Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Auto-teste do VIH em Farmácia

29.10.19, Triptofano!

Chegou há poucos dias à farmácia onde trabalho o primeiro e único (por agora) auto-teste para a detecção do VIH em Portugal, o autotest VIH®.

Este teste permite a que qualquer pessoa, na privacidade do seu lar, possa saber o seu estado serológico em menos de vinte minutos, sendo que o auto-teste está disponível em farmácias e pode ser comprado sem receita médica.

No site do autotest VIH® vem a garantia que é algo fácil de usar, mas sendo completamente honesto, não é um bicho de sete cabeças mas também não é a coisa mais simples de sempre.

De forma a não haver dúvidas e para garantir uma correcta utilização do teste peço que vejam primeiramente de forma atenta a explicação em vídeo de como o usar.

Relembrar que este auto-teste apenas está direccionado para o VIH, sendo que não cobre nenhuma das outras doenças sexualmente transmissíveis. 

Também de extrema importância é referir que um resultado negativo indica que a pessoa há três meses atrás era seronegativa para o VIH, isto é, se fizer o teste agora em Outubro e der negativo, significa que em Julho não estava infectada pelo vírus, mas se tiver tido comportamentos de risco após essa data pode ser seropositiva mesmo com um resultado negativo.

Isto deve-se ao período janela, o período que o organismo leva, a partir do momento da infecção, a produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. 

Um comportamento de risco que tenha ocorrido hoje não será detectado num auto-teste do VIH antes de três meses, sendo que não respeitar este período janela pode levar a um falso negativo.

Qualquer resultado positivo deve ser verificado por testes ELISA de 4ª geração num laboratório ou centro de Despistagem. 

Para questões relacionadas com informação sobre VIH, sobre um resultado positivo do teste de VIH ou qual o acesso adequado aos Serviços de Saúde do Sistema Nacional de Saúde, basta ligar para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24

O auto-teste do VIH é mais uma ferramenta para que o mais rápido possível Portugal possa alcançar a meta dos 90-90-90:  90% de todas as pessoas a viver com o VIH conhecerem o seu estado serológico; 90% dessas pessoas estarem a cumprir tratamento através da toma diária de antiretrovirais; e 90% das que cumprem tratamento atingirem a carga viral indetectável.

Pessoalmente, não sou o maior adepto destes testes, porque sei que num centro de despistagem existe todo um outro nível de apoio e informação que um auto-teste nunca poderá dar, além de haver muitas vezes a possibilidade de fazer o despiste de outras doenças sexualmente transmissíveis.

A lista dos Centros de Detecção do VIH em Portugal podem ser consultados aqui!

Mas o mais importante é ninguém viver na dúvida do seu estado serológico, e caso for positivo, poder começar a receber o tratamento mais rápido possível, de forma a ter uma vida longa e saudável, como qualquer pessoa que não esteja infectada pelo vírus!

7 comentários

Comentar post