Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Triptofano

O teu aminoácido essencial!

A Casa Ideal na Trafaria

16.04.19, Triptofano!

Casa Ideal em Dez Segundos: Encontre genuínos sabores portugueses junto à outra margem do rio, não deixe de provar as ovas de choco frito, delicie-se com o fantástico polvo à lagareiro mas cuidado, o bolo de bolacha é feito com margarina!

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Neste fim-de-semana deixei Lisboa e rumei em direcção à outra margem do rio, para procurar a Casa Ideal na Trafaria.

 

Foi não muito longe do rio e do seu cenário bucólico de pequenos barcos ao sabor das ondas que me inundou as narinas que encontrei tal casa, pequena, despercebida, meio escondida numa ruela, mas cheia de energia pululante vinda do seu interior.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

A Casa Ideal é um restaurante tradicional, daqueles com quadros de notas antigas nas paredes e salpicado com pratos com dizeres e provérbios, onde o peixe e outros habitantes aquáticos têm lugar de destaque, numa cozinha simples, sem pretensões nem fusões, mas extremamente deliciosa, e onde o serviço é rápido, eficiente, completo e profissional!(can i get an Amen?)

 

Casa Ideal - Trafaria

Casa Ideal - Trafaria

 

Quando cheguei todas as mesas estavam ocupadas, por isso esperei alguns minutos no exterior, onde um pequeno sistema de som dava os acordes para um passo de dança que seria exequível caso não fosse tão pé de chumbo.

 

Rapidamente, para enganar-nos a fome enquanto esperávamos, vieram rissóis e chamuças, que foram devorados num ápice, de tão saborosos que estavam.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Noutro ápice já me encontrava dentro do restaurante, diante de um maravilhoso requeijão com doce de abóbora e uma cesta com uma miscelânea de pães que teve de ser reabastecida mais que uma vez, sendo que a broa de chouriço mereceu um lugar especial no meu coração e estômago.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Decidimos, eu e os outros três convivas, que antes de atacarmos o prato principal iríamos experimentar uma dose de choco frito e uma outra iguaria, ovas de choco fritas.

 

O choco estava divinal e as ovas, apesar de ligeiramente salgadas, eram algo de outra dimensão.

 

Por causa da sua textura, as ovas poderão não agradar a todos os palatos, mas é algo que eu recomendo provar-se pelo menos uma vez na vida, para não se morrer na ignorância gastronómica.

 

Casa Ideal - Trafaria - Choco Frito

Casa Ideal - Trafaria - Ovas de Choco Frito

 

Quando ao prato principal a escolha foi quase consensual, polvo à lagareiro para três das pessoas, sendo que a quarta recebeu uma bela posta de peixe-espada grelhado, cujo sabor não desiludiu.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Mas o polvo minha gente, o polvo tenro, delicioso, numa fantástica cama aquática de azeite, provocou estalidos involuntários de língua tal era a satisfação.

 

A dose era extremamente bem servida sendo que não houve nem estômagos nem olhos que se tenham queixado por falta de comida.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

No campo das sobremesas, poderiam ter sido um final perfeito mas mereciam um cartão amarelo por causa do bolo de bolacha.

 

Quando perguntamos se o mesmo é feito com manteiga não se deve dizer que sim se na realidade é feito com margarina, para diminuir o preço de custo do mesmo, porque para os paladares mais apurados a diferença será notória e a experiência de degustação não tão agradável.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Porém, o bolo de mousse de chocolate, um pedaço de pecado em forma de comida, conseguiu trazer equilíbrio para o último momento do almoço e desculpar a ofensa da margarina.

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Se estão à procura de um restaurante longe das hordas de turistas, com um preço justo e uma comida genuinamente saborosa então a Casa Ideal está à vossa espera.

 

E não se esqueçam de depois fazerem um passeio à beira-rio, para ajudar na digestão tanto da comida como dos pensamentos acerca dela!

 

Casa Ideal - Trafaria

 

Casa Ideal Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

14 comentários

Comentar post