Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

Apoiar uma Fábrica de Bacon

29.10.18, Triptofano!

Bolsonaro é o novo presidente do Brasil.

 

Apesar de acreditar na democracia custa-me a entender como é que democraticamente se elegeu alguém com uma visão tão deturpada relativamente a certos grupos de indivíduos.

 

É verdade que estamos numa era de fake news, do disse que não disse, onde as redes sociais divulgam um espirro mais depressa que a velocidade da luz, mas tendo em conta afirmações muito anteriores, Bolsonaro acredita na humilhação, inferiorização e segregação das mulheres, dos negros e dos homossexuais.

 

Bem, na realidade não me custa a entender a vitória de Bolsonaro, já que o mundo tem um historial de esperar pelo aparecimento de um herói.

 

Fosse um cavaleiro numa manhã de nevoeiro, um mascarado com uma capa ao vento, ou uma navegante com um ceptro lunar e muitas purpurinas, as pessoas sempre desejaram alguém com capacidades para fazer o que elas não tem a coragem para fazer - mudar as coisas!

 

Nos dias de hoje muitos políticos tem usurpado o papel de herói, esgrimindo o ódio e o medo como armas de eleição, prometendo mudanças radicais, quando a única mudança que realmente acontece é a nível do respeito, tolerância e aceitação de quem é diferente.

 

Eu não queria que Bolsonaro tivesse ganho, mas sabia que isso ia acontecer, e a confirmação foi uma conversa que tive uma semana atrás na farmácia.

 

Fui dar uma injecção anti-inflamatória a uma senhora brasileira e a conversa a certo momento recaiu na actualidade política do Brasil.

 

Eu, ingenuamente, durante uns cinco segundos, pensei que teria ali uma apoiante anti-Bolsonaro, mas rapidamente a senhora informa-me que iria votar nele. (machadada nº 1)

 

Que gostava muito das políticas dele e que as pessoas é que por vezes o compreendiam mal e lhe deturpavam as palavras.

 

Contou-me que a mais recente polémica, que nutriu o desprezo e a revolta de muitas mulheres, foi o facto de ele ter dito que uma mulher devia receber menos que um homem, algo com que ela pessoalmente concordava! (machadada nº 2)

 

Para ela era normal uma mulher ganhar menos, porque dá mais despesa à empresa, por causa do período, da gravidez, e sobretudo da amamentação, já que havia muitas mulheres que não queriam trabalhar e ficavam feitas espertas a amamentar as crianças até aos dois anos de idade. (machadada nº 3)

 

Ainda pensei em esgrimir alguns argumentos sobre igualdade de direitos e coisas que tal, mas a minha função era de administrar uma injecção e não de entrar num debate político, por isso mudei de tema e tentei abstrair-me do que tinha ouvido.

 

Não consigo deixar de pensar que mulheres, negros e homossexuais que apoiem Bolsonaro para presidente são como porcos que se manifestam a favor da construção de uma fábrica de bacon.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Triptofano!

    29.10.18

    Nuno, compreendo te, mas por mais que nos cause estranheza e mau estar as opções de terceiros temos que as tentar respeitar, mesmo que por vezes elas não nos respeitem. Não é baixando ao nível do chão que ganhamos asas para voar. O perigo de defender demasiado a democracia positiva é que podemos resvalar para um regime ditatorial de sorrisos! Neste caso é trabalharmos em Portugal as mentalidades das pessoas para que não aja terreno fértil para ideias discriminatórias poderem germinar!!
  • Sem imagem de perfil

    Nuno

    29.10.18

    Não me interpretes mal eu convivo bem com opiniões diferentes alias sou um cidadão filiado num partido político e activo politicamente convivo bem com diferenças de opinião, mas com tutalitarismos não consigo não vivi o pre 25 de Abril de 74 mas só de pensar no que famílias inteiras passaram por pensarem diferente revoltam e quanto mais este senhor que se o deixarem fará no Brasil aquilo que Hitler fez na Europa ainda hoje tenho repulsa por alemães não por todos mas depois de ter visitado a costa da Normandia e ter visto alemães a rirem nos cemitérios americanos e nos museus da segunda guerra com ar vitorioso tenho lhes repulsa até porque a sra Merkel está a tentar fazer ppr via económica o que Hitler tentou por via militar mas isso são outros 500, não sou xenófobo tenho uma amiga alemã o Brasil é um país irmão que nunca conheci mas que adorava visitar a olho bem brasileiros por cá no mru psis e sempre bem vindo quem vier por bem mas depois de tudo o que história nos ensinou a todos votar em bolsonaro e estúpido bem sei que é o desespero a raiva o cansaso e é isso que leva a estupides mas não me conformo
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.