Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Creme Nutritivo Reparador para Pele Seca da Your Good Skin - Análise do Rótulo

27.05.20, Triptofano!

Uma das coisas que mais gosto, mas que também é das mais complicadas, é ajudar alguém a descodificar a lista de ingredientes daquele cosmético que quer muito mas muito comprar. Porque sejamos honestos, uma pessoa olha para aquela lista e parece que está a ler chinês, e acaba por ficar um bocado às aranhas sem saber o que significa.

Eu sei que a publicidade por vezes leva-nos a melhor e eu admito que muitas vezes compro e coloco produtos que nem me dei ao trabalho de ver a composição, mas cada vez é mais importante percebermos o que estamos a colocar na pele. 

Vejamos como exemplo o Creme Nutritivo Reparador para Pele Seca da Your Good Skin, que recebi na farmácia o que pensava ser uma versão amostra, até perceber que os 15 ml são mesmo o formato de venda. Normalmente o que eu faria era abrir logo e barrar as zonas mais secas do meu rosto com ele, mas desta vez decidi que ia primeiro averiguar a lista de ingredientes para perceber se era ou não uma boa escolha, em vez de ficar seduzido pelo facto de ser formulado com Lily Turf japonesa (que nem nunca ouvi falar...).

Creme Nutritivo Reparador para Pele Seca da Your Good Skin - Análise do Rótulo

Talvez alguns de vocês não saibam mas a lista de ingredientes de um produto cosmético começa no que existe em mais quantidade e vai avançando até ao que se encontra em menor quantidade, por isso é que para mim é importante ver a qualidade dos primeiros cinco ingredientes. De nada vale terem cinquenta e cinco substâncias fantásticas que apenas se encontram de forma vestigial e no topo da fórmula estarem coisas que minha nossa senhora deixai-me fugir.

Para ser mais fácil compreenderem se uma substância é boa ou não criei um código de Sapos!

 - Super ingrediente!

 - Bom ingrediente!

 - Podia ser melhorzito!

 - Fica longe da minha pele!

- Não tenho informações suficientes para opinar!

Vamos então ver os primeiros 5 ingredientes do nosso creme da Your Good Skin:

  • Água - é o ingrediente de cosmética mais amplamente usado, sendo que quase sempre está em primeiro lugar numa lista. Quando não está isso pode ser muito bom ou muito mau. 
  • Glicerina - Usada para enriquecer a superfície da pele, a glicerina hidrata à séria e por um período de tempo bastante simpático. O resultado é uma pele suave e flexível. Óptimo para quem cuja pele está sistematicamente seca.
  • Butyrospermum parkii (shea) butter extract - Ou manteiga de karité para os amigos, é um óptimo emoliente (que é a mesma coisa que dizer hidratante) que ainda por cima está cheio de antioxidantes.
  • C12-15 Alkyl Benzoate - aqui é quando começamos a entrar no campo do chinês. Este ingrediente é de origem sintética e é usado como emoliente e como um "melhorador" da textura dos cosméticos. 
  • Isononyl Isononanoate - Um éster sintético que funciona como um agente emoliente suavizante da pele.

Como podem ver nos primeiros cinco ingredientes encontramos dois que são fantásticos e três que são bons, apesar de não haver sinais da Lily Turf Japonesa. Em princípio poderia arriscar que este creme está no bom caminho, mas vamos continuar a ver o resto da lista.

Creme Nutritivo Reparador para Pele Seca da Your Good Skin - Análise do Rótulo

  • Cetearyl Glucoside - Ingrediente com funções emulsificantes. 
  • Cetearyl Alcohol - Apesar de ser um álcool não existe o risco deste ingrediente sensibilizar a pele, sendo que os produtos álcool-free podem ter o Cetearyl Alcohol na composição. É usado como um emoliente, um melhorador de textura, um estabilizador de espuma e um agente de transporte para outros ingredientes. 
  • Dimethicone - Apesar de derivar de um silicone natural o dimeticone é considerado um ingrediente sintético. Usado como emoliente, forma uma barreira permeável que previne a perda de humidade e confere um toque sedoso à pele. 
  • Sodium Polyacrylate - Polímero sintético muito versátil usado como emoliente, endurecedor, estabilizador, absorvente e como agente formador de filme. 
  • Simmondsia chinensis (Jojoba) seed oil - Das melhores coisas que se pode ter num cosmético desde que não se tenha a pele oleosa com tendência a acneica. O óleo de jojoba é reconhecido pelas suas propriedades restauradoras e calmantes da pele. 
  • Aluminum Starch Octenylsuccinate - Este pó sintético é usado como agente espessante, absorvente e anti-aglomerante.
  • Potassium Cetyl Phosphate - Usado como surfactante ou emulsificante. 
  • Denatured Alcohol - Este álcool está envolto em imensa polémica. Apesar de muitos considerarem que em quantidades menores não envolve riscos, a verdade é que está comprovado que é um agente sensibilizante e que pode piorar a condição da pele. Se estiver presente nos primeiros cinco ingredientes de um produto é mesmo de fugir...
  • Phenoxyethanol - Conservante sintético amplamente utilizado na indústria cosmética em concentrações até 1%, que infelizmente ainda continua a ser amplamente demonizado tal como os parabenos, devido a estudos feito sobre o produto em concentrações muito maiores do que aquelas autorizadas nos produtos cosméticos.
  • Panthenol - Também conhecido como pro-vitamina B5, o pantenol é utilizado como humectante, devido à sua capacidade de manter a humidade a nível da pele, melhorando o seu aspecto e toque.
  • Tocopheryl Acetate - Uma das formas da vitamina E que actua como antioxidante.
  • Ophiopogon japonicus root extract - finalmente a nossa Lily Turf japonesa! Sobre este produto não encontrei muita informação, a não ser que é um ingrediente seguro e que aparentemente mantêm a humidade da pele, aumentando também a sua força e resiliência. Se é o suficiente para ser vendida como o ingrediente estrela do produto? Talvez não...
  • Ascorbyl Glucoside - Forma estável da vitamina C combinada com glucose, que quando devidamente absorvida pela pele transforma-se em vitamina C pura (ácido ascórbico), tendo propriedades antioxidantes.
  • Caprylyl Glycol - Agente condicionador que é normalmente usado como conservante. 
  • Sodium Benzoate - Sal do ácido benzóico usado como conservante tanto em produtos cosméticos como alimentares. 
  • Bisabolol - Agente calmante, que possui também algumas propriedades iluminadoras, que pode ser de origem sintética mas tipicamente é extraído a partir da camomila.
  • Ethylhexylglycerin - Ingrediente sintético suavizante da pele, também usado como conservante, transportador ou agente de suspensão para outros conservante, como por exemplo o phenoxyethanol.
  • Tetrasodium EDTA - Agente quelante usado para prevenir que minerais presentes numa formulação se liguem a outros ingredientes. 
  • Potassium Hydroxide - Agente altamente alcalino usado em cosmética em pequenas quantidades para modular o pH final de um produto. 
  • Dimethylmethoxy Chromanol - Produto sintético que tem uma estrutura molecular muito semelhante a uma das formas da Vitamina E. Funciona como antioxidante.
  • Camellia sinensis leaf extract - que é basicamente como dizer Chá Verde. Este extracto é verdadeiramente uma super-estrela, com propriedades antioxidantes, antimicrobianas, antiinflamátorias, anticarcinogénicas e ainda com a capacidade de proteger da radiação UV. Único problema? Estar em último lugar na lista de ingredientes.

Creme Nutritivo Reparador para Pele Seca da Your Good Skin - Análise do Rótulo

Em 26 ingredientes do Creme Nutritivo Reparador para Pele Seca da Your Good Skin, 8 são, 15 são , e existe 1 , 1  e 1 , o que é razão mais que suficiente para atirar-me de cabeça e hidratar todas aquelas zonas do rosto que estão secas devido à utilização constante de máscara!

E sabem que mais? Funciona mesmo!

Se tiverem interesse em que vos analise o rótulo de algum produto basta mandarem-me um e-mail ou deixarem o pedido nos comentários.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.