Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Conhecem o significado de todas as bandeiras nas praias?

Bandeira Azul, Xadrez Azul e Branco, Praia Acessível, Negra, Roxa

07.05.20, Triptofano!

Sei que muitos estão loucos por ir à praia apanhar um boa dose de vitamina D e dar belo um mergulho de água salgada, mas enquanto isso não é permitido, visto que o acesso às praias por agora é possível apenas para a prática de desportos náuticos (e nada de irem a correr comprar uma prancha de bodyboard que ainda acabam é com uma costela partida), já se questionaram do porquê de volta e meia aparecer uma bandeira com cor diferente na praia e de quem é que a lá coloca?

Os nadadores salvadores, além de serem responsáveis por velar pela segurança dos banhistas (e também causarem alguns ataques cardíacos devido a serem tão jeitosos), são quem deve decidir qual a bandeira a ser levantada em função das condições do mar. Ou seja, uma praia que nunca tem bandeira significa que é uma praia que não é vigiada.

O que significam a cor das bandeiras na praia?

A Bandeira Azul é a bandeira mais apetecida por todas as praias, já que é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Se forem a uma praia com Bandeira Azul podem esperar que ela esteja limpa e equipada com recipientes para o lixo, que tenha instalações sanitárias em boas condições de higiene, que tenha boa acessibilidade, que seja vigiada entre 15 de Junho e 15 de Setembro, das 9:30 às 19:30 horas, por nadadores-salvadores com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informação e actividades de educação ambiental, e, claro, que tenha uma boa qualidade de água para uma pessoa ficar lá enfiada horas e horas até ter os dedos completamente engelhados.

Para que uma praia possa ganhar o direito de hastear uma Bandeira Azul precisa de cumprir com 32 requisitos, o que significa que não é tarefa fácil.

Conhecem o significado de todas as bandeiras nas praias?

As Bandeiras Verde, Amarela e Vermelha são as mais conhecidas, porque são o semáforo da praia para sabermos se podemos ir logo a correr para dentro de água ou se é preferível ir encher um baldinho a uma poça e ficar a chapinhar ao pé da toalha.

A Bandeira Verde significa que o banhista pode nadar e tomar banho, desde que cumpra todas as regras de segurança e recomendações.

A Bandeira Amarela é içada quando há correntes marítimas fortes e permite que se entre na água mas proíbe nadar. Esta proibição deve-se ao facto de que, ao nadar-se, os pés deixam de estar assentes no fundo e, com a força da corrente, o nadador é arrastado, podendo chocar com outras pessoas ou rochas ou ser apanhado por um remoinho.

A Bandeira Vermelha representa perigo e proíbe a entrada na água, sendo içada quando existem correntes marítimas muito fortes, devido a vagas que enrola e rebentam. Todos nós já vimos alguém que mesmo com a Bandeira Vermelha se aventura a ir tomar uma banhoca, mas fiquem a saber que é possível ser-se multado por não se respeitar o código de cores das bandeiras.

Agora o que fazer quando encontram uma bandeira metade amarela metade vermelha? Podem meter metade do corpo dentro de água e a outra não?

Esta bandeira vem sempre aos pares e indica a zona recomendável para os banhistas entrarem na água. Os nadadores salvadores colocam essa indicação em zonas onde não há, por exemplo, agueiros, podendo mudar a localização durante o dia de acordo com as marés, por exemplo.

Conhecem o significado de todas as bandeiras nas praias?

Conhecem o significado de todas as bandeiras nas praias?

E a Bandeira Xadrez Azul e Branco, sabem o que é que significa?

Não é uma praia que está a meio caminho de ser Bandeira Azul (apesar de não ser uma ideia totalmente descabida), mas sim uma praia que está temporariamente sem vigilância. Por isso se vão fingir que se estão a afogar para que um gostoso ou uma gostosa (ou ambos que estamos num país livre) vos venha salvar, não vão ter grande sorte.

Agora se forem a uma praia e virem ao longe uma Bandeira Negra é melhor darem meia volta, já que esta bandeira significa que a praia está fechada e/ou interdita devido ao estado do mar ou da areia.

Uma Bandeira Roxa também não é muito bom sinal, já que é usada para referir a presença de cnidários (medusas, águas-vivas, alforrecas, etc.) em zonas balneares, e muito honestamente ninguém quer ter um contacto muito próximo com estes maravilhosos bicharocos.

Na realidade não é muito frequente a bandeira que avisa para a presença de medusas ser roxa, mas sim branca com o símbolo de uma medusa, mas assim se virem uma roxa não vão pensar que a praia está a fazer uma celebração Pascal fora da época.

Conhecem o significado de todas as bandeiras nas praias?

Já alguma vez viram uma Bandeira Praia Acessível?

Esta bandeiras conferem o estatuto de Acessível a uma praia, sendo que as mesmas estão assim preparadas com infra-estruturas, como por exemplo acesso pedonal, estacionamento ordenado, acesso à zona de banhos, passadeira no areal, sanitários adaptados e acesso ao posto de socorros, para que pessoas com mobilidade reduzida possam frequentar a praia.

O Programa Praia Acessível tem alguns requisitos obrigatórios para que a praia possa ganhar a bandeira, além de sugerir boas práticas opcionais entre as quais equipamentos anfíbios para o banho, sistemas para encaminhamento na praia e acesso ao banho com autonomia de pessoas cegas e código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar!

Conhecem o significado de todas as bandeiras nas praias?

Ter sempre em atenção que em outros países as bandeiras poderão ser diferentes e/ou ter significados diferentes, por isso é sempre preferível fazer um bocadinho de pesquisa antes de ir com tudo para dentro de água. Especialmente se encontrarem uma bandeira vermelha dupla, que pode indicar a presença daqueles animais tão fofinhos, os tubarões...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    11.05.20

    Que sortudo, deves estar sempre bronzeado 
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.