Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

26
Dez18

A maior desilusão de 2018


Villa Tamariz Utopia em 10 Segundos: Vá pela vista, fique pela vista, pondere voltar pela vista...mas não se assuste com os mexilhões carnívoros!

 

Villa Tamariz Utopia

 

Para muitos foi um choque difícil de recuperar a saída da Cristina Ferreira da TVI para a SIC, com direito a pessoas a arremessar o televisor pela janela num pranto incontrolável, mas acreditem que tal acontecimento dramático e marcante da nossa sociedade moderna não chega aos calcanhares da maior desilusão que eu sofri neste ano de 2018.

 

Já é tradição que no mês de Dezembro a equipa da farmácia onde trabalho se junte para um jantar de Natal.

 

Porém, nestes últimos anos, o jantar tem sido trocado por um brunch, e após a visita ao Grande Real Villa Itália no ano passado as expectativas estavam altíssimas, por isso toda a gente ficou super entusiasmada quando a entidade patronal revelou que iríamos ao Villa Tamariz Utopia, situado em pleno coração do Estoril mesmo coladinho à praia com o qual partilha o nome.

 

O entusiasmo subiu a picos estratosféricos quando foi revelado o menu de brunch enviado pelo restaurante pertencente à cadeia Ritz-Carlton, que consistia numa mão cheia de coisas maravilhosas capazes de fazer qualquer comum mortal salivar descontroladamente.

 

Eu passei dias e dias inteiros a sonhar acordado com as bolas de sapateira, com os cornetos de frango e massala, com o arroz de dashi de algas e com os legumes da estação assados com chèvre, entre outras maravilhas que figuravam no menu.

 

Quando finalmente chegou o dia todo eu era alegria, todo eu era rejubilação, todo eu era amor universal, visto que ia comer bem e ainda por cima à borla (já que era a entidade patronal que pagava).

 

Quando cheguei ao palacete amarelo abençoado com a vista mais maravilhosa de sempre, todos os meus sonhos colapsaram, assim, de um momento para o outro.

 

Ao entrar vi umas mesas com alguma comida e achei que era super fofinho terem uma antecâmara para se ir petiscando enquanto se bebia um copo e se aguardava pelo lugar.

 

Villa Tamariz Utopia

 

Mas não, afinal aquelas mesas continham todo o brunch, e num movimento rápido de observação pude verificar que havia algo de muito errado, porque não estava ali nem um quinto da comida que diziam que iria haver.

 

Pelo facto de estar na presença dos meus colegas e patrões decidi que não deveria ser eu a reclamar, já que também não era eu que ia pagar, por isso aproveitei e pedi que me trouxessem uns ovos Benedict.

 

Perguntei ao simpático colaborador se o molho holandês era caprichado, ao qual ele me respondeu que sim, obviamente que era!

 

Mentiu-me escandalosamente na minha cara.

 

Nem o molho holandês estava caprichado, faltando-lhe a textura tão característica e apresentando-se totalmente líquido e com um sabor muito intenso a limão, nem o ovo escorria deliciosamente quando se abria encontrando-se demasiado cozinhado, para além de ainda ter encontrado um caroço de limão no meio do prato, sujeitando-me ainda a cair para o lado engasgado! (seria a morte mais ridícula de sempre...)

 

Villa Tamariz Utopia - Ovos BenedictVilla Tamariz Utopia - Ovos BenedictVilla Tamariz Utopia - Caroço de Limão

 

Enquanto eu estava desapontadamente a observar o meu pseudo-Benedict, uma colega mais reivindicativa perguntou ao senhor que nos estava a servir se não havia um menu de onde pudéssemos pedir coisas, tal como eu fiz com os meus ovos.

 

E ele que sim, e eis que nos aparece o menu de brunch que nos tinham enviado para o e-mail.

 

Uma súbita onda de energia passou pelo meu corpo porque lembrei-me logo das bolas de sapateira e que se calhar afinal o brunch ali funcionava de forma diferente e uma pessoa tinha de pedir o que queria provar.

 

Pois que não.

 

Rapidamente aparece o colaborador que me tinha mentido relativamente ao molho holandês a pedir imensas desculpas mas que aquele menu já não estava em vigor.

 

Nesse momento não me controlei e disse-lhe que tínhamos vindo com as expectativas altíssimas, que estávamos à espera de um certo tipo de comida, e que naquele momento o único gosto que tínhamos na boca era o da desilusão, que fiquem a saber não é assim o melhor sabor do mundo.

 

Com toda a convicção o senhor olha para mim e diz que tem a certeza que nós vamos ficar surpreendidos.

 

Acreditei durante minuto e meio que afinal ele ia à cozinha pedir para fazerem assim algo espectacular da batata para nos deixar de queixo aberto mas eu devia aprender era a não ser tão otário, porque realmente fiquei surpreendido mas foi pela negativa.

 

Os únicos pratos quentes que haviam era uma carne com batatas e um arroz de marisco.

 

A carne estava boa, apesar de com um bocadinho de gordura a mais, mas o arroz de marisco levou-me quase ao colapso cardíaco.

 

Villa Tamariz Utopia

 

Não posso negar que tinha um bom sabor, mas quando a minha colega abre um mexilhão e encontra um mini-caranguejo lá dentro não sabia se devia rir ou se devia chorar.

 

Pior, quando eu a medo investigo o interior do meu mexilhão e descubro um mini-maxi-caranguejo lá dentro quase que caí da cadeira com o susto (sim é idiota mas eu assustei-me ao ver aquele bicho lá dentro ok?).

 

Como os mexilhões filtram a água e que eu saiba ainda não se tornaram carnívoros, a única explicação da invasão por caranguejos é estes mexilhões terem vindo de uma exploração mista, mas pronto, existe uma coisa chamada a limpeza do molusco, mas se calhar sou eu que sou picuinhas em demasia...

 

Villa Tamariz Utopia - Arroz de MariscoVilla Tamariz Utopia

 

Fantástico também foi o facto de nada no brunch estar identificado.

 

Nem o nome do prato, nem os alergéneos, nada de nada.

 

Quando perguntei a um outro funcionário o que eram uns certos pratos ele diz-me o nome de três e ao olhar para o último responde-me que também não sabia.

 

Acham que ele foi descobrir o que era para me esclarecer? Se estivesse à espera da resposta dele ainda lá estaria hoje.

 

Concomitantemente com a presença de coisas muito saborosas, como a salada de orelha de porco, também existiam coisas de fugir, como umas fatias de bola de carne duras como pregos, ou umas fatias de mortadela que ainda hoje espero serem de uma variedade diferente que eu desconheço, porque eram castanhas oxidadas em vez daquela rosa bonito saboroso.

 

Villa Tamariz UtopiaVilla Tamariz Utopia

Villa Tamariz Utopia

 

No campo das sobremesas o sabor estava lá, mas a textura completamente errada.

 

Algumas secas demais, enrolando-se no céu da boca, outras demasiado líquidas, denotando uma falta gritante de folhas de gelatina ou outra coisa qualquer que lhe desse mais consistência.

 

Fruta que é boa e uma pessoa gosta não havia nem uma para amostra.

 

Ainda vi uns maracujás na mesa de outras pessoas, mas nunca foram repostos.

 

Villa Tamariz UtopiaVilla Tamariz Utopia

 

O brunch no Villa Tamariz Utopia foi a minha maior desilusão de 2018 em termos gastronómicos.

 

Ainda podia ter compensado um bocadinho com a vista, mas para infortúnio dos infortúnios consegui a proeza de ficar de costas para a janela!

 

Villa Tamariz Utopia

Villa Tamariz Utopia

 

Villa Tamariz Utopia Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D