Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

23.08.20, Triptofano!

Bella Ciao em dez segundos: Nesta cantina italiana até o canal de televisão está em sintonia. Comece com um surpreendente Vitello Tonatto, avance para a cremosidade do Spaghetti Carbonara e termine com a irresistibilidade do tiramisù.

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Cara de quem está bêbado com Gnocchi...

Ninguém merece um dia de chuva a meio do mês de Agosto, mas quando a vida nos dá limões o melhor a fazer é limonada (ou se tivermos mais alguns ingredientes uma fantástica tarte merengada de limão), por isso se Agosto nos dá chuva então procuramos um lugar com comida reconfortante para almoçar, daquela que nos deixa com um sorriso meloso na cara e com um calorzinho confortável na barriga.

E foi essa comida reconfortante que encontrei na Bella Ciao, uma cantina italiana situada na Baixa Pombalina. Mal coloquei o pé lá dentro foi como se parte do meu cérebro se tivesse activado. A decoração com as latas de massa, as pinturas na parede, a televisão sintonizada num canal italiano…: eu já tinha estado naquele local! A verdade é que tinha jantado no mesmo restaurante há muitos anos atrás mas nessa altura encontrava-se noutra localização, só que como os detalhes mais relevantes mantinham-se intactos foi inevitável ser inundado por uma sensação de que me ia deparar com comida fabulosa. E não me enganei.

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

A decoração do Bella Ciao é inconfundível!

Nas mesas corridas, sem pretensiosismos, descansavam pacotes de grissinos que decidi ignorar e apostei numa entrada tradicional da região de Piemonte: Vitello Tonatto. O Vitello Tonnato é um prato frio que consiste em vitela fatiada coberta com um molho cremoso semelhante à maionese que foi temperado com atum, anchovas, alcaparras e salsa. Se este verdadeiro surf and turf não fosse já por si inexpectável, um pequeno prato com salada, atum de conserva e creme balsâmico faz-nos ainda duvidar mais da sanidade mental de quem está na cozinha. Mas o bom da gastronomia é que consegue sempre surpreender-nos, e que aquilo que porventura achávamos estrambólico revela-se como uma combinação irresistivelmente vencedora.

O mais engraçado foi que depois de ter limpo profissionalmente todo o molho do prato com o auxílio de bocados de pão, o meu cérebro teve novo flash. Quando visitei a Bella Ciao pela primeira vez tinha pedido exactamente aquele Vitello Tonatto, o que me fez suspeitar que talvez devesse começar a tomar algum suplemento para a memória.

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Quem diria que vitela e atum funcionavam juntos?

Para prato principal o Cara-Metade apostou tudo num Spaghetti Carbonara enquanto que eu arrisquei num Gnocchi alla sorrentina – Fatte a mano. A primeira coisa que precisam de saber acerca destes pratos é que são incrivelmente enganadores, porque apesar de não parecerem muito grandes, os danados albergam uma quantidade gigantesca de comida, por isso preparem-se para dilatar os vossos maravilhosos estômagos. A segunda é que eles são simplesmente e indubitavelmente deliciosos, sendo que é impossível não ficarem apaixonados a cada garfada.

O Spaghetti Carbonara, que é um clássico da cozinha italiana, tantas vezes é assassinado com a junção de natas para obter cremosidade. O Spaghetti Carbonara da Bella Ciao não é só fantasticamente cremoso como apenas leva ovo, queijo Grana Padano DOP, pimenta e Guanciale DOP, uma bochecha de porco curada, relembrando que os pratos mais simples são por vezes os mais difíceis de se conseguirem sem recorrer a artifícios.

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Cremoso sem usar natas: sim é possível!

O Gnocchi alla sorrentina feito à mão é qualquer coisa do outro mundo. A tentadora combinação de sabores do tomate, do manjericão e do Grana Padano DOP tornam este prato em una cosa molto buona.

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

Ingredientes simples, sabores inesquecíveis.

Para sobremesa veio aquele doce que eu aprendi a gostar desde que passei a ir com mais regularidade a restaurantes italianos: o tiramisù. Já me tinham dito que o do Bella Ciao era provavelmente o melhor tiramisù de Lisboa, algo que me custava a acreditar porque para mim o merecedor do título é o do Pasta non Basta. Só que depois da primeira garfada percebi que ia ter de partir a medalha de ouro em duas metades, porque a porcaria da sobremesa é simplesmente uma das melhoras coisas que eu já coloquei na boca, e vocês que me seguem sabem que nesta boquinha já entrou muita coisa boa. Não há palavras para descrever o quão bom é o tiramisù da Bella Ciao, mas fiquem a saber que me apeteceu esfregar-me todo nele, vontade hormonalmente descompensada que já não me acontecia há bastante tempo.

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

A perfeição em forma de sobremesa...

Se estiverem à procura de um restaurante italiano despretensioso, com comida boa a preços simpáticos, a Bella Ciao não desilude. Aqui nem o descafeinado da Lavazza desaponta!

Bella Ciao: A Cantina Italiana a visitar em Lisboa

 

Bella Ciao Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato