Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

Triptofano

Como ser 20% mais feliz?

07
Jul17

Tirando Medidas


Triptofano!

No post anterior partilhei as opiniões dos meus colegas de trabalho relativamente ao meu perímetro abdominal mas precisava de ter a certeza se havia algo que deveria mudar em prol da minha saúde e felicidade ou se poderia sossegadamente continuar a minha velha rotina.

 

Para isso tive que tirar medidas porque o velho método de observação ao espelho muitas vezes é enganoso, tanto para mais como para menos.

Fui então a uma farmácia e medi o peso e a altura.

 

Peso:85.800

Altura: 1.87

I.M.C: 24.5

 

Segundo a máquina um IMC entre 20 e 25 é normal por isso supostamente ainda estou dentro da dita normalidade. Porém o IMC é um indicador não 100% fiável. Basta pensar que um fisioculturista pode ter um IMC acima de 25 mas o peso ser todo devido a massa muscular que é mais pesada que a massa gorda.

Como a balança da farmácia também calculava o índice de gordura (espertas estas máquinas) fiquei a saber que tinha um índice de 22.9% que corresponde a 19.6 kg de gordura. Fiquei então situado entre o Bom (21.5%) e o Regular (24.5%).

Verdade seja dita ficaria mais feliz se estivesse com valores mais perto do Excelente (14.5%) mas estes valores pareciam-me totalmente aceitáveis. Até que me lembrei que o problema pudesse estar realmente na barriga, já que a gordura abdominal é uma das mais perigosas. Como tirar a teima? Medir o perímetro abdominal com a velha mas sempre correcta fita métrica.

 

Perímetro Abdominal: 98

 

Segundo a Direcção Geral de Saúde um perímetro abdominal igual ou superior a 94 nos homens tem um nível de risco aumentado para o desenvolvimento de problemas de saúde associados à obesidade como a diabetes, doenças cardiovasculares e pressão sanguínea elevada.

 

Afinal tenho mesmo que fazer algumas mudanças na forma como encaro a vida.

Mais sobre mim

foto do autor

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D