Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

26
Ago18

Barba Azul - O Melhor Sushi em Aveiro


Confesso que padeço de Lisboa-centrismo, ou seja, aquela ideia de que tudo se passa em Lisboa e que tudo o que é de bom vai-se encontrar na capital do país.

 

Não sei como é que desenvolvi tal patologia, já que os meus pais são de Castelo Branco e eu vivi grande parte da minha vida em Sintra, por isso nem sequer me posso considerar um lisboeta de gema, daqueles que vão desfilar nas marchas populares com seixos escondidos nas cuecas para arremessar à cabeça dos bairros adversários.

 

Por isso é que não quis acreditar quando o Cara-Metade me disse que o melhor sushi da vida dele tinha sido em Aveiro.

Se me tivesse dito que tinha sido em Odivelas ou em Almada eu ainda podia acreditar, agora em Aveiro não havia hipótese de tal acontecer.

 

Foi um estalo de luva branca quando ele me levou ao Barba Azul, na Praia da Barra, com vista para o farol e com um cheiro a maresia a inundar as narinas.

 

Um espaço jovem e moderno, bem iluminado e repleto de obras de arte, onde até a casa-de-banho está repleta de detalhes deliciosos (quando cheguei com a bexiga apertadinha temi pela minha vida pois não percebi onde é que era o wc já que ele está ocultado por uma porta que se funde com a parede).

 

Podia ser apenas um local in, mas não, o Barba Azul é o restaurante onde melhor comi sushi até hoje.

 

A aventura começou com uns camarões crocantes panados em amêndoa, que estavam simplesmente deliciosos.

 

Logo a seguir um temaki à Barba Azul, de salmão e pasmem-se, vieiras panadas e fritas.

Enrolado na perfeição, com recheio até ao fundo, este temaki foi a prova viva que conseguimos ter a quantidade de humidade suficiente de forma a não ficarmos com um pedaço de alga seca na boca sem termos de usar quantidades industriais de queijo philadélphia.

 

Depois o combinado de sushi e sashimi, servidos num prato espelhado cujo reflexo fazia engraçados padrões no tecto, onde o difícil foi saber o que enfiar à boca primeiro.

 

Apesar de estar tudo delicioso a minha perdição foi para o sashimi de garoupa e para uma peça com lula.

Não posso deixar de referir a presença de rodelas de lima na base de várias peças que tinham como finalidade dar um toque acídico à paleta de sabores.

 

Eu e o Cara-Metade já estávamos confortáveis, a finalizar a nossa champanhada e chá de gengibre (finalmente um sítio onde o chá de gengibre sabe a gengibre), mas decidimos que queríamos mais alguma coisinha para aconchegar o estômago.

 

Sugeriram-nos um sex on the beach que veio para a mesa com uma apresentação incrível, com um pedaço de arroz de sushi a fazer de almofada para uma toalha feita de folha, que era a cama para umas fantásticas peças de sushi quente com framboesa e amaranto.

 

Podíamos ter terminado por aqui e teria sido o melhor sushi da minha vida, mas a sobremesa levou-me ao delírio.

Quase tive um orgasmo similar ao que a Sandra Nobre teve num dos seus programas do 24 Kitchen.

 

Imaginem um Gunkan de salmão, arroz, morango e gelado montado numa rodela de lima. Vocês pegam na rodela e enfiam tudo na boca como se fosse um shot.

 

E nesse momento descobrem que existe paraíso. E percebem que a vossa vida depois desta experiência nunca mais será a mesma.

 

Se estiverem pela zona de Aveiro vão, por favor, ao Barba Azul.

Reservem mesa porque o espaço está sempre cheio e tenham alguma paciência porque o serviço não é dos mais céleres, mas se há sítio onde valha a pena ser paciente é este!!!

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

Barba Azul - Sushi Aveiro

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D