Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

07
Mar18

Diz-me a cor das tuas olheiras e eu dir-te-ei quem és!


A dESarrumada deixou-me um comentário a pedir ajuda sobre o que fazer com as suas olheiras castanhas, e eu lembrei-me que talvez muita gente não tivesse a noção que a abordagem no tratamento das olheiras é completamente diferente dependendo da sua cor.

 

Há dois grandes tipos de olheiras, as castanhas e as azuis.

 

21433604_1961098937504491_6664161953297989632_n.jp

 

As olheiras castanhas, infelizmente, são as mais complicadas de se tratar. Aparecem devido a uma produção excessiva de melanina e podem ocupar toda a região ocular. Esta superprodução pode ter causas genéticas, pode ser devida a uma excessiva exposição solar ou imaginem, ao facto de se esfregar os olhos constantemente.

 

Produtos adequados para a minimização destas olheiras devem ter substâncias activas que actuem na redução da coloração e tenham acção antioxidante e calmante, como é o caso da vitamina C ou do ácido ferúlico.

 

E sim, os produtos caseiros também funcionam - claro que é necessário termos as nossas expectativas ajustadas, mas por exemplo, a casca da batata é conhecida por ter uma actividade aclareadora natural devido à presença de vitamina C na sua composição.

 

Agora cuidado, não me comecem a colocar vitamina C à maluca nos olhos, muitas vezes esta em contacto com a luz solar reage de uma forma não muito simpática, podendo causar irritação e desconforto.

 

Outros cuidados que se devem ter é a utilização de um protector solar específico para a zona do contorno dos olhos, porque se protegemos todo o rosto e deixamos a zona mais sensível da face exposta aos raios solares, talvez não seja a melhor das ideias.

Para quem não tem tempo para aplicar muitos produtos e precisa de uma solução rápida e prática, as brumas com protecção solar são grandes aliadas, mas convém ter a certeza que estamos a colocar em todo a face, e não só em metade da mesma.

 

O desmaquilhante de olhos também é um ponto importante a ter-se em conta.

Se não for usada nenhuma maquilhagem super resistente, qualquer produto de limpeza que esteja apto para os olhos, na minha opinião, pode ser usado.

Mas se quando se limpa o rosto anda-se quase à luta para tirar vestígios de maquilhagem dos olhos, então, se calhar aí é melhor investir num desmaquilhante específico para olhos, de preferência bifásico, com uma fase aquosa e uma oleosa, de forma a retirar todas as impurezas e a não deixar os olhos com uma sensação desconfortável após a aplicação do produto.

 

Lembram-se que eu referi que as olheiras castanhas podiam ser causadas por esfregar-se demasiado os olhos? A utilização do correcto desmaquilhante vai minimizar esse risco! Ah, e se por acaso andarem sempre com alergias e a coçar os olhos devido a elas, um bom anti-histamínico ou uma consulta a um alergologista são altamente recomendados.

 

As olheiras azuis são as mais fáceis de tratar, porque basta deixarmos de ir trabalhar, colocarmos os nossos filhos em modo auto-sustentável e rumarmos em direcção às Maldivas.

 

Obviamente que estou a brincar ou não, mas a causa das olheiras azuis/arroxeadas é o estilo de vida. O stress, a poluição, a alimentação pobre em antioxidantes e as noites mal dormidas vão piorar a microcirculação o que leva ao aparecimento destas indesejadas olheiras.

 

Normalmente quando detecto estas marcas oculares nos meus clientes costumo sempre aconselhar outros dois produtos, ómega 3 para a parte cardíaca e mirtilo para a visão. Podem achar que não tem nada a ver, mas o nosso corpo está num equilíbrio perfeito, e quando começamos a detectar sinais que não é suposto existirem então tudo o resto pode começar a deteriorar-se se não tomarmos medidas.

 

Mas em relação ao tratamento das olheiras azuis, devemos procurar produtos que tenham substâncias que estimulem a microcirculação, como a cafeína ou a gingko biloba. Há também a possibilidade de fazer gingko biloba em gotas orais em casos mais extremos, mas não é a minha primeira linha de tratamento. 

 

O que eu peço, mas peço com toda a minha força, é que usem um aplicador metálico para espalhar o produto, já que o efeito refrescante do metal atenua imediatamente as olheiras e ajuda na microcirculação. Então se tiver vindo do frigorifico ainda melhor, desde que claro não façam uma queimadura pelo frio (acreditem que há pessoas que exageram).

 

Não tem o aplicador de metal? Uma colher de chá faz um efeito similar, o importante é sabermos utilizar o que temos à mão.

 

Soluções naturais para complementar o tratamento? Pacotes de chá preto gelados! Estão frios e possuem cafeína. Quer dizer, se não se enganarem e comprarem chá descafeinado claro.

 

A protecção solar e o uso de um desmaquilhante correcto também são importantes quando tratamos estas olheiras, porque pior que ter olheiras azuis, é ter olheiras azuis e castanhas por falta de cuidado.

 

Por fim, beber água. Já sabemos que a água faz bem a tudo e mais alguma coisa, e as olheiras não são excepção. Uma pele mais hidratada é uma pele mais saudável e automaticamente estamos a prevenir o agravamento das mesmas!

 

Ficaram com alguma dúvida? Se sim, a caixa de comentários serve para as tirarem! :)

 

 

 

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D