidas, ou bocadinhos de casca de laranja então é melhor vestir uma burka e não sair de casa.

É que minha gente, se o Coronavírus infectasse as pessoas que segundo a publicidade desta marca não possuem corpos perfeitos, acho que o mundo virava um autêntico deserto.

O que eu quero que entendam é que não sou contra este tipo de produtos. Não sou contra as pessoas quererem exterminar a celulite, ou terem uma barriga mais firme, ou mesmo lutarem contra aquelas rugas chatas que aparecem por estarmos sempre a franzir o sobrolho. Sou contra sim vender-se a ideia de que um corpo perfeito é um corpo sem marcas de guerra.

Um corpo perfeito não é um corpo sem manchas. Um corpo perfeito não é um corpo sem cicatrizes. Um corpo perfeito não é um corpo com um índice mínimo de massa gorda. Um corpo perfeito não é um corpo carregadinho de photoshop porque é mais visualmente apetecível.

Um corpo perfeito é um corpo onde possamos ser felizes, mas felizes de verdade, uma felicidade que vem de dentro, uma felicidade sem construções sociais, sem tentativas de agradar a desconhecidos, sem querer ter um aspecto só porque alguém disse que era esse o aspecto que deveríamos ter.

Não é possível ter o corpo perfeito que constantemente nos vendem nas revistas, nos anúncios do Instagram, nas publicidades da televisão, nos filmes dos cinemas, porque esse conceito é simplesmente isso, um conceito que serve apenas para nos fazer sentir mal com a beleza intrínseca do nosso corpo e perdermos anos da nossa vida e centenas de euros a tentar encontrar o Santo Graal.

Eu sei que muitos devem estar a ler este texto e a pensar, ah isto é conversa de gajo barrigudo que não tem vontade de ir para o ginásio e agora quer dar uma de peace and love!

Se calhar até é, mas vejam as fotos seguintes que já representaram conceitos de corpo perfeito e pensem se a beleza não é um conceito totalmente subjectivo.

No fim de contas, a quem é que estão a tentar agradar?

É possível ter um corpo perfeito?

É possível ter um corpo perfeito?

É possível ter um corpo perfeito?

É possível ter um corpo perfeito?

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.