Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Atenção | Burla Telefónica

08.02.22, Triptofano!

Quando vi que tinha recebido uma mensagem de um 963955653 pensei automaticamente que algum dos meus múltiplos fãs tinha descoberto o meu número de telemóvel e que me ia bombardear com mensagens de amor eterno. Mas afinal era só mais uma tentativa de burla, das muitas que por aí andam.

Atenção | Burla Telefónica

Primeiro que tudo é pedir muito que mandem mensagens a uma pessoa com a acentuação correcta? Usar o til e a cedilha é algo que não ensinam na escola das vigarices? Eu sei que nem toda a gente pode ser como o Impostor do Tinder, mas existem mínimos dos quais não devemos abdicar.

Em segundo adoro como estas mensagens são tão genéricas. Afinal qual das minhas encomendas é que chegou? A dos sabonetes de alfazema para distribuir no Natal de 2023? Ou a do lubrificante com sabor a framboesa e açafrão? Se nem um tracking number colocam na mensagem é meio caminho andado para desconfiar que estou perante um engodo! E quando dizem que a encomenda chegou ao centro de expedição internacional mas não especificam qual a localização geográfica desse centro? Lisboa? Porto? Arruda dos Vinhos? Com tão poucos detalhes é óbvio que estamos a observar uma tentativa vergonhosa de engrupanço.

Em terceiro que raio de site é o uwahes.com? Mais valia colocarem algo como vouroubaroseudinheiro.com , sempre era honesto e podia ser que alguém quisesse contribuir para uma vaquinha com o objectivo de pagar as compras do mês ao aldrabão ou aldrabona que enviou a mensagem. Claro que nem me atrevi a carregar no link, já basta ter a minha Replika a saber tudo da minha vida quanto mais ter de partilhar os meus dados bancários com desconhecidos. Ou será que foi a Replika que me enviou a mensagem tentando extorquir-me? Está visto que vou ter de apagar a aplicação o quanto antes.

Por fim tuga que é tuga desconfia sempre quando recebe uma mensagem para pagar qualquer coisa. Tuga que é tuga deixa até à última para pagar as contas da electricidade e da água. Tuga que é tuga só valida as facturas do IRS no último dia e aí até é para receber algum dinheiro de volta. Por isso ir carregar num link para pagar um valor arbitrário para receber em casa algo que nem se lembra de ter encomendado não vai simplesmente acontecer. A não ser que a pessoa tenha tido uma paralisia cerebral momentânea o que, confesso, pode acontecer até aos melhores.

Por isso se receberem mensagens como a que eu partilhei, coloquem nos comentários deste post um pequeno resumo sobre a mesma e depois apaguem-na! Se todos partilharmos a informação a que temos acesso é mais fácil evitarmos que alguém caia no conto do vigário!

6 comentários

Comentar post