A pior chamuça de Lisboa
Dom Tacho em 10 segundos: Descubra a pior chamuça de Lisboa mas balance a experiência com uma fantástica francesinha, uma saborosa mousse de chocolate e um dos atendimentos mais profissionais de sempre. Mas prepare-se para esperar um bom bocado!
Um dia tinha que ser.
Um dia eu tinha que perdoar a chamuça do Ritz ao encontrar uma que fosse 180 vezes pior.
E esse dia foi quando visitei o Dom Tacho, um restaurante no Campo Pequeno cuja especialidade é a francesinha.
A especialidade do Dom Tacho é de tal forma especial que quando nos sentamos o empregado pergunta logo se vai ser o habitual, a francesinha com batatas fritas, permitindo-nos só decidir entre um molho picante ou não picante.
E quando nos sai da boca um "com molho picante" ele informa-nos que então vamos beber uma imperial para acompanhar!
Obviamente que vocês podem pedir outras coisas, mas no Dom Tacho sabem que francesinha e imperial são uma combinação vencedora, e um olhar mais atento revela que a maior parte das pessoas estão a consumir este duo! (agora se foi por vontade própria ou por terem ido de impulso com a sugestão afirmativa do empregado isso já não sei)
Antes de falar da comida tenho que fazer uma nota de louvor ao senhor que nos serviu durante toda a refeição, que foi de um profissionalismo ímpar, de uma atenção fantástica e sempre extremamente correcto.
Se todos os restaurantes tivessem uma pessoa assim a trabalhar, a restauração em Portugal elevava-se para outro patamar.
Agora a chamuça minha gente, a chamuça era simplesmente e assustadoramente má!
Mole, fria, com uma cor que parecia que a bicha estava doente, e com um recheio que eu nem sei bem o que era, parecia-me camarão ou algo do género, esta chamuça é sem dúvida a pior de Lisboa.
E honestamente os rissóis de camarão apesar de serem ligeiramente melhores também não são a coisa mais agradável que já levei à boca.
Por isso quando vos puserem as entradas à frente peguem na água benta e num molho de alhos e mandem-nas para trás.
Além das entradas terríficas o outro ponto negativo do Dom Tacho é o tempo de espera.
Não vão com pressa, não fiquem stressados, aproveitem para colocar a conversa em dia ou para fazerem o upload de 50 fotos no Facebook, mas a verdade é que se espera bastante pela francesinha.
Se a espera compensa? Na minha opinião, sim.
A francesinha é verdadeiramente boa.
Saborosa, gulosa, este monumento gastronómico vem com queijo, carne de vaca, fiambre, salsicha fresca, linguiça, ovo e pão tostado. (será que é a tostadeira que é extremamente lenta e atrasa todo o serviço?)
O molho é simplesmente fantástico, picante na medida certa para nos fazer querer comer sempre um pouco mais mas sem nos colocar a boca totalmente em chamas, é perfeito para molhar as deliciosas batatas caseiras que acompanham a francesinha.
A única coisa que tive pena neste prato foi o facto do meu ovo estar ligeiramente cozinhado demais, não escorrendo quando se cortava, como aconteceu com o ovo do Cara-Metade.
Confesso que depois do choque da chamuça estava com medo de pedir alguma sobremesa, e com mais medo fiquei quando me disseram que só havia mousse de chocolate e eu antevi todo um desastre ferroviário em proporções maciças.
Mas incrivelmente não!
A mousse de chocolate do Dom Tacho é boa, é mesmo muito boa, e eu tinha comido duas ou três sem qualquer problema.
Por isso já sabem, se estão à procura de comer uma francesinha com um fantástico molho o Dom Tacho é uma boa opção.
Mas por favor, afastem-se do raio da chamuça!